Leilão Junho 2019

Arte Sacra, Mobiliário, Pratas e Ouro, Porcelanas, Faianças, Pintura, Biblioteca, Vinhos e Objectos de Coleccionismo.

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Horários

Exposição
Dias 5, 6, 7, 8 de Dezembro 2019 das 15:00/20:00 - 21:00/24:00
 
Leilão
1ª Sessão 
10 de Dezembro 2019 ás 21:30
( Lote 0001 - 0420 )
 
2ª Sessão 
11 de Dezembro 2019 ás 21:30 
( Lote 0421 - 0839 )
 
3ª Sessão
12 de Dezembro 2019 ás 21:30 
( Lote 0840 - 1207 )
 
 

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  • Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
0767.7
0251

A C RAMOS (SÉC. XIX-XX)

PAISAGEM FLORESTAL” – Aguarela sobre papel, representando bosque com arvoredo serrado com ribeiro. Obra assinada e datada no canto inferior esquerdo [A C Ramos // 1898]. Trabalho com bela moldura dourada, em madeira e gesso, ricamente ornada em relevo com motivos florais e vegetalistas.

Dim: 49x33,5 cm (Aguarela)

Dim: 76,3x60,5 cm (Moldura)

Pintura 40,0 €
0600.7
0252

PAR DE CASTIÇAIS

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Fustes torneados em forma de balaústre, decorados com reservas de enrolamentos vegetalistas gravados, encimados por copos e arandelas que servem de apoios às velas. Fustes assentes sobre bases repuxadas e molduradas, decoradas com cartelas lisas e com cercadura geométrica, ladeadas por enrolamentos vegetalistas e volutas em relevo com términos recortados em enrolamento. Cartelas frontais com nome possessório gravado. Sinais de uso e arandelas com pequenas amolgadelas.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 518 gr.

Alt: 22,5 cm

Prata 300,0 €
0425.7
0253

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, decorado no topo por caneladuras de movimento oblíquo, percorridas interiormente por oito fiadas cravejadas no seu total com quarenta (40) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 4,4 gr.

Med: 14

Ouro 250,0 €
0700.7
0254

TAÇA

Em faiança portuguesa moldada e relevada, fabrico de Coimbra dito “Ratinho”, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de castanho, verde, amarelo e vinoso sobre fundo bege, tendo ao centro uma espiral, ladeada por friso concêntrico. Aba decorada com enrolamentos vegetalistas estilizados e esponjados, intercalados por volutas, encimadas por duplo friso concêntrico. Sinais de uso e esbeiçadelas acentuadas, bordo perfurado, desgastes acentuados e faltas no vidrado.

Alt: 6,5 cm

Diâm: 30,5 cm

Faiança 100,0 €
0597.7
0255

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho dos finais do séc. XVIII. Fundo parcialmente liso, decorado por faixa concêntrica recortada com enrolamentos vegetalistas e volutas gravadas, assente sobre pernas altas com términos em pés zoomórficos. Bojo moldurado com caneladuras côncavas e convexas, formando uma faixa concêntrica de movimento ondulado repetitivo. Bordo recortado e moldurado, encimado por flores em relevo, ladeadas por enrolamentos vegetalistas e volutas. Sinais de uso.

Contraste: Porto Coroa - Fernando Moitinho de Almeida - P-15. Contraste da prata do toque mínimo de 0,750, atribuível a José Coelho Sampaio como ensaiador-provisório, datável de c. 1784-1790. Marca de Ourives do Porto não identificado - Fernando Moitinho de Almeida - P-293, conhecido com contraste P-13, P-15, P-16 e P-18, datável de 1768-1804.

Peso aprox: 377,6 gr.

Alt: 3,2 cm

Diâm: 23 cm

Prata 300,0 €
0842.7
0256

SERVIÇO DE CHÁ PARA DOZE PESSOAS

Em porcelana moldada e relevada, produção da fábrica S.P - Coimbra, trabalho do séc. XX. Este serviço de chá é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Um (1) bule de chá, uma (1) leiteira, um (1) açucareiro, doze (12) chávenas de chá e doze (12) pires. Corpos decorados em vários tons sobre fundo branco e rosa com faixas concêntricas interiores e exteriores com motivos de arranjos florais e enrolamentos vegetalistas, ladeados por frisos e complementos ouro mate. Pegas laterais recortadas e vazadas em voluta, bicos em colo de cisne e pomos das tampas em forma de pináculos. Marcas por carimbo na base [Coimbra - S.P - Portugal]. Sinais de uso.

Alt: 19 cm (Bule de chá)

Alt: 12,2 cm (Leiteira)

Alt: 14 cm (Acucareiro)

Alt: 5,5 cm (Chávena de chá com pires)

Porcelana 50,0 €
0207.7
0257

MOEDA EM OURO D. LUÍS I

1/5 Coroa (2000 Réis). 1865.

Anv.: LUDOVICUS • I • PORTUG: ET • ALGARB: REX •

Ao centro: Cabeça real à esquerda.

Por baixo, 1865.

Rev.:Escudo de Portugal coroado, entre dois ramos.

Por baixo, 2000 REIS.

Metal: Ouro

Bordo: Serrilhado

Estado: B.C.

Diâm: 19,3 mm

Peso aprox: 3,5 gr.

Toque: 916,6 ‰

Numismática 100,0 €
0087.7
0258

CESTO PARA PÃO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato oval, constituído por caneladuras verticais recortadas e vazadas, assente sobre base oval. Gradinha recortada, vazada e serrilhada, decorada por faixa concêntrica com motivos geométricos estilizados, encimada por asa móvel. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia do toque 0,8333, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 726,6 gr.

Dim: 27x24,2x31 cm

Prata 300,0 €
1148.7
0259

FERNANDO DA PONTE E SOUSA (1902-1990)

VENDEDEIRA?” Escultura em faiança portuguesa, moldada e relevada, produção da fábrica da Secla - Caldas da Rainha, da série “Tipos Populares Portugueses”, figura modelo [P. 509], trabalho dos anos 50. A figura está representada de pé em vulto perfeito, em pose empertigada, de seios fartos e pesados, com ambas as mãos na cintura e barriga empinada, de regateira. Traja blusa branca com motivos estilizados, saia comprida coberta pelo avental com motivos florais, sob a qual sobressaem os sapatos. Decoração vidrada e policroma em vários tons, pintada à mão. Exemplar marcado na base por sistema manual em tons de negro [P. 509 // SECLA // PORTUGAL]. Sinais de uso e ínfimas esbeiçadelas no vidrado.

Alt: 11,8 cm

Faiança 40,0 €
0433.7
0260

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “TISSOT”

Caixa em aço dourado, fabrico da Tissot, modelo “COUTURIER AUTOMATIC”, fabrico suíço do séc. XXI. Caixa de formato circular com coroa lateral que acciona o acerto das horas, dia da semana e calendário. Verso da caixa com números de série 13BG0585801 - T035407A e inscrições gravadas - Water - Resistant 10 bar (100m/330ft) - Sapphire crystal - Tissot - Stainless Stell. Máquina accionada por movimento automático. Mostrador em tons de negro, encimado no topo dia da semana e na base calendário com numeração estilizada em dourado. Braceletes originais em couro em tons de negro com sistema de fecho de encartar em metal dourado. Estojo original com livro de instruções. A funcionar. Sinais de uso e em bom estado de conservação.

Diâm: 4 cm (Caixa)

Relógios 350,0 €
1190.6
0261

TRAVESSA

Em faiança inglesa moldada, produção da fábrica “Staffordshire”, trabalho do séc. XX. Decoração em tons de azul sobre fundo branco com paisagem fluvial ladeada por pagodes, junco, motivos ornitológicos, cerca de jardim, arvoredo exuberante, ponte e figuras em cenas do quotidiano oriental. Marca por carimbo na base. Sinais de uso.

Dim: 36,2x46 cm

Faiança 40,0 €
0257.7
0262

JARRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo liso de formato bojudo, assente sobre base circular. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 606,4 gr.

Alt: 27,3 cm

Prata 300,0 €
1155.7
0263

C. GARCIA (SÉC. XX)

TRÊS OBRAS” – Aguarelas a cores sobre papel, aplicadas em cartolina em tons de creme, representando dois trabalhos com cenas fluviais e botes & o terceiro trabalho com vista de casarios. Obras assinadas e datadas nos cantos inferiores direitos [C Garcia - 1994 & 99]. Trabalhos numa única moldura em madeira de baguetes lisas.

Dim: 23,8x29,3 cm

Dim: 19,8x28,4 cm

Dim: 27,8x21 cm

Dim: 61,5x68 cm (Moldura)

Pintura 50,0 €
0318.7
0264

ALFINETE DE LAPELA “ABELHA”

Em ouro amarelo e prata (joalharia), sem marcas de contrastaria, trabalho português do séc. XIX-XX. Corpo em forma de abelha com asas cravejadas com seis (6) diamantes de talhe antigo com término em pérola. Sinais de uso e alguns brilhantes omissos.

Sem marcas de contrastaria, ao Abrigo do Decreto de Lei Nº 120/2017/09/15 - Art. 2 - Nº 2, alínea C.

Peso total aprox: 5,1 gr.

Dim: 2x3,5 cm

Ouro 250,0 €
0678.7
0265

GRUPO ESCULTÓRICO “FÉ • ESPERANÇA • CARIDADE”

Em porcelana moldada e relevada da fábrica da Vista Alegre, trabalho do séc. XIX. As figuras estão representadas de pé em vulto perfeito, recostadas a cruzeiro, assentes sobre base semicircular moldurada. Decoração policroma em vários tons sobre fundo branco, pintada à mão. Marca por carimbo na base. Sinais de uso e falta da cruz do cruzeiro.

Marca Nº 20 em uso 1870-1880.

Dim: 14x9,4x6 cm

 

Nota: Exemplares idênticos foram vendidos no II e VI Leilão da Vista Alegre, página Nº 58, figura 68 e página Nº 35, figura 32.

 

Porcelana 50,0 €
0714.7
0266

GALHETEIRO

Em vidro translucido moldado, facetado e lapidado com monture em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo liso de formato polilobado com apoios circulares para as respectivas galhetas e especieiros, interligados entre si por pernas de boa curvatura em forma de figuras femininas, assente sobre pés de enrolamento. Pega central tubular entrançada com términos em enrolamento, encimada por pega em forma de argola. Especieiros com armações e tampas recortadas e perfuradas em prata. Sinais de uso e terminal de uma das galhetas cortado.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 400 gr.

Dim: 28,5x13,2x13,2 cm

Prata 300,0 €
0932.7
0267

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa oval, ladeada por faixas concêntricas em dégradé, cravejadas no seu total com trinta e três (33) diamantes em talhe de brilhante, tendo os mais pequenos 0,02 (ct) cada e o maior 0,05 (ct). Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 3,6 gr.

Med: 20

Ouro 250,0 €
0093.7
0268

MESA DE APOIO

Em madeira de mogno maciço com partes torneadas, entalhadas e vazadas, trabalho europeu do séc. XX. Fuste central torneado de formato tubular, decorado por caneladuras verticais entalhadas, interceptado por caixa rectangular, constituída por uma gaveta frontal com interior compartimentado, encimada por apoios transversais recortados e vazados para apoio das respectivas revistas, assente sobre pés recortados com términos em enrolamento. Topo encimado por braço de encartar em metal com término em casquilho e abajur recortado em forma de pala, estofado a seda em tons de beije. Electrificado. Sinais de uso.

Dim: 133x42x40 cm

Mobiliário 100,0 €
0175a.2
0269

LE GÉNIE DE MICHEL ANGE – {SESSENTA MEDALHAS}

MEDALHAS COMEMORATIVAS EM PRATA FRANCESA, MOLDADAS E RELEVADAS DE FORMATO CIRCULAR ALUSIVAS A MICHELANGELO.

ANVERSO NAS 60 MEDALHAS: Ao centro em baixo-relevo, um conjunto de variadíssimas obras do célebre pintor, escultor e arquitecto italiano [Michelangelo]. Por baixo ou de um dos lados inferiores a assinatura do medalhista e gravador [P. Manassi]. Piero Monassi é um dos maiores gravadores e medalhistas italianos do séc. XX.

REVERSO NAS 10 MOEDAS: Ao centro, a pavimentação geométrica da Praça do Capitólio - Roma, de acordo com o projecto original de Michelangelo. Ao centro da pavimentação, dentro de estrela, encontra-se em relevo a cabeça de Michelangelo. Orla com o descritivo de cada medalha desta colecção, gravada ao estilo da escrita de Michelangelo.

ÁLBUM ORIGINAL DAS MEDALHAS – Estrutura em forma de pasta de arquivo de capas rígidas, em inteira imitação de pele em tons de vermelho, com inscrições em francês e frisos geométricos a ouro na lombada e pasta da frente, incluindo o busto de Miguel Ângelo. Interior com cinco folhas amovíveis em cartolina de elevada espessura, revestidas em inteira imitação de pele em tons de vermelho, com sessenta compartimentos circulares [frente e verso] para aplicação das medalhas. Parte superior das cinco folhas, com sistema de abertura para aplicação de fita plastificada amovível e fixação das medalhas. Por baixo de cada compartimento circular tem a inscrição para identificar as respectivas medalhas. Verso da pasta da frente com a inscrição no canto inferior esquerdo [LE MEDAILLER - PARIS}. Acompanha esta colecção os sessenta folhetos com o descritivo histórico de cada medalha.

Edição: Le Médaillier - Paris

Metal: Prata proof

Formato: Circular

Bordo: Liso com inscrições e numeração

Estado: M.B.C.

Diâm: 44,3 mm

Toque: 800 ‰

Peso total: 2.336,9 gr.

Prata 700,0 €
1045.8
0270

ENXOTA-MOSCAS

Escultura em osso esculpido, trabalho africano (Arte-indígena) do séc. XX. Pega esculpida em forma de figura masculina de olhos amendoados com terminal da pega em fio de cobre e crinas de cavalo. Sinais de uso.

Dim: 11x3,8x2,6 cm (Escultura)

Dim: 46 cm (Altura total)

Escultura 50,0 €
0944.7
0271

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XIX-XX. Corpo constituído por três faixas transversais de movimento ondulado, decoradas por motivos geométricos, encordoados e perolados, encimados ao centro por faixa vertical, cravejada com cinco (5) pérolas. Sinais de uso e desgastes acentuados nas marcas de garantia.

Contraste: Cabeça de Tigre (II) - Marca de garantia aproximada do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso total aprox: 4,5 gr.

Dim: 1,5x6 cm

Ouro 250,0 €
0747.7
0272

PLACA RELIGIOSA COMEMORATIVA

Em madeira de pau-santo maciço com aplicações em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato oval decorado por rebaixa, encimado ao centro por Nossa Senhora em relevo, encimada no topo por dois anjos alados e cartela recortada com inscrição gravada “Recordação da 1ª comunhão da minha neta Maria” e na base, uma pia de água benta. Verso com argola de suspensão. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 120 gr.

Dim: 17x10,1 cm

Prata 40,0 €
0761.7
0273

TAÇA FRUTEIRA DE PÉ ALTO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo batido de formato circular de covo acentuado, assente sobre pé repuxado com término em base circular. Bordo exterior decorado com frisos concêntricos incisos. Sinais de uso.

Sem marcas de contrastaria ao Abrigo do Decreto de Lei Nº 120/2017/09/15 - Art. 2 - Nº2, alínea C.

Peso aprox: 1.103,4 gr.

Alt: 15,8 cm

Prata 300,0 €
0828.7
0274

CAIXA MIGUEL

Em porcelana moldada e relevada da fábrica da Vista Alegre, trabalho do séc. XX. Modelo e decoração criados em 1941.Corpo bojudo de formato polilobado, intercalado entre si por elementos semiesféricos, formando um desenho geométrico repetitivo, assente sobre base circular. Decoração monocromática em tons de azul com ornatos a ouro, pintados á mão. Pomo da tampa de formato geométrico, recortado e vazado. Marca por carimbo na base. Sinais de uso.

Marca Nº 31 em uso 1922-1947.

Alt: 9,5 cm

Diâm: 12,5 cm

 

Nota: Exemplares idênticos individuais sem decoração a azul foram vendidos nos “II e IV Leilões da Vista Alegre - 1998 e 2000” com os números [251 e 184], e um par com a mesma decoração no “VIII Leilão da Vista Alegre - 2007 com o número [210].

Porcelana 50,0 €
0208.7
0275

MOEDA EM OURO AUSTRO-HÚNGARO

20 FRANCOS / 8 FORINTS. 1870.

Anv.: Ao centro: Cabeça imperial laureada, virada à direita. (Imperador da Áustria e Rei da Hungria). Orla com a inscrição: FERENCZ JÓZSEF I • K • A • CS • ÉS M • H • S • D • O • AP • KIR• (Imperador da Áustria e Rei da Hungria). Por baixo, junto ao corte do pescoço a inscrição G Y•F•.

Rev.:Ao centro dentro de círculo: As Armas Reais Húngaras, encimado pela coroa de Santo André, ladeado por 20 Fr. (na esq.) e 8 Frt. (na dir.). Orla com a inscrição e a data de emissão: MAGYAR KIRÁLYSÁG ӿ1870 ӿ

Metal: Ouro

Bordo: Serrilhado

Estado: M.B.C.

Diâm: 21,3 mm

Peso aprox: 6,45 gr.

Toque: 900 ‰

Numismática 200,0 €
0897.7
0276

GARRAFA LICOREIRA COM BANDEJA E SEIS CÁLICES

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Garrafa licoreira parcialmente lisa de formato bojudo, decorada por faixa concêntrica recortada, decorada com parras e uvas em relevo, encimada por rolha em forma de pináculo, ladeada por seis cálices, assente sobre bandeja circular com a mesma decoração. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 705 gr.

Alt: 24,5 cm (Garrafa licoreira)

Alt: 6,7 cm (Cálice)

Diâm: 27,5 cm (Bandeja)

Prata 350,0 €
0502.7
0277

TRÊS BENGALAS

Em madeira maciça de pau-santo e bambu com castões em aço de Toledo e metal dourado, trabalhos Europeus do séc. XIX-XX. Sinais de uso, castões com desgastes, faltas e defeitos e duas bengalas com ponteiras omissas.

Dim: 89 cm (Bengala maior)

Dim: 88,5 cm (Bengala menor)

Objectos de Uso Pessoal 50,0 €
0330.7
0278

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “TISSOT”

Caixa em ouro amarelo contrastado (18k), com as respectivas marcas de garantia do toque 750 ‰, fabrico da Tissot, trabalho suíço do séc. XX. Caixa lisa de formato circular com coroa lateral estriada. Verso com inscrições gravadas - Water Resistant e as respectivas marcas de garantia do ouro. Máquina accionada por movimento de quartzo. Mostrador em tons de branco com calendário às três horas e numeração estilizada em dourado. Braceletes não originais em pele em tons de negro e fivela em metal. Sinais de uso e a necessitar de pilha.

Diâm: 3,2 cm

Relógios 600,0 €
0579.7
0279

BILHETEIRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo pouco acentuado, decorado com motivos florais, ladeados por enrolamentos vegetalistas e volutas, assente sobre pés recortados e vazados. Aba recortada e vazada, decorada com enrolamentos vegetalistas em relevo, ladeados por motivos de arranjos florais, intercalados por concheados. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II). Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 647 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 39 cm

 

Prata 350,0 €
0516.7
0280

TRÊS PRATOS DE BORDO RECORTADO

Em porcelana japonesa moldada e relevada, sendo um par e um prato avulso, trabalhos do séc. XIX.XX. Decorações sobre vidrado com ricos esmaltes da paleta Imari, tendo ao centro arranjos florais, ladeados por cercaduras com motivos geométricos e duplos frisos concêntricos. Abas decoradas com aves, ladeadas por faixas verticais com arranjos florais, enrolamentos vegetalistas a ouro e padrões geométricos, formando um desenho repetitivo. Versos decorados com reservas de motivos de arranjos florais, enrolamentos vegetalistas, padrões geométricos e complementos a ouro. Marcados por caracteres no verso. Sinais de uso.

Diâm: 25,3 cm (Maior)

Diâm: 18,5 cm

Porcelana 50,0 €
0427.7
0281

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa recortada, constituída por dois círculos interligados entre si, cravejados no seu total com dezasseis (16) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada, ornados no topo por duas (2) safiras lapidadas.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 5,7 gr.

Med: 14

Ouro 300,0 €
0980.7
0282

RUI OLIVEIRA (SÉC. XX-XXI)

PORTO • GAIA” – Técnica mista sobre papel, representando a vista parcial da cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. Obra assinada e datada no canto inferior esquerdo [Rui Oliveira - 2018]. Trabalho emoldurado.

Dim: 7x37,8 cm (Técnica mista)

Dim: 22,3x52,7 cm

Pintura 40,0 €
0898.7
0283

BANDEJA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular, decorado por friso de gordões no bordo. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 - 1º título. Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 714,7 gr.

Alt: 2 cm

Diâm: 30,2 cm

Prata 350,0 €
0429.7
0284

COLAR DE PÉROLAS MODERNISTA

De fiada única com fecho modernista em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por fiada única com quarenta e cinco (45) pérolas barrocas, enfiadas em fio de ouro com fecho modernista parcialmente batido de formato circular com término em travessão. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 109,2 gr.

Compr: 84 cm

Ouro 350,0 €
0680.7
0285

CAIXA

Em madeira maciça, faixeada em madeira de pau-rosa, pau-santo, ébano e aplicações em metal amarelo, trabalho europeu do séc. XIX-XX. Corpo de formato rectangular ao baixo de cantos facetados com tampo de movimento ascendente e descendente. Decoração espinhada, formando um padrão geométrico com escudete central em metal. Interior compartimentado por várias divisórias de diversos tamanhos e formatos, forrado a papel em tons de negro. Sinais de uso e folheado da tampa com defeito, preenchido com cera de betumar.

Dim: 10,5x16,5x19,3 cm

 

Diversos 50,0 €
0244.7
0286

BULE DE CHÁ

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX. Corpo bojudo de sessão elíptica, decorado por faixas concêntricas com motivos florais em relevo, enrolamentos vegetalistas e caneladuras verticais de movimento convexo, assente sobre pés zoomórficos. Pega lateral recortada e vazada em voluta, decorada com enrolamentos vegetalistas, interceptada com isoladores em osso. Bico em colo de cisne, decorado com enrolamentos vegetalistas e concheados e pomo da tampa e forma de urna. Sinais de uso.

Contraste: Porto Coroa - Vidal Nº 98. Marca da prata do contraste do Porto do toque mínimo de 0,750 - Luís António Rodrigues de Araújo, registada em 1843 e usada segundo Laurindo Costa até 1853. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 858 dos meados do séc. XIX.

Peso aprox: 1.252,1 gr.

Dim: 22x32x16 cm

Prata 900,0 €
1123.7
0287

DOMINGUES ALVAREZ (1906-1942)

PAISAGEM COM ÁRVORE” – Desenho a lápis sobre papel. Obra não assinada. Trabalho emoldurado

Dim: 11,2x15,5 cm (Desenho)

Dim: 30x34,5 cm (Moldura)

 

Nota: Proveniência do espólio do Artista da Rua da Vigorosa

Pintura 50,0 €
0934.7
0288

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro triplo, encimado por mesa em forma de flor, ladeada por faixas ovais, cravejadas no seu total com doze (12) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada e três (3) esmeraldas. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso total aprox: 4,9 gr.

Med: 13

 

Ouro 300,0 €
0596.7
0289

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular, decorado por cartela central gravada, ladeada por motivos de arranjos florais e enrolamentos vegetalistas, assente sobre pés recortados e vazados em voluta. Aba decorada por cartelas de movimento convexo, ladeadas por reservas de arranjos florais em relevo e enrolamentos vegetalistas. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 640 gr.

Alt: 3 cm

Diâm: 34,2 cm

Prata 380,0 €
0702.7
0290

TAÇA

Em faiança portuguesa moldada e relevada, fabrico de Coimbra dito “Ratinho”, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de castanho, azul, verde, amarelo e vinoso sobre fundo bege, tendo ao centro um friso concêntrico. Aba decorada com flores esponjadas e estilizadas, enrolamentos vegetalistas e volutas, encimadas por friso concêntrico. Sinais de uso, esbeiçadelas e desgastes acentuados no vidrado.

Alt: 6,5 cm

Diâm: 30,6 cm

Faiança 100,0 €
0599.7
0291

PAR DE CASTIÇAIS

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX. Corpos lisos e torneados em forma de balaústre, decorados por faixas concêntricas, encimados por copos bojudos e arandelas que servem de apoio às velas, assentes sobre base de formato quadrangular de cantos e saiais recortados. Sinais de uso.

Contraste: Porto Coroa - Fernando Moitinho de Almeida - P- 26. Contraste da prata do Porto, atribuível ao ensaiador António José de Sousa, usado segundo Laurindo Costa entre 1818-1836. Marca de Ourives do Porto não identificado - Fernando Moitinho de Almeida - P- 339 conhecida com contrastes P-23, P-26, P-27, datável de 1810-1836. Contraste: Cabeça de Velho - Vidal Nº 133. Marca destinada às obras portadoras de marcas de antigos contrastes do toque mínimo de 0,750 e às que revelam valor artístico ou arqueológico, usada na contrastaria de Lisboa de 1884 a 1987 quer no ouro quer na prata.

Peso aprox: 592,4 gr.

Alt: 19,5 cm

 

Prata 400,0 €
0920.7
0292

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “EBEL”

Caixa em ouro amarelo contrastado (18k), com as respectivas marcas de garantia do toque 750 ‰ de marca “Ebel”, fabrico suíço do séc. XX-XXI. Caixa de formato circular com coroa lateral estriada que acciona o acerto dos ponteiros e calendário. Inscrições do verso da caixa “Type E” e as respectivas marcas de garantia do ouro do toque 750 ‰ e numerações de série [E8330C41 - 29100414 - swiss]. Máquina de movimento automático. Mostrador em tons de negro com numeração árabe e estilizada em dourado com ponteiros luminescentes e calendário às três horas. Braceletes em borracha com sistema de fecho em ouro amarelo contrastado (18k), do toque 750 ‰. A funcionar. Sem livro de instruções e certificado de garantia. Estojo original em camursa em tons de laranja e caixa em cartão litografado em mau estado de conservação.

Diâm: 3,7 cm

Ouro 900,0 €
0218.7
0293

DAGUERREÓTIPO

Representando figura feminina em posição vertical em vulto perfeito, segurando com a mão esquerda um leque e com a direita sobre o vestido, trabalho do séc. XIX. Aplicado em moldura em forma de caixa em madeira revestida exteriormente a percalina, gravada em alto-relevo na frente e verso com flor central. Interior protegido por vidro e uma tampa estofada a veludo em tons de bordeaux. Fecho central recortado em metal dourado. Sinais de uso e em bom estado de conservação.

Dim: 7,5x6,2x1 cm

Diversos 40,0 €
0570.7
0294

TAÇA FRUTEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular, decorado no bordo por volutas em relevo com términos em enrolamento, encimados por perolados, assente sobre pé central repuxado com a mesma decoração. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 880 gr.

Alt: 7 cm

Diâm: 27,7 cm

 

Prata 400,0 €
0094.7
0295

PORTA BIBELOTS

Em madeira de mogno maciço com partes recortadas e entalhadas, trabalho europeu do séc. XIX-XX. Corpo de formato rectangular ao alto, decorado no topo por florão recortado e vazado com enrolamentos vegetalistas e volutas, constituído por quatro prateleiras recortadas e molduradas, assente sobre montantes recortados, vazados e entalhados com términos em enrolamento. Corpo assente sobre base recortada com términos em pés torneados. Sinais de uso e pequenas faltas e defeitos.

Dim: 155,5x101x33 cm

Mobiliário 100,0 €
0930.7
0296

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro duplo, encimado no topo por faixas entrançadas entre si, cravejadas no seu total com vinte e três (23) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada.

Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Dragão - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 4 gr.

Med: 15

Ouro 300,0 €
0704.8
0297

PRATO

Em faiança portuguesa do norte, moldada e relevada, trabalho do séc. XIX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de verde, azul, amarelo e laranja, tendo ao centro flor e enrolamentos vegetalistas, ladeados por faixa vegetalista e frisos concêntricos. Aba decorada com flores estilizadas, ladeadas por duplo friso concêntrico. Sinais de uso, esbeiçadelas incisas das aranhas de suspensão e desgaste no vidrado do bordo.

Diâm: 28 cm

Faiança 100,0 €
0917.7
0298

PARTE DE FAQUEIRO

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Parte de faqueiro constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Seis (6) garfos de carne, seis (6) facas de carne, seis (6) colheres de sopa, seis (6) garfos de sobremesa, seis (6) facas de sobremesa, seis (6) colheres de sobremesa, seis (6) colheres de chá e uma (1) concha de açúcar e seis (6) colheres de café. Corpos parcialmente lisos, decorados por cartelas recortadas, ornadas interiormente com enrolamentos vegetalistas com términos em enrolamento e perolados. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1877-1937.

Peso aprox: 1.700 gr.

Dim: 20 cm (Garfo de carne)

Dim: 24,3 cm (Faca de carne)

Dim: 19,7 cm (Colher de sopa)

Prata 700,0 €
0350.7
0299

PALITEIRO “CÃO COM CESTO NA BOCA”

Em porcelana moldada e relevada da fábrica da Vista Alegre, trabalho do séc. XIX-XX. A figura está representada de pé em vulto perfeito, segurando um cesto na boca, assente sobre base moldurada de formato rectangular, sem decoração. Marca por carimbo na base. Sinais de uso.

Marca Nº 31 em uso 1922-1947.

Dim: 9x10,7 cm

Porcelana 50,0 €
0240.7
0300

TERRINA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular bojudo, decorado por faixas concêntricas com caneladuras verticais de movimento convexo e oblíquas, assente sobre base repuxada e moldurada. Tampa repuxada e moldurada, decorada por faixa concêntrica com caneladuras verticais de movimento convexo, encimada no topo por pega recortada e vazada em voluta. Pegas laterais da terrina recortadas em voluta com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 889,1 gr.

Alt: 28 cm

Diâm: 20,3 cm

Prata 400,0 €

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