• Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
1176.7
Lote 0468

SALVA DE BORDO RECORTADO

De pequenas dimensões em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Fundo liso de formato circular de covo pouco acentuado. Aba decorada com volutas em relevo, ladeadas por enrolamentos vegetalistas e concheados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 114 gr.

Diâm: 20,2 cm

Prata 50,0 €
1175.7
Lote 0469

BASE PARA APOIO DE TRAVESSA

Em prata inglesa remarcada em Portugal, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo liso e perfurado, assente sobre base circular moldurada. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 109,6 gr.

Dim: 2,2x11,3x17 cm

Prata 50,0 €
0133.8
Lote 0484

CARLOS BASTO (1932-2019)

VISTA DE CAIS” – Aguarela sobre papel, representando provavelmente o cais do Porto de Leixões, com guindastes e botes ancorados. Obra assinada e datada no canto inferior direito [Carlos Basto // 96]. Verso com rótulo colado, por sistema de impressão da Cooperativa Arvore, referente a uma exposição realizada pelo pintor em 2003 e as seguintes inscrições: [Nº 445∙03 • Preço: (…) // Autor: Carlos Basto // Título: S/Título // Ano: 1996 • Dimensões: 20x28,5 • Técnica: Aguarela]. Trabalho emoldurado, apresentando pequenas manchas de oxidação no passe-partout.

Dim: 20x28,5 cm (Aguarela)

Dim: 38x46,3 cm (Moldura)

Pintura 25,0 €
0177.8
Lote 0494

PRATO

Em faiança portuguesa, moldada e relevada, fabrico atribuível a Coimbra, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de verde, castanho, rosa e negro sobre fundo branco, tendo ao centro composição de galo sobre ramo. Aba decorada por frisos concêntricos em degradê, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso e algumas esbeiçadelas acentuadas no vidrado do bordo.

Diam: 30,8 cm

Faiança 30,0 €
0114.8
Lote 0499

PRATO LADEIRO

Em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalho de exportação do séc. XVIII. Corpo de formato circular de covo pouco acentuado, decorado com ricos esmaltes em tons de “rouge fer” da família rosa e a ouro sobre fundo branco, tendo ao centro motivos de arranjos florais, ladeados por enrolamentos vegetalistas. Aba com a mesma decoração. Sinais de uso, cabelos no vidrado, esbeiçadelas no bordo, uma mais acentuada junto ao término da aba.

Diâm: 23 cm

Porcelana 35,0 €
0123.8
Lote 0514

PALMATÓRIA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo parcialmente recortado e vazado de formato circular, decorado por faixas concêntricas com perolados, enrolamentos vegetalistas e motivos florais, encimado ao centro por copo que serve de apoio á vela. Pega recortada e vazada em voluta, encimada por apoio de dedo. Sinais de uso e restauros antigos.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 101,1 gr.

Alt: 7 cm

Prata 100,0 €
0484.8
Lote 0519

BONECA [ARMAND MARSEILLE]

Cabeça em biscuit moldado, relevado e pintado, fabrico alemão do séc. XX. Marcada no verso [Armand Marseille // 390 n. // D.R.G.M. 246/I. // A. 1 M.]. Corpo em “papier maché” com braços e pernas articuladas, pintadas em tons de creme. Boneca de expressão terna e graciosa com a boca entreaberta com olhos de movimento em vidro em tons de azul. Enverga vestido pregueado da época, meias até aos joelhos e pés calçados com sapatos em pele em tons de castanho, encimados frontalmente com flores em relevo. Sinais de uso, falta de dedos da esquerda, articulação do joelho partida e colada e vestido em mau estado de conservação.

Alt: 40 cm

Coleccionismo 40,0 €
1166.7
Lote 0522

MATA-BORRÃO E PISA-PAPÉIS

Em pedra mármore com aplicações em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Corpos em pedra mármore em tons de rosa com nuances em tons de bege e branco, encimados com a cruz de cristo recortada com término em pega central (Mata-borrão) decorada por faixa recortada com enrolamentos vegetalistas com término em flor e moeda da Monarquia de 400 reis de 1813 (Pisa-papéis). Sinais de uso, pequenas esbeiçadelas nos mármores e topo da pega do mata-borrão ligeiramente amolgada.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso total aprox: 86,3 gr.

Dim: 8,5x7,7x12,8 cm (Mata-borrão)

Dim: 3x7,9x13,5 cm (Pisa-papéis)

Prata 100,0 €
0314.8
Lote 0529

TOUCADOR

Em madeira de mogno maciço com partes faixeadas a raiz, trabalho português do séc. XIX-XX. Corpo de formato rectangular ao baixo com gaveta frontal facetada, assente sobre pés de bolacha. Caixa encimada por montantes recortados em voluta com moldura de movimento rotativo com espelho central. Gaveta malhetada em madeira de pinho com interior compartimentado. Sinais de uso.

Dim: 73,5x28,2x58,5 cm

Mobiliário 50,0 €
0559.8
Lote 0558

PAR DE BRINCOS

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos portugueses do séc. XX. Corpo transversal com sistema de roscar, encimado por flor estilizada, cravejada ao centro por dois (2) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,10 (ct) cada.

Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso total aprox: 3,2 gr.

Diâm: 0,7 cm

Ouro 150,0 €
1154.8
Lote 0561

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato circular, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas intercalados por concheados sobre fundo batido. Orla constituída por caneladuras transversais de movimento côncavo e convexo, formando um desenho ondulado repetitivo. Aba decorada por enrolamentos vegetalistas em relevo, intercalados por volutas e concheados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 388,2 gr.

Diâm: 26,5 cm

Prata 150,0 €
0541.8
Lote 0571

PALMATÓRIA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo moldurado de formato circular com opção de inclinação frontal, ladeado por dois suportes verticais, percorridos por caneladuras incisas, perfurados no topo com aplicação recortada com movimento de balanço, encimada ao centro por copo que serve de apoio às velas, assente sobre pés recortados com términos em enrolamento. Verso com pega estriada, recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 290 gr

Alt: 10,5 cm

Diâm: 12,2 cm

Prata 150,0 €
1142.8
Lote 0589

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo, sem marcas de contrastaria, trabalho português do início do séc. XX. Aros lisos interligados entre si, encimados por faixas oblíquas lisas, estando a central cravejada com uma (1) safira australiana, uma (1) esmeralda, um (1) diamante em talhe de brilhante com cerca de 0,25 (ct) e um (1) rubi. Sinais de uso.

Sem marcas de contrastaria – Ao Abrigo do Decreto de Lei Nº 120/2017/09/15 - Art. 2 - Nº 2, alínea C.

Peso total aprox: 4,3 gr.

Med: 10

Ouro 150,0 €
0768.7
Lote 0595

MESA DE APOIO COM TABULEIRO DE JOGO

Em madeira de pau-santo maciço com partes faixeadas a pau-santo e em madeira de cetim, recortadas, torneadas e entalhadas, trabalho inglês do séc. XIX-XX. Tampo de formato oitavado de movimento de roscar, encimado por tabuleiro de jogo com embutidos em pau-santo e madeira de cetim, assente sobre pé de coluna torneada de movimento espiralado, interligada a pés recortados de boa curvatura com términos em enrolamento. Sinais de uso e ínfimos opados.

Dim: 72x47,7x48 cm

Mobiliário 100,0 €
0530.8
Lote 0608

JARRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato bojudo, decorado no bojo por faixas concêntricas em dégradé, assente sobre base circular repuxada e moldurada. Bordo e base, decorados por fiadas concêntricas peroladas. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 680,1 gr.

Alt: 19,5 cm

Prata 300,0 €
0259.8
Lote 0616

MESA DE SALA DE JANTAR DE SEIS PERNAS

Em madeira mogno e outras madeiras maciças, torneadas e patinadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Tampo de formato oval decorado por rebaixe, assente sobre seis pernas torneadas em forma de balaústre com términos em rodízios e duas tábuas de aumento. Sinais de uso, pequenos vestígios de xilófagos, a necessitar de restauro e polimento.

Dim: 74x133,5x108 cm (Fechada)

Dim: 74x219x108 cm (Aberta)

Mobiliário 100,0 €
0497.8
Lote 0620

JARRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, assente sobre base moldurada em dégradé. Bordo recortado, decorado com volutas em relevo com términos em enrolamento. Sinais de uso e pequenas amolgadelas na base.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 443,9 gr.

Alt: 21 cm

Prata 200,0 €
0509.8
Lote 0632

PAR DE BRINCOS

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos portugueses do séc. XX-XXI. Corpos recortados e vazados de formato rectangular ao alto, encimados por mesas ovais, decoradas com pedraria em tons de branco translucido. Sinais de uso.

Contraste: cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 5,7 gr.

Dim: 2x0,7 cm

Ouro 250,0 €
0535.8
Lote 0636

BILHETEIRA DE GRADINHA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Fundo parcialmente liso de formato circular, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas interligados entre si, assente sobre pés zoomórficos. Gradinha recortada, vazada e serrilhada, decorada por flores estilizadas, ladeadas por volutas, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 626 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 27,7 cm

Prata 300,0 €
1157.8
Lote 0639

AÇUCAREIRO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato elíptico, decorado por faixa concêntrica com caneladuras verticais de movimento convexo, formando um padrão gomado repetitivo, assente sobre base oval estriada. Tampa moldurada em dégradé com pomo em forma de flor. Pegas laterais recortadas e vazadas em voluta com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 600,6 gr.

Dim: 14x9x18,5 cm

Prata 300,0 €
0508.8
Lote 0650

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro liso, encimado por enrolamentos vegetalistas, cravejados no seu total com dez (10) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas” com término em pérola. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938 a 1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938 a 1984.

Peso total aprox: 3,8 gr.

Med: 11

Ouro 170,0 €
0594.8
Lote 0662

CANECA PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo bojudo, decorado por caneladuras verticais de movimento espiralado, assente sobre base repuxada de formato circular com a mesma decoração. Pega lateral recortada e vazada em voluta com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 758,6 gr.

Alt: 24,5 cm

Prata 380,0 €
1182.7
Lote 0667

COLAR DE PÉROLAS COM FECHO MODERNISTA

De fiada única com fecho em ouro branco escovado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XX. Corpo constituído por fiada única com setenta e duas (72) pérolas, enfiadas em fio sintético com término em fecho modernista em ouro branco escovado, ladeado por duas faixas concêntricas cravejadas no seu total com vinte (20) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 25,2 gr.

Compr: 50 cm

 

Ouro 350,0 €
0144.8
Lote 0668

PRATO

Em faiança portuguesa, moldada e relevada, fabrico atribuível a Coimbra, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de verde, castanho, rosa, azul e negro sobre fundo branco, tendo ao centro composição de galo. Aba decorada por volutas e perolados, encimados por faixa e friso concêntrico. Sinais de uso e algumas esbeiçadelas acentuadas no vidrado do bordo.

Diam: 38 cm

Faiança 75,0 €
0487.8
Lote 0669

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, assente sobre pés recortados e vazados, decorados com motivos vegetalistas e volutas com términos em enrolamento. Aba decorada com grinaldas de motivos florais em relevo.

Sinais de uso e ínfimos opados.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937.

Peso aprox: 863,3 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 40 cm

Prata 430,0 €
0794.8
Lote 0674

ESCOLA FRANCESA (SÉC. XIX-XX)

PAISAGEM CAMPESTRE” – Óleo sobre tela, representando em primeiro plano, vista de encosta com vegetação, arvoredo exuberante, bovinos, ovinos e jumento com figura masculina de bruços sobre o seu dorso. Em segundo plano vista panorâmica com montanhas de grande altitude. Obra com assinatura e data pouco legível no canto inferior direito [R. Goutie?]. Pintura reentelada e restauros antigos. Trabalho com moldura dourada em madeira e gesso, com a parte frontal ondulada e vazada, ornada com concheados, ramagens florais e vegetalistas.

Dim: 50,5x76,7 cm (Óleo)

Dim: 65,5x90,8 cm (Moldura)

Pintura 150,0 €
0619.8
Lote 0676

BANDEJA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, encimado no bordo por moldurada recortada em dégradé. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 (1º Título) - Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 1.115,2 gr.

Alt: 2,5 cm

Diâm: 36 cm

Prata 400,0 €
0496.8
Lote 0679

JARRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, assente sobre base circular com inscrição incisa [Com amizade 8-6-73 - C. H. L.]. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984 e inscrição incisa [Joalharia do Carmo - Lisboa].

Peso aprox: 1.106,4 gr.

Alt: 26 cm

Prata 500,0 €
0512.8
Lote 0681

PAR DE BRINCOS COM PENDENTES

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos portugueses do séc. XX. Corpos superiores tubulares, cravejados com dois (2) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada, interligados a pendentes recortados e vazados de formato cónico, ornado por enrolamentos vegetalistas, cravejados no seu total com doze (12) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas” com términos em forma de flor, cravejadas ao centro por dois (2) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938 a 1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938 a 1984.

Peso total aprox: 4,9 gr.

Dim: 1,5x0,5 cm

Ouro 270,0 €
0507.8
Lote 0686

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro liso, encimado por mesa de formato oval com fiadas em dégradé, cravejadas no seu total com trinta e três (33) diamantes em talhe de brilhante, sendo trinta (30) com cerca de 0,01 (ct), dois (2) com cerca de 0,02 (ct) cada e o central com cerca de 0,05 (ct). Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938 a 1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938 a 1984.

Peso total aprox: 3,4 gr.

Med: 26

Ouro 200,0 €
0521.8
Lote 0690

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo e branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo recortado em forma de flor, cravejado ao centro por nove (9) rubis e quatro (4) águas marinhas, ladeadas por folha ricamente cinzelada com término em caule recortado, cravejado com três (3) diamantes de talhe antigo dito “Rosinhas”. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de dragão - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 13,4 gr.

Dim: 5,5x2,8 cm

Ouro 500,0 €
0558.8
Lote 0704

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso de movimento espiralado, cravejado com dezanove (19) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 6,6 gr.

Med: 12

Ouro 300,0 €
1183.7
Lote 0710

COLAR DE PÉROLAS COM FECHO MODERNISTA

De fiada única com fecho em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XX. Corpo constituído por fiada única com sessenta e uma (61) pérolas, enfiadas em fio sintético com término em fecho modernista em ouro branco, decorado com caneladuras incisas de movimento oblíquo e duas fiadas cravejadas no seu total com dez (10) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 33 gr.

Compr: 49 cm

Ouro 500,0 €
1214.5
Lote 0713

ESCOLA FLAMENGA “SEGUIDOR DE FRANS FRANCKEN II”

SÃO JERÓNIMO PENITENTE” – Óleo sobre madeira de pequenas dimensões e de notável luminosidade, trabalho flamengo do séc. XVII. Em primeiro plano, encontra-se São Jerónimo em frente de uma gruta, ou pedra rochosa, encimada por pequenos arbustos, com auréola em volta da cabeça, está representado de joelhos em posição de penitência, segurando com a mão esquerda o crucifixo e com o indicador da mão direita virada para o céu. Traja túnica comprida com pregueados em tons de roxo azulado, da cintura para baixo até aos seus pés. Na parte inferior e na parte lateral do Santo, encontram-se os habituais atributos: “A caveira”; “O livro”; “O leão”; “O chapéu e a capa cardinalícia de tons vermelhos”. Em segundo plano, no canto lateral esquerdo surge uma bela paisagem com monumentos, encimado por anjo tocando trombeta. Pintura inserida no centro de um retábulo emoldurado e dourado a ouro fino, com frisos frontais decorados por contas. Sinais de uso, ligeiras fissuras e pequenas falhas na camada pictórica da pintura.

Dim: 16,5x10,5 cm (Óleo)

Dim: 34,5x27,8 cm (Retábulo)

Nota: Obra vendida pela leiloeira inglesa “Christie՚s” em 07 de Julho de 1994, conforme catálogo da época, página [Nº 18], Lote e estampa [Nº 58], com o valor de base para leilão de [£600-800], sem retábulo. Ainda pode ser consultada no site [http://www.artnet.com/artists/frans-francken-the-younger/saint-jerome-6KLQhVOiWAOCEj7I-DpIog2] ou no site [St. Jerome - follower of Frans Francken II].

Pintura 500,0 €
0545.8
Lote 0714

COLAR COM PENDENTE

COLAR” – Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos recortados e interligados entre si, formando um desenho tubular repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 5,9 gr.

Compr: 43,5 cm

Â

PENDENTE” – Em ouro branco contrastado (19,2k) e prata com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800 (ouro) e do toque 0,833 (prata), trabalho português do séc. XX. Corpo recortado em forma de coração com abertura lateral, ricamente cravejado com setenta (70) safiras e nove (9) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas” com término em argola de suspensão, cravejada com duas (2) safiras e dois (2) diamantes de talhe antigo.

Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toque mínimos de 0,800 e de 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 10,7 gr.

Dim: 3,5x2,5 cm

Â

Peso total do colar com pendente – 16,6 gr.

Ouro 700,0 €
0638.8
Lote 0719

SEIS FLUTES PARA CHAMPAGNE

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Flutes lisos de formato cónico invertido, assentes sobre fustes torneados com términos em base circular. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 2.050,9 gr.

Alt: 21,3 cm

Prata 1.000,0 €
0879.8
Lote 0720

GUERREIRO JAPONÊS “SAMURAI”

Em vidro moldado e relevado em tons de negro, com purpurina a ouro, trabalho possivelmente italiano do séc. XX. A figura está representada de pé em vulto perfeito em posição de guarda com o braço esquerdo flectido e com a mão direita segura uma wakizashi “Espada”, apoiada no verso da cintura. Traja roupagem da época, com botas de cano alto e jingasa “chapéu” de aba larga com término cónico, encimado frontalmente por chifres. Sinais de uso.

Alt: 39,5 cm

Vidros e Cristais 75,0 €
1203.6
Lote 0722

BUSTO DE FIGURA MASCULINA “LUÍS PEREIRA CAPOTE”

Em porcelana desvidrada e polida (Biscuit), moldada e relevada, trabalho do séc. XIX, modelo do autor “Anselmo Ferreira”. Busto assente sobre base em pedra mármore em tons de negro com nuances em tons de branco com placa frontal recortada com a seguinte inscrição gravada: [Luís Pereira Capote // 1832-1870 // Operário da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, que descobriu o caulino e o utilizou com êxito. Este busto é de biscuit, fabricado na Vista Alegre no séc. XIX]. Numeração incisa na pasta [4]. Sinais de uso, esbeiçadela acentuada e cabelo no verso.

Sem marca 1832-1870.

Dim: 9,5x5,3x9 cm (Busto)

Dim: 15,5 cm (Altura total do busto com a respectiva base)

Nota: Com o Nº V.A. 100 da Colecção António Capucho. No espólio do Museu da Vista Alegre existe um exemplar idêntico com o Nº INV. 117 e com marca Nº 4 (1832-1870) a punção. Um exemplar idêntico figura em “A Fábrica da Vista Alegre – O Livro do seu Centenário – 1824-1924”, estampa XV e outro figurou na Exposição “Vista Alegre – Porcelana Portuguesa – Testemunho da História”, Brasil 1998 com o Nº 64, pág., pág. 76 e também um outro exemplar idêntico encontra-se ilustrado no catálogo “II Leilão da Vista Alegre – Palácio da Bolsa do Porto, 14 Novembro 1998, lote 106, pág. 86 etc.

Porcelana 200,0 €
1179.7
Lote 0723

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa circular em forma de flor, cravejada no seu total com dezanove (19) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 4,4 gr.

Med: 10

Ouro 250,0 €
0898.8
Lote 0735

GRIFO E GARÇA SOBRE RAMAGENS

GRUPO ESCULTÓRICO” – Em jade esculpido de extrema delicadeza e pormenor, trabalho chinês do séc. XX. Aves de asas abertas em vulto perfeito sobre ramagens, ladeadas por motivos florais e enrolamentos vegetalistas, assente sobre base em madeira recortada, entalhada e patinada a negro. Sinais e ínfimos defeitos.

Dim: 18,5x16 cm (Escultura)

Dim: 22,5 cm (Altura total da escultura com base)

Escultura 100,0 €
0562.8
Lote 0739

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo e branco contrastado (18k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, trabalho francês do séc. XX. Corpo em forma de chave com pega recortada e vazada, decorada com enrolamentos vegetalistas, motivos florais estilizados e volutas, cravejadas no seu total com quarenta e três (43) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas”. Sinais de uso.

Marcas de garantia do ouro francês com contraste cabeça de águia do toque 0,750.

Peso aprox: 14,1 gr.

Dim: 1,1x5,5 cm

Ouro 600,0 €
0793.8
Lote 0746

JÚLIO RESENDE (1917-2011)

RAPAZ E PAPAGAIO”– Aguarela a cores sobre papel, representando menino brincando com papagaio de papel ou tecido, lançado ao vento agitado.

Obra assinada e datada no canto inferior direito [Resende // 78]. Verso da moldura com uma etiqueta colada na placa de protecção da Galeria Nazoni, com a respectiva identificação do autor, título da obra, ano, técnica e dimensões, provavelmente comercializada pela referida Galeria. Trabalho com moldura em madeira lacada em tons de cinza escuro. Aguarela bem conservada.

Dim: 30X20 cm (Aguarela)

Dim: 47,5x37,5 cm (Moldura)

Nota: Júlio Martins da Siva Resende – Pintor contemporâneo, nasceu no Porto a 23 de Outubro de1917 e faleceu a 21 de Setembro de 2011. Discípulo de Alberto Siva, Joaquim Lopes, Dordio Gomes, Duco de la Haix e Othon Friez. Frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, obtendo de seguida uma bolsa do Instituto de Alta Cultura. Das inúmeras exposições individuais, salientam-se, três exposições antológicas na Fundação Calouste Gulbenkian (1989), no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1990), e no Leal Senado em Macau. Foi galardoado com o Prémio Nacional da Academia de Belas-Artes; o Prémio de Artes Gráficas na Xª Bienal de Arte de S. Paulo; a medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas. Está representado no Museu Nacional Soares dos Reis; no Museu do Chiado; no Museu Calouste Gulbenkian; no Museu de Arte Moderna de S. Paulo; e na sede daUNESCO, em Paris. Foi membro da Academia Nacional de Belas-Artes Portuguesa e da Real Academia das Ciências, das Letras e das Belas-Artes belga. Recebeu o Grau da Ordem Militar de Santiago de Portugal e da Ordem de Mérito Civil do Rei de Espanha.Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 46-47] // Michael Tannock. [pág. 59], com dois trabalhos reproduzidos a negro. [Estampa Nº 232 e 233].

Pintura 2.000,0 €
0544.8
Lote 0747

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX. Este conjunto é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Uma (1) cafeteira, um (1) de chá, uma (1) leiteira, um (1) açucareiro e um (1) tabuleiro. Corpos parcialmente lisos, decorados com faixas verticais com caneladuras côncavas, intercaladas por faixas vegetalistas, assente sobre bases circulares molduradas. Tampas repuxadas com a mesma decoração, encimadas por pomos torneados com términos esféricos. Pegas recortadas e vazadas em voluta. Tabuleiro parcialmente liso de formato oval, decorado com faixa concêntrica com a mesma decoração e perolados com duas pegas laterais recortadas e vazadas em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 5040,5 gr.

Alt: 23 cm (Cafeteira)

Alt: 18 cm (Bule de chá)

Alt: 15,5 cm (Leiteira)

Alt: 15,5 cm (Açucareiro)

Dim: 36,1x63,7 cm

Prata 2.500,0 €
0776.8
Lote 0748

MESA DE JOGO

Em madeira de nogueira maciça com partes faixeadas a raiz de nogueira, recortada, torneada, entalhada e com embutidos em madeira de cetim, Trabalho inglês do séc. XX. Corpo de formato rectangular ao baixo com tampo rotativo e de movimento ascendente e descendente que acompanha as linhas da cintura, assente sobre quatro colunas torneadas em forma de balaústre com términos em pés recortados e entalhados com enrolamentos vegetalistas, interligados entre si por montante central torneado com términos em rodízios. Tampo decorado nas extremidades com motivos florais embutidos em madeira de cetim, ladeados por enrolamentos vegetalistas e volutas. Interior estofado a feltro em tons de verde. Sinais de uso.

Dim: 71,5x46,5x91,2 cm (Fechada)

Dim: 69,5x91,2x92,7 cm (Aberta)

Mobiliário 200,0 €
0597.8
Lote 0756

PRATO COBERTO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato oval, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas intercalados entre si por volutas com términos em enrolamento, encimadas no bordo por friso perolado. Tampa repuxada com a mesma decoração com término em pega amovível, recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 (1º título) - Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984 e inscrição incisa [Topázio].

Peso aprox: 2.156,7 gr.

Dim: 16x27x37 cm

Prata 870,0 €
1188.7
Lote 0758

PULSEIRA DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo maleável, constituído por elos recortados e vazados de formato paralelepipédico, alguns deles ornados por fiadas cravejadas no seu total com vinte e sete (27) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 12 gr.

Dim: 0,4x18,5 cm

Ouro 800,0 €
0004.8
Lote 0765

ÍCONE GREGO (SÉC. XVIII-XIX)

A ASCENSÃO DE CRISTO” – Têmpera de ovo sobre gesso e tela, aplicado em painel de madeira, provavelmente de “lárice ou abeto”, ricamente pintado em várias cores e a folha de ouro, representando uma das grandes festas do ano litúrgico ortodoxo. Excepcional obra de arte sagrada, dividida iconograficamente em duas partes: A parte superior ao centro, dentro de mandorla em folha de ouro, encontra-se Jesus Cristo, ladeado por dois anjos de asas abertas em posição de elevação ao céu. Por cima a inscrição em grego e em letras maiúsculas [A ASCENSÃO DE CRISTO].

A parte inferior é constituída por uma bela composição, tendo ao centro por Virgem Maria, mãe de Jesus, em posição de meditação, ladeada por dois anjos de cabeças inclinadas, com doze apóstolos que tem os olhos fixos no céu, divididos em dois grupos: seis do lado direito e seis do lado esquerdo. Entre as duas partes iconográficas, encontra-se o monte das oliveiras. Todos os figurantes encontram-se representados de pé e ricamente trajados com vestes da época, em tons de azul, verde, vermelho, branco, dourado e prateado. Exemplar com pequenas faltas e desgastes na camada pictórica da têmpera, com muita mais incidência na orla do painel, junto ao friso que envolve a obra.

Dim: 41,9x30,4x2 cm

Pintura 2.500,0 €
0513.8
Lote 0768

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, interligado a mesa recortada de formato rectangular ao baixo, cravejada com setenta e dois (72) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada, encimada ao centro por faixa recortada em forma de meia-lua, percorrida por cinco fiadas transversais, cravejadas com cinquenta e nove (59) diamantes em talhe de brilhante com cerca 0,01 (ct) cada, perfazendo no seu total no seu total com cento e trinta e um (131) diamantes. Sinais de uso.

Contraste: cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 18,7 gr.

Med: 13

Ouro 900,0 €
0526.8
Lote 0774

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “TISSOT”

Caixa delgada e alongada em aço com partes polidas e escovadas, fabrico da “Tissot”, modelo Lisboa, trabalho suíço do séc. XX.

Caixa de formato rectangular ao alto com coroa lateral estriada. Verso com inscrições gravadas - T - Tissot - Z 150 Waterresistant 30. Mineral Glass. Stainless Stell. Limited Edition - 7689/9999. Máquina de movimento mecânico, accionado por corda manual. Mostrador em tons de branco, decorado com trabalho guilhochado, ladeado por faixas com caneladuras de movimento oblíquo, mostrador dos segundos de formato quadrangular, numeração Árabe a negro e inscrição no topo [Tissot - Lisboa]. Braceletes em pele em tons de negro com fivela em metal prateado e polido. A funcionar.

Dim: 4,2x3 cm

Relógios 450,0 €
0551.8
Lote 0778

COLAR DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por vinte e uma (21) contas ditas de “Viana”, intercaladas por vinte e duas (22) contas estriadas, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso e pequenas amolgadelas em algumas contas.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 22,3 gr.

Compr: 44 cm

Ouro 1.100,0 €

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