Leilão Junho 2019

Arte Sacra, Mobiliário, Pratas e Ouro, Porcelanas, Faianças, Pintura, Biblioteca, Vinhos e Objectos de Coleccionismo.

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Horários

Exposição
Dias 5, 6, 7, 8 de Dezembro 2019 das 15:00/20:00 - 21:00/24:00
 
Leilão
1ª Sessão 
10 de Dezembro 2019 ás 21:30
( Lote 0001 - 0420 )
 
2ª Sessão 
11 de Dezembro 2019 ás 21:30 
( Lote 0421 - 0839 )
 
3ª Sessão
12 de Dezembro 2019 ás 21:30 
( Lote 0840 - 1207 )
 
 

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  • Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
0710.7
0351

COPO COMEMORATIVO DE PÉ ALTO

Em cristal translucido moldado, gravado, facetado e lapidado, comemorativo do “VI CENTENÁRIO - ALIANÇA LUSO-BRITANICA 1373 - 1973”, fabrico da Stephens do séc. XX. Marcado por extenso na base [Stephans-201P). Sinais de uso.

Alt: 18 cm

Vidros e Cristais 50,0 €
0858.7
0352

TAÇA FRUTEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa sem marcas de contrastaria, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo parcialmente liso de covo acentuado, decorado no fundo por dupla faixa recortada de movimento ondulado, encimada por fiadas peroladas em dégradé, ladeadas por caneladuras verticais côncavas com término em bordo recortado, decorado com volutas e enrolamentos, intercaladas por fiadas peroladas, assente sobre pés esféricos.

Sem marcas de contrastaria ao abrigo do decreto de lei Nº 120/2017/09/15 - Art. 2 - Nº2, alínea C.

Peso aprox: 1.738 gr.

Alt: 9 cm

Diâm: 38,2 cm

Prata 600,0 €
0369.7
0353

SANTO FRANCISCANO

Escultura em barro moldado, relevado e pintado, trabalho português do séc. XIX. A figura está representada de pé em vulto perfeito com os braços justapostos, segurando com a mão direita um crucifixo e com a mão esquerda um terço. Enverga hábito comprido da sua ordem, cingido á cintura por cordão de ponta pendente com três nós, símbolos dos votos da pobreza, castidade e obediência, deixando antever as pontas dos seus pés, calçados por sandálias. Indumentária de dobras turgidas, pintada em tons de castanho com faixas e enrolamentos vegetalistas em tons de dourado. Cabeça ornada por resplendor recortado e vazado em prata portuguesa, encimado ao centro por pedra dura em tons de vermelho. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937.

Peso total aprox: 4 gr.

Dim: 5,5x5,5 cm (Resplendor)

Alt: 31 cm (Escultura)

Escultura 70,0 €
1044.8
0354

INVULGAR RELÓGIO DE PULSO DE SENHORA “MOVADO • BVLGARI”

Caixa e pulseira em ouro amarelo contrastado de (18k), com as respectivas marcas de garantia do toque 750 ‰, fabrico suíço do séc. XX. Caixa lisa de formato rectangular, encimada por numeração romana em tons de negro, com coroa estriada no verso e interligada à pulseira somente num dos lados caixa. Pulseira de corpo articulado de movimento espiralado, constituído por três argolas de formato circular, ricamente decorada com frisos geométricos. Interior da caixa com as seguintes gravações incisas [M // 18K • 0,750 // Cabeça laureada à esquerda - Marca de fabricante // 115 // 197 // 53215063]. Topo da pulseira com a gravação incisa [BVLGARI • 750]. Máquina de movimento mecânico accionado por corda manual. A funcionar.

Peso total aprox: 127 gr.

Alt: 4,5 cm

Relógios 3.000,0 €
1151.7
0355

EDUARDO MAFRA ELIAS – (1880-1949)

ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR” – Escultura miniatura, em terracota branca de extrema delicadeza e pormenor, trabalho do séc. XIX. A figura está representada de pé em vulto perfeito, segurando com a mão direita folhas de discursos e com a mão esquerda cartola e luvas, assente sobre base de formato quadrangular. Ricamente trajado com vestes de cerimónia “camisa de colarinho revirado e laço, colete, sobrecasaca de abas e calças vincadas, sob a qual sobressaem os sapatos”. Assinatura incisa na pasta, na parte lateral direita da base [E. M. Elias]. Parte frontal da base com a inscrição em relevo [DR. O. SALAZAR]. Sinais de uso e em excelente estado de conservação.

Alt: 8,7 cm

Escultura 75,0 €
0322.7
0356

PREGADEIRA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k) e prata (joalharia), com as respectivas marcas de garantia do toque (0,800) ouro e do toque (0,833) prata, trabalho português do séc. XX.Corpo constituído por quatro fiadas recortadas, ladeadas por meias-luas, cravejadas no seu total com cento e seis (106) diamantes de talhe antigo, trespassada por faixa central de movimento ondulado, cravejada com vinte e sete (27) rubis, encimados ao centro por um (1) diamante em talhe de brilhante com cerca de 0,20 (ct). Sinais de uso e rubi omisso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toque mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 17,6 gr.

Dim: 2,5x5 cm

Ouro 600,0 €
0903.7
0357

DECANTER

Em cristal translucido moldado, facetado e lapidado com armação em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo de formato bojudo, decorado com faixas verticais lapidadas, intercaladas por caneladuras facetadas, formando um desenho repetitivo. Gargalo liso em prata com término em rolha em forma de pináculo. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 80 gr.

Alt: 37 cm

Vidros e Cristais 50,0 €
0928.7
0358

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro liso, encimado por mesa em forma de flor, ladeada por faixa concêntrica cravejada com doze (12) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada, com término em pérola. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 6 gr.

Med: 19

 

Ouro 420,0 €
1003.9
0359

ALBINO MOREIRA (1895-1994)

VISTA DA CIDADE DO PORTO E GAIA” – Óleo sobre platex, representando vista da ponte Pênsil no rio Douro, com barcos rabelos e botes, casarios nas margens do Porto e Gaia, com figuras em cenas do quotidiano. Obra assinada e datada no canto inferior direito, com a seguinte inscrição [PORTO // A SEGUNDA PONTE DO PORTO // FOI A PONTE PENSIL // A. J. MOREIRA - 1990]. Pintura a necessitar de limpeza. Trabalho emoldurado.

Dim: 39,7x70 cm (Óleo)

Dim: 43,8x74 cm

 

Pintura 100,0 €
0320.7
0360

CRUZ

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo espalmado em forma de cruz, percorrida por fiada transversal e vertical, cravejadas no seu total com trinta e nove (39) diamantes em talhe de brilhante, tendo o central cerca de 0,02 (ct) e os restantes com cerca de 0,01 (ct) cada. Topo encimado por argola de suspensão. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 12,9 gr.

Dim: 4,8x2,9 cm

Ouro 600,0 €
0779.7
0361

PAR DE CASTIÇAIS “LEITÃO & IRMÃO”

Em madeira de buxo e pau-santo com arandelas em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX. Fustes torneados em forma de balaústre, encimados por copos bojudos com términos em prata, assentes sobre bases torneadas. Sinais de uso e fissuras nas bases.

Contraste: Águia 916 - 1º título. Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Marca de Ourives de Lisboa “Leitão & Irmão”.

Peso aprox: Não se consegue pesar.

Alt: 19,2 cm (Castiçal)

Artigos Decorativos 50,0 €
0415.7
0362

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Este serviço de chá e café é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Cafeteira, bule de chá, leiteira e açucareiro. Corpos parcialmente lisos de formato bojudo, decorados por faixas concêntricas com flores intercaladas por caneladuras rectangulares lisas, ladeadas por enrolamentos e frisos em dégradé, assente sobre base repuxadas de formato circular. Tampas repuxadas com pomos torneados. Bicos em colo de cisne, ladeados por pegas recortadas e vazadas com isoladores em matéria sintética. Sinais de uso, pequenas amolgadelas e um isolador da pega omissos.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937 e inscrição incisa [J. N. Cunha Ldª - Lisboa).

Peso aprox: 1.219,2 gr.

Alt: 21 cm (Cafeteira)

Alt: 19 cm (Bule de chá)

Alt: 17 cm (Leiteira)

Alt: 16,5 cm (Açucareiro)

Prata 600,0 €
1097.7
0363

PRATO LADEIRO E SOPEIRO DE BORDO RECORTADO

Em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalhos de exportação do séc. XVIII. Corpos de formato circular de covo pouco acentuado, decorados com ricos esmaltes em tons de “rouge de fer” da família rosa e a ouro sobre fundo branco com motivos de arranjos florais, ladeados por bouquets. Abas decoradas na pasta com enrolamentos vegetalistas em relevo, ladeadas com reservas de motivos de arranjos florais. Reinado de Qianlong. Sinais de uso, cabelos no vidrado e esbeiçadela acentuada num dos pratos.

Diâm: 23 cm

Porcelana 75,0 €
0925.7
0364

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro parcialmente liso de topo recortado e vazado, decorado por faixa de movimento ondulado, intercalada por sete (7) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 8,6 gr.

Med: 14

Ouro 400,0 €
0820.7
0365

ESTRELA FARIA (1910-1976)

SEM TÍTULO” – Técnica mista sobre papel em tons de azul, sob fundo branco, trabalho do séc. XX: Obra assinada no canto inferior direito [Faria]. Trabalho emoldurado. Ref. Biog.Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 250] // Michael Tannock. [págs. 63]

Dim: 19,5x16,5 cm (Óleo)

Dim: 36,2x33 cm (Moldura)

Pintura 100,0 €
0945.7
0366

PALITEIRO “JOSÉ REDONDO”

Em porcelana moldada e relevada, fabrico atribuível à da fábrica da Vista Alegre, trabalho do séc. XIX-XX. A figura está representada de pé em vulto perfeito, segurando o trombone com ambas as mãos. Enverga fato, camisa com laçarote e chapéu de aba larga sobre a cabeça. Decoração policroma em vários tons sobre fundo branco e complementos a ouro mate, pintada á mão. Sinais de uso e pequenas esbeiçadelas na aba superior da aba do chapéu e no bocal do trombone.

Alt: 12 cm

Porcelana 75,0 €
0912.7
0367

TINTEIRO DE SECRETÁRIA

Em prata portuguesa com depósitos em vidro translucido moldado, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato rectangular ao baixo de cantos arredondados, encimados por rostos femininos em relevo, ladeados por ramagens e flores, assente sobre pés recortados e vazados em voluta. Corpo decorado em dupla face por faixa recortada com cartela de formato oval, ladeada por motivos de arranjos florais, intercalados por laçarotes, encimado ao centro por campainha, ladeada por dois tinteiros em vidro translucido moldado com aros e tampas em prata, assentes sobre bases recortadas, ladeadas por caneladuras verticais com términos em enrolamento e dois apoios frontais para respectiva pena de escrita. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 830 gr.

Dim: 19x30,5x18 cm

Prata 600,0 €
0506.7
0368

RARO E INVULGAR BRINQUEDO ALEMÃO

AERONAVE” – Em folha-de-flandres litografada, produzida pela Orobr, trabalho alemão dos anos 20. Brinquedo em vários tons sobre fundo vermelho com decoração realista, encimado no topo por aleta recortada e perfurada para colocação do respectivo cordel para fixação em eixo vertical. Mecanismo de movimento mecânico de corda manual que acciona a hélice frontal que dá origem a avioneta começar a mover-se em círculos. A funcionar. Sinais de uso, desgastes policromos, picos de corrosão e em razoável estado de conservação.

Dim: 7x27,5x23,6 cm

 

Coleccionismo 50,0 €
1087.7
0369

SECRETÁRIA

Em madeira de mogno maciço com partes torneadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Tampo de formato rectangular ao baixo de cantos facetados com centro forrado a percalina em tons de negro, encimado no verso por prateleira, assente sobre torneados em forma de balaústre. Corpo constituído por nove (9) gavetas no seu total, sendo três (3) superiores e seis (6) inferiores, assente sobre bases molduradas com términos em pés torneados. Corpo delineado por molduras, formando um desenho almofadado utilizado como elementos decorativos. Sinais de uso, faltas e defeitos.

Dim: 99x134x72,5 cm

Mobiliário 200,0 €
0281.7
0370

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro recortado, ricamente decorado com reservas de motivos geométricos, ladeadas por faixas de movimento ondulado e elementos esféricos, cravejada ao centro por uma (1) turmalina oval, ladeada por duas (2) pérolas. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 10,4 gr.

Med: 17

Ouro 500,0 €
0215.7
0371

LIMA DE FREITAS (1927-1998)

SEM TITULO” – Tinta-da-china sobre papel, estudo com diversas composições “Mulher sentada, Mesa, Candeeiro a petróleo, Jarra e Galináceos”. Obra datada e assinada na parte inferir direita [24 Dez 47 // Lima de Freitas]. Exemplar em razoável estado de conservação. Trabalho emoldurado.

Dim: 21,5x30 cm (Tinta-da-china)

Dim: 43,8x51 cm (Moldura)

Pintura 100,0 €
0708.7
0372

PRATO

Em faiança portuguesa do norte, moldada e relevada, trabalho do séc. XIX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de azul sobre fundo branco, tendo ao centro flor, ladeada por enrolamentos vegetalistas, motivos florais e frisos concêntricos. Aba decorada com motivos florais e enrolamentos vegetalistas estilizados. Sinais de uso, esbeiçadelas e desgaste no vidrado.

Diâm: 31 cm

Faiança 100,0 €
0936.7
0373

PULSEIRA DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos recortados interligados entre si, formando um desenho encordoado repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 13,9 gr.

Compr: 20 cm

Ouro 800,0 €
0396.7
0374

MESA BUFETE

Em madeira de vinhático, pau-santo e castanho com partes torneadas e entalhadas, trabalho português do séc. XIX. Tampo liso de formato rectangular ao baixo, constituído por três tábuas interligadas entre si por laços interiores embutidos, ladeado por molduras em esquadria. Caixa constituída por duas gavetas simulando quatro, ornadas por almofadas e molduras tremidas, ladeadas por forras com caneladuras transversais entalhadas, utilizadas como elementos decorativos. Corpo assente sobre quatro pernas torneadas em espiral, interligadas entre si por montantes e quadras de intercepção que permitem a ligação á trempe, constituída por travessas torneadas em espiral, interligadas ao centro por discos e bolas. Ferragens em latão rendilhado, recortado e vazado, servindo de decoração na frente das almofadas das gavetas. Gavetas em esquadria com ilhargas parcialmente malhetadas em madeira de pau caixa com fundos em madeira de castanho. Sinais de uso, restauros antigos e vestígios de xilófagos.

Dim: 64x128x80,3 cm

Mobiliário 250,0 €
0097.7
0375

CHARLES ÉMILE CANET (SÉC. XIX-XX)

PORTO DE CANCALE” – Óleo sobre tela, com vista de barcos de pesca no areal, na maré baixa e imensas figuras em cena do quotidiano. Obra assinada no canto inferior direito [Ch. Canet], e a localidade (Cancale). Interessante vista marítima francesa de Charles Émile Canet, conhecido pelas suas pinturas, com vistas de portos, paisagens marítimas e paisagens. Estudou em Paris e foi discípulo de Gustave Le Sénéchal de Kerdréoet. Expôs regularmente no Salon Artistes Francais em Paris entre 1887 e 1900. Pintura a necessitar de intervenção de especialista em restauro, devido a cortes acentuados na parte lateral esquerda da tela, provocado por mal acondicionamento no transporte. Trabalho com interessante moldura francesa em madeira e gesso, a ouro fino e ouro mate, ricamente ornada com concheados, frisos, ramagens florais e vegetalistas. Ref. Biog. E. Benezit Dictionnaire des Peinters, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs. Vol. 3 [pág. 186].

Dim: 51,3x73,3 cm (Óleo)

Dim: 76,3x98,3cm (Moldura)

Pintura 200,0 €
0242.7
0376

TABULEIRO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato oval, decorado por cercadura concêntrica gravada com ramagens, ladeadas por caneladuras largas de movimento côncavo, encimadas por friso perolado. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 1.327,7 gr.

Dim: 32,8x48,3 cm

Prata 650,0 €
0720.7
0377

TRAJE “ALENTEJANO”

Traje constituído por uma (1) saia em flanela de lã em tons de vermelho, decorada com motivos florais bordados a negro. Uma (1) camisa de manga comprida em tecido em tons de branco com botões em forma de diamante. Um (1) colete em flanela de lã em tons de vermelho, decorado por botões dourados com aperto frontal por cordão. Um (1) avental em tecido em tons de negro, bordado em vários tons com motivos de arranjos florais e enrolamentos vegetalistas. Duas (2) faixas em tecido de lã em tons de negro com remates em franja e um (1) par de meias. Sinais de uso.

Objectos de Uso Pessoal 80,0 €
0554.7
0378

POTE DE TRÊS PERNAS

De grandes dimensões em ferro fundido, trabalho português do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, decorado por faixas concêntricas em relevo com duas pegas laterais recortados e vazados, encimadas por asa articulada em ferro tubular com términos em enrolamento, assente sobre três pernas. Tampa de formato circular decorada por rebaixe, encimada por pega recortada e vazada. Sinais de uso.

Alt: 67 cm

Diâm: 46 cm

Diversos 75,0 €
0419.7
0379

PAR DE BRINCOS

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos Portugueses do séc. XX-XXI. Corpos recortados em voluta, encimados ao centro por duas fiadas, cravejadas no seu total por doze (12) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 7,8 gr.

Dim: 1,8x0,6 cm

Ouro 500,0 €
0486.7
0380

MOBILIA DE QUARTO ESTILO D. JOÃO V

Em madeira de castanho maciço, recortado, vazado, entalhado e patinado a negro, trabalhos portugueses do séc. XX. Esta mobília de quarto é constituída pelas seguintes peças que passamos a descrever: Cama, par de mesas-de-cabeceira, comoda, toucador, duas cadeiras e banqueta com apoio para os pés. Corpos decorados com concheados, ladeados por enrolamentos vegetalistas, volutas e enrolamentos entalhados, assente sobre pernas de boa curvatura, ornadas com enrolamentos entalhados com términos em pés garra sobre bola. Ferragens em metal amarelo em forma de águia central de asas abertas, ladeadas por enrolamentos com pegas recortadas em voluta. Sinais de uso, pequenas faltas e defeitos e em razoável estado de conservação.

Dim: 174x190x140 cm (Cama)

Dim: 84x48x39,5 cm (Mesas de cabeceira)

Dim: 89x110x53 cm (Cómoda)

Dim: 217x79x52 cm (Toucador)

Dim: 106,5x53x44 cm (Cadeiras)

Dim: 46x39x55 cm (Banqueta)

Mobiliário 300,0 €
1106.7
0381

PRATO

Em faiança portuguesa, fabrico atribuível a Coimbra, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de verde, rosa, castanho e amarelo sobre fundo branco, tendo ao centro paisagem com casarios encimado por bandeirola, ladeados por arvoredo exuberante, aves e faixas concêntricas. Aba decorada por motivos florais estilizados, ladeados por faixas verticais perolados e espinhados. Sinais de uso e esbeiçadelas no vidrado do bordo.

Diâm: 31,7 cm

Faiança 100,0 €
0405.7
0382

PAR DE CANDELABROS DE TRÊS LUMES

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Fustes de formato cónico invertido, decorados por caneladuras verticais gomadas, interceptadas por faixas concêntricas em dégradé, encimados por braços recortados em [S], percorridos por caneladuras incisas, encimados por arandelas circulares repuxadas e copos que servem de apoio às velas. Corpos assentes sobre bases repuxadas de formato circular, decoradas em relevo por faixa concêntrica gomada com términos em pés moldurados de formato oval. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 1.591,2 gr.

Alt: 38,8 cm

Prata 790,0 €
1115.7
0383

CRUZEIRO SEIXAS (1920)

SEM TÍTULO” – Técnica mista sobre papel, com colagens em tons de negro e amarelo sobre fundo bordeaux. Obra assinada no canto inferior direito [Cruzeiro Seixas]. Trabalho com moldura lacada em tons de negro.

Dim: 38x27 cm (Técnica mista)

Dim: 45,2x34 cm (Moldura)

Pintura 200,0 €
0309.7
0384

FIO DE SENHORA COM PENDENTE

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos portugueses do séc. XX-XXI. Fio maleável, constituído por elos de formato circular interligados entre si, formando um desenho encordoado repetitivo. Pendente com armação circular, decorado ao centro por fiada cravejada com onze (11) diamantes em talhe princess, encimada por seis caneladuras verticais recortadas, estando três delas cravejadas com seis (6) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada, com término em pérola de cultura. Armação encimada por argola de suspensão, cravejada ao centro por doze (12) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 21,1 gr. (Fio com pendente)

Compr: 40 cm (Fio)

Dim: 3,8x1,2 cm (Pendente)

Ouro 1.000,0 €
0874.7
0385

TAÇA

Em faiança portuguesa moldada e relevada, fabrico de Coimbra dito “Ratinho”, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de azul, verde, castanho e amarelo sobre fundo bege com flores esponjadas estilizadas, ladeadas por enrolamentos vegetalistas, volutas, encimadas por friso concêntrico. Sinais de uso, esbeiçadelas e desgastes acentuados no vidrado.

Alt: 6,3 cm

Diâm: 31,8 cm

Faiança 100,0 €
0716.7
0386

TAÇA FRUTEIRA DE PÉ ALTO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Fuste em forma de putti, representado em posição vertical e em vulto perfeito, ornado por faixa recortada de movimento esvoaçante, segurando com ambas as mãos uma taça em forma de campânula invertida de movimento gomado e de covo acentuado, decorada com enrolamentos vegetalistas e enrolamentos gravados e em relevo. Fuste assente sobre base repuxada, facetada e recortada com caneladuras verticais de movimento côncavo e convexo, decoradas interiormente com reservas de enrolamentos vegetalistas e volutas gravadas, ladeada no bordo frontal por ramagens recortadas, intercaladas por folhas de acantos e perolados com términos em pés de enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 1.906,4 gr.

Alt: 38,8 cm

Diâm: 28 cm

Prata 1.000,0 €
0698.7
0387

PRATO

Em porcelana japonesa, moldada e relevada, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em vários tons sobre fundo branco, tendo ao centro ave de asas abertas, ladeada por faixas de movimento esvoaçante, enrolamentos vegetalistas e friso concêntrico com volutas interligadas entre si. Aba decorada com reservas com vistas de jardim com cercas, motivos florais, aves, arvoredo exuberante, volutas com términos em enrolamento e complementos a ouro. Verso com reservas estilizadas a azul sobre fundo branco. Marca incisa no verso. Sinais de uso.

Diâm: 36,5 cm

Porcelana 100,0 €
0921.7
0388

ANEL DE SENHORA ART DÉCO

Em ouro amarelo contrastado (19,2k) e prata, (joalharia),com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800 (ouro) e do toque 0,833 (prata), trabalho português do séc. XX. Aro liso com término em [V], encimado por caneladuras recortadas, cravejadas por fiadas com oito (8) rubis e três (3) diamantes de talhe antigo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toque mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 11,2 gr.

Med: 19

Ouro 500,0 €
1154.7
0389

CARLOS CARNEIRO (1900-1971)

Colecção de {OITO DESENHOS} a grafite e a tinta-da-china, alguns com partes sombreadas a cores sobre papel fino e encorpado, trabalhos do séc. XX. Este conjunto é constituído pelos seguintes trabalhos: Um (1) desenho a grafite sobre cartão de dimensões consideráveis, com partes sombreadas às cores na cabeça, representando figura de jovem masculino em posição de sentado, assinado e datado na parte inferior esquerdo [Para o Gil // Carlos Carneiro // 1941]. Verso da obra com o carimbo de Paris. Um (1) desenho a grafite sobre cartolina cinzenta de dimensões consideráveis, com partes sombreadas às cores, representando figura de jovem masculino em posição de pé, observando caderno de apontamentos, assinado e datado na parte inferior esquerda [Carlos Carneiro // Janeiro 1944 // GIL]. Verso da obra com um desenho de um busto de figura feminina e carimbo de Paris.

Um (1) desenho a tinta-da-china sobre papel, com partes a água-tinta de tons cinzentos, representando duas figuras em posição de pé e em modo de conversa. Obra não assinada, com a inscrição na parte inferior direita [S. Germanin? // Paris 58]. Verso com a inscrição a grafite na parte superior esquerda [M Carneiro]. Um (1) desenho a tinta-da-china sobre papel, com partes a água-tinta de tons cinzentos e negros, representando figura masculina e esboço de figura feminina em posição de pé. Obra não assinada. Verso com o número [703]. Um (1) desenho a sépia sobre papel, representado a violoncelista Guilhermina Suggia, vista de costas e em posição de pé, com o esboço da cabeça da violoncelista visto de perfil lateral. Obra não assinada, com a inscrição na parte inferior, ao centro do desenho [Guilhermina Suggia]. Um (1) desenho a grafite sobre papel, representando esboço de figura feminina em posição de sentada. Obra assinada no canto inferior direito, por sistema de rubrica [Carlos Carneiro // 48].

Um (1) desenho a grafite sobre papel, representando estudo de salão de convívio parisiense. Obra não assinada, com a inscrição no canto inferior direito [Bellame?… // 958]. Um (1) desenho a tinta-da-china, representado figura feminina vista de costas. Obra assinada no verso por sistema de rubrica [Carlos Carneiro // Nº 474]. Exemplares em razoável estado de conservação, apresentando alguma sujidade e dobras. Trabalhos soltos, dentro de pasta cartonada com atilhos. Ref. Biog.Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág.55-56] // Michael Tannock. [pág.39] //Catálogo da Grande Exposição dos Artistas Portugueses-1935. [pág.74] // Vida e Obra do Pintor Carlos Carneiro - Exposição temporária Casa Oficina António Carneiro-1992. INTERESSANTE CONJUNTO DE DESENHOS.

Dim: 64,5x48 cm

Dim: 65x50 cm

Dim: 39,5x30,2 cm

Dim: 34x23,5 cm

Dim: 33,3x22,2 cm

Dim: 44,9x32 cm

Dim: 30,3x39,5 cm

Dim: 31,7x25 cm

Pintura 200,0 €
0721.7
0390

CÓMODA ESTILO D. MARIA

Em madeira de pau-santo maciço com filetes embutidos em madeira de cetim, trabalho do séc. XX. Tampo liso de formato rectangular, ornado por molduras em esquadria com filetes embutidos em madeira de cetim que acompanha as linhas da caixa, constituída por três gavetas superiores, sendo a central de dimensões mais reduzidas e três gavetões inferiores, decorados por puxadores torneados com embutidos ao centro em osso e escudetes em madeira de cetim, assente sobre pés recortados. Interiores malhetados em madeira de castanho maciço. Boa patine e bonita vergada de madeira. Sinais de uso e em bom estado de conservação.

Dim: 101x121,5x56 cm

Mobiliário 500,0 €
0276.7
0391

ESCRAVA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k) e prata (joalharia), com as respectivas marcas de garantia do toque (0,800) ouro e do toque (0,833) prata, trabalho português do séc. XX. Aro recortado e vazado, decorado ao centro por fio de movimento encordoado e perolados, ornado no topo por mesa transversal recortada, cravejada no seu total com trinta e dois (32) diamantes de talhe antigo, encimada ao centro por fiada central com quinze (15) pérolas de várias dimensões. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toques mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1838-1984.

Peso total aprox: 29,1 gr.

Diâm: 5 cm

Ouro 1.500,0 €
0167.7
0392

BARRIL PARA AGUARDENTE

Em faiança portuguesa moldada e relevada, produção da Fábrica de José A. Cunha das Caldas da Rainha, trabalho do início do séc. XX. A figura está representada sentada em vulto perfeito sobre barril, segurando com a mão direita um copo e com a esquerda um cantil. Apresenta-se ricamente trajado com calças compridas, deixando antever as pontas dos seus pés, camisa abotoada ornado por laçarote, sobreposta por casaco desabotoado. Escultura assente sobre barril com término em base repuxada e recortada, decorada em relevo com parras e uvas. Decoração vidrada e policroma em vários tons com partes polidas e despolidas. Sinais de uso, faltas e defeitos no término do cantil e chapéu omisso. Marca incisa na base “José A. Cunha - Sucessor”.

Dim: 32x15,5x15,5 cm

Faiança 120,0 €
0122.7
0393

CANDEEIRO DE TECTO DE TRÊS LUMES

Em cristal moldado com partes recortadas, facetadas e lapidadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Fuste tubular espiralado com balaústre central bojudo, interceptado por taças de bordo recortado, decorados com faixas concêntricas, enrolamentos vegetalistas e elementos geométricos gravados a ácido, ladeadas por pingentes com término em pináculo. Braços recortados em voluta, encimados por arandelas e três tulipas em cristal doble em tons de rosa e branco fosco, decoradas com enrolamentos vegetalistas e volutas, gravadas a ácido, deixando a descoberto o sistema antigo a gaz. Braços ornados com três tulipas suspensas em vidro leitoso moldado, decoradas por faixas concêntricas em dégradé, formando um desenho repetitivo. Corpo decorado por pingentes e filagens com pedraria em forma de diamante. Electrificado. Sinais de uso e possíveis faltas e defeitos.

Alt: 128 cm

Diâm: 81,5 cm

Nota: Candeeiro com sistema original a gaz e electrificado posteriormente.

Vidros e Cristais 300,0 €
0249.7
0394

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Este serviço é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Tabuleiro, cafeteira, bule de chá, leiteira e açucareiro. Corpos lisos de formato bojudo com pegas recortadas e vazadas em voluta, assente sobre tabuleiro de formato oval, decorado no bordo por faixa concêntrica moldurada em dégradé com duas pegas recortadas e vazadas nas extremidades. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 3.043,7 gr.

Alt: 20 cm (Cafeteira)

Alt: 17,5 cm (Bule de chá)

Alt: 12 cm (Açucareiro)

Alt: 10,5 cm (Leiteira)

Dim: 34,3x57,5 cm (Tabuleiro)

Prata 1.500,0 €
0484aa
0395

TREMÓ LUÍS XVI

Em madeira entalhada, recortada, vazada e brunida a ouro fino, trabalho do séc. XVIII-XIX. Consola com cintura de linhas tortas e retortas em forma de cercadura geométrica recortada e vazada, ricamente decorada ao centro por medalhão perolado encimado por laçarote, ladeado por grinaldas, flores e enrolamentos entalhados e brunidos a ouro fino, assente sobre pernas galbadas, ornadas com enrolamentos vegetalistas e volutas com términos em pés de sapata. Tampo recortado e moldurado em pedra mármore em tons de branco. Moldura de formato rectangular ao alto de topo recortado com espelho central, ladeado por pilastras finamente entalhadas, intercaladas por motivos florais, encimados por cartela e medalhões. Cartela superior com pintura interior a óleo sobre madeira, representando paisagem campestre com músico recostado em vulto perfeito a tocar instrumento de sopro, ladeado por casal em poses de dança. Consola com algumas faltas acentuadas no ouro fino, perna frontal partida e colada e esbeiçadela no canto lateral do tampo. Espelho com leves falhas no ouro fino brunido.

Dim: 175x78 cm (Espelho)

Dim: 76x78x41 cm (Consola)

Dim: 251 cm (Altura total da consola com espelho)

Mobiliário 750,0 €
0292.7
0396

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso de topo recortado e vazado, encimado por voluta em forma de (S) com término em faixa recortada de movimento oblíquo, cravejada por fiada com nove (9) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 12,9 gr.

Med: 16

Ouro 600,0 €
0521.7
0397

NOSSA SENHORA DAS DORES

Escultura em terracota moldada, relevada e pintada com resplendor em prata portuguesa sem marcas de contrastaria, trabalho português do séc. XVIII-XIX. A figura está representada sentada em vulto perfeito de mãos entrelaçadas, apoiadas sobre as pernas. Rosto de traços bem demarcados de expressão dolorosa a olhar para o céu, ladeado por véu de dobras turgidas, perfurado para aplicação do respectivo punhal, encimado por resplendor em prata recortada e vazada com flor central ornada por pedra dura. Traja túnica comprida cingida á cintura em tons de castanho com bordo dourado e manto esvoaçante sobre a cabeça, pintado em tons de azul com bordo dourado, caindo em drapeados harmoniosamente elaborados com ponta pendente sobre o braço direito. Escultura assente sobre estrutura em cortiça pintada com término em base torneada em madeira de pau-santo, encimada por redoma em vidro translucido com pega parcialmente esférica. Sinais de uso, pequenas esbeiçadelas e punhal omisso.

Resplendor sem marcas de contrastaria ao abrigo do decreto de lei Nº 120/2017/09/15 - Art. 2 – Nº2, alínea C.

Alt: 22,5 cm (Escultura com resplendor, assente sobre estrutura em cortiça)

Alt: 33,5 cm (Base com redoma)

Escultura 160,0 €
0780.7
0398

INVULGAR MESA DE CENTRO D. JOÃO V

Em madeira de castanho maciço com partes ricamente entalhadas e douradas, trabalho do séc. XVIII. Tampo recortado de formato rectangular ao baixo que acompanha as linhas tortas e retortas da caixa, formando bonitas curvas assimétricas, constituída por duas gavetas simulando quatro, assente sobre pernas de boa curvatura, ladeadas por saiais recortados, ricamente entalhados com concheado central, encimado por flores, volutas e enrolamentos vegetalistas a ouro com términos em pés de cachimbo. Interiores malhetados em madeira de castanho maciço. Ferragens em bronze recortado e vazado com motivos vegetalistas encimados por concheados, ladeados por volutas com términos em enrolamento. Sinais de uso, restauros antigos, pequenas faltas e defeitos e vestígios de xilófagos.

Dim: 84x122,5x80 cm

Mobiliário 1.700,0 €
0582.7
0399

TERRINA COM PLATEAU

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo bojudo de formato circular, decorado por faixa concêntrica com caneladuras verticais de movimento convexo, formando um desenho gomado repetitivo com pegas laterais recortadas e vazadas em volutas, assente sobre pernas altas com términos em enrolamento. Tampa com a mesma decoração, encimada por pega em forma de flor. Plateau de formato circular de covo acentuado com a mesma decoração. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 2.376,2 gr.

Alt: 23 cm (Terrina)

Diâm: 33 cm (Plateau)

Dim: 25 cm (Altura total da terrina com plateau)

Prata 1.100,0 €
1189.6
0400

COLECÇÃO “AVES DE CAÇA”

Em porcelana moldada e relevada da fábrica da Vista Alegre, trabalhos do séc. XX. Esta colecção “Aves de Caça” é uma edição especial de 1986/87, constituída por oito (8) pratos. Decoração estampilhada e policroma em vários tons sobre fundo branco representando ao centro oito aves de caça diferentes. Aba decorada em tons de verde, ladeada por frisos concêntricos a ouro mate. Marca por carimbo na base com os respectivos nomes das aves de caça. Colecção completa. Sinais de uso e cabelo na aba de um dos pratos.

Marca Nº 36 em uso 1980-1992.

Diâm: 25,8 cm

Porcelana 150,0 €

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