Leilão Junho 2019

Arte Sacra, Mobiliário, Pratas e Ouro, Porcelanas, Faianças, Pintura, Biblioteca, Vinhos e Objectos de Coleccionismo.

Seleccionar o nº do Lote para aceder a toda informação relativa ao artigo (Notas e fotos adicionais)

Horários

Exposição
Dias 18, 19, 20, 21 e 22 de Junho 2019 das 15:00/20:00 - 21:00/24:00
 
Leilão
1ª Sessão (lotes 1 a 357)
25 de Junho 2019 ás 21:30
 
2ª Sessão (lotes 358 a 713) 
26 de Junho 2019 ás 21:30
 
3ª Sessão (lotes 714 a 1013) 
27 de Junho 2019 ás 21:30
 
4ª Sessão (lotes 1014 a 1386)
28 de Junho 2019 ás 21:30
 

Ordem de Compra

Formulario
Online  

Ordem de Compra por Telefone

Só aceitamos ordens de compra por telefone para valores de base iguais ou superiores a 50,00€

  • Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
1356.1
Lote 0564

TRÊS MINIATURAS EM TERRACOTA

BEETHOVEN // MINIATURA COM SUPORTE DE APOIO” – Placa em terracota relevada de formato rectangular ao baixo, produção da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, trabalho do séc. XX. Miniatura alusiva ao grande compositor da música clássica universal, Ludwig van Beethoven. Anverso: Ao centro, busto em alto-relevo coroado com ramo vegetalista exuberante. Por baixo no canto inferior esquerdo a inscrição em relevo [BEETHOVEN]. Reverso: Ao centro, suporte de apoio que acompanha a placa da parte inferior à superior. No canto inferior esquerdo a marca circular gravada na pasta. Por cima da marca a letra [Y] e o número [4]. Exemplar com ínfima esbeiçadela no canto inferior direito, com mais incidência na parte do verso. INVULGAR MINIATURA.

Dim: 5,1x6x3 cm

MEDALHA DE SUSPENSÃO” – Em terracota moldada e relevada de formato oblongo, fabrico da Olaria Alfacinha de Estremoz, trabalho do séc. XX.

Anverso: Brasão de Armas da Cidade de Estremoz em relevo, encimado pela Coroa Real. Por baixo a legenda incisa na pasta [ESTREMOZ]. Parte superior, acima da Coroa Real, furação circular na pasta para aplicação de fita de suspensão. Reverso: Ao centro, marca circular gravada na pasta e a legenda entre dois círculos [OLARIA ALFACINHA // ESTREMOZ]. Ao centro a inscrição [PORTUGAL]. Exemplar bem conservado.

Dim: 6,5x4,2 cm 

CHURCHILL // PLACA MINIATURA” – Em terracota moldada e relevada de formato rectangular ao alto, fabrico possivelmente português do séc. XX. Miniatura alusiva ao grande estadista britânico, que se distinguiu com primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Anverso: Busto do estadista Churchill, virado à direita entre campo rectangular. Por cima, no canto esquerdo e direito, dois furos na pasta para fixação. Reverso: Superfície côncava sem qualquer inscrição. Exemplar bem conservado.

Dim: 6x4,6 cm

Escultura 30,0 €
0739.6
Lote 0565

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro decorado com caneladuras verticais, encimado por mesa transversal recortada, cravejada com dezanove (19) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Cabeça de galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados com pedras preciosas, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 8,9 gr.

Med: 20

Ouro 400,0 €
1354.1
Lote 0566

JOÃO AVELINO MARQUES (1938)

PORTO AO ENTARDECER” – Montagem fotográfica a cores sobre papel, com vista do pôr-do-sol entre o arco e o tabuleiro da Ponte D. Luís da cidade do Porto. Obra assinada no canto inferior direito, pelo fotógrafo profissional, com vários prémios a nível nacional e internacional. Autor e co-autor de vários livros como: Os Sete Dias; A Ria; Dunas; Segrafredo Zanetti, entre outros. Fotografia bem conservada. Trabalho com moldura em madeira lacada em tons de vermelho.

Dim: 28,7x38,7 cm

Dim: 41,2x51,2 cm (Moldura)

Pintura 50,0 €
0794.6
Lote 0567

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Fundo liso de covo acentuado, bordo recortado, decorado por faixa concêntrica com volutas com términos em enrolamento, intercalados por concheados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 337,7 gr.

Diâm: 21,5 cm

Prata 160,0 €
0677.6
Lote 0571

CESTO PARA PÃO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso em dégradé, decorado no bordo por volutas com términos em enrolamento, intercaladas por concheados. Asa móvel parcialmente lisa, decorada ao centro por cartela, ladeada por enrolamentos vegetalistas. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 342,5 gr.

Alt: 18 cm

Diam: 25,7 cm

Prata 170,0 €
0805.6
Lote 0575

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso com término em mesa transversal, cravejada por fiada única com dezanove (19) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 6,6 gr.

Med: 12

Ouro 400,0 €
0770.6
Lote 0581

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (18 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, trabalho português para exportação do séc. XX-XXI. Aro parcialmente decorado com caneladuras de movimento oblíquo, encimado por mesa recortada em forma de flor, ladeada por faixa concêntrica cravejada com dez (10) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada e no topo com um (1) diamante em talhe de brilhante com cerca de 0,20 (ct). Sinais de uso.

Contraste: Andorinha - Marca de garantia do ouro do toque de 0,750, aplicada em artefactos para exportação, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Cabeça de pelicano - Marca aplicada em artefactos de ourivesaria importados por entidades não matriculadas e em artefactos que se desconhece o responsável pelo fabrico, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 5,4 gr.

Med: 21

Ouro 450,0 €
0781.6
Lote 0587

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso com términos em caneladuras transversais, cravejadas por duas fiadas com seis (6) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Mesa de formato circular, cravejada ao centro com um (1) diamante em talhe de brilhante com cerca de 0,20 ct. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 8,8 gr.

Med: 14

Ouro 500,0 €
0418.6
Lote 0590

MESA DE SALA DE JANTAR DE SEIS PERNAS

Em madeira de nogueira maciça, torneada e moldurada, trabalho português do séc. XIX-XX. Tampo de formato oval decorado por rebaixe assente sobre seis pernas torneadas em forma de balaústre com términos em rodízios e duas tábuas de aumento. Sinais de uso e vestígios de xilófagos.

Dim: 78x117x170 cm (Fechada)

Dim: 78x117x261,5 cm (Aberta)

Mobiliário 150,0 €
0735.6
Lote 0593

ANELEIRA DE PÉ ALTO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Aneleira lisa de formato quadrangular de cantos facetados, encimada ao centro por pedra de quartzo lapidado, assente sobre fuste de sessão quadrangular com término em base quadrangular moldurada em dégradé. Sinais de uso e ínfimas amolgadelas na base da aneleira.

Contraste: Águia 925. Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso estimado: 350 gr.

Peso total aprox: 561,1 gr.

Dim: 20,5x16,5x16,5 cm

Prata 200,0 €
1358.1
Lote 0596

GALHETEIRO

Em faiança portuguesa, provavelmente do Norte, trabalho do séc. XX. Corpo polilobado, com fuste central em forma de coluna terminando com pega em losango. Galheteiro com duas galhetas e dois recipientes encimados por tampas, para sal e pimenta. Decoração policroma em tons de azul sobre fundo branco, com casarios e motivos geométricos estilizados. Sinais de uso e pequenas esbeiçadas no vidrado.

Dim: 14,5x22,5x14 cm

Faiança 30,0 €
0743.6
Lote 0599

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco e amarelo escovado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso em ouro branco escovado, decorado ao centro por faixa em ouro amarelo, encimado ao centro por fiada com quatro (4) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada e o central com cerca de 0,20 (ct). Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Cabeça de galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados com pedras preciosas, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 11,3 gr.

Med: 17

Ouro 550,0 €
0561.6
Lote 0600

ZÉ PENICHEIRO (1921-2014)

SEM TITULO” – Serigrafia a cores sobre papel, assinada no canto inferior direito [Zé Penicheiro]. Edição limitada de 174 // 300. Exemplar em bom estado de conservação. Trabalho com moldura lacada em tons de rosa.

Dim: 29,4x39 cm (Mancha)

Dim: 49x68,7 cm (Papel)

Dim: 53x72,8 cm (Moldura)

Pintura 50,0 €
1268.3
Lote 0601

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Fundo liso de covo pouco acentuado. Aba decorada por faixa recortada com cartelas recortadas, ladeadas por volutas, enrolamentos vegetalistas e perolados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985 e inscrição incisa [Topázio].

Peso aprox: 573,2 gr.

Diâm: 33,5 cm

Prata 280,0 €
0759.6
Lote 0603

PREGADEIRA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo recortado e vazado em forma de ramagem, ladeada por motivos de arranjos florais, cravejada no seu total com trinta e um (31) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas” e dois (2) diamantes em talhe de brilhante, tendo o maior cerca de 0,20 (ct) e o menor cerca de 0,10 (ct) e uma (1) água marinha. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 8,8 gr.

Dim: 2x4,5 cm

Ouro 600,0 €
0701.6
Lote 0609

BILHETEIRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo pouco acentuado, decorado com motivos florais, ladeados por enrolamentos vegetalistas e volutas, assente sobre pés recortados e vazados. Aba recortada e vazada, decorada com enrolamentos vegetalistas em relevo, ladeados por motivos de arranjos florais, intercalados por concheados. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II). Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 647 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 39 cm

Prata 350,0 €
0763.6
Lote 0611

COLAR COM CONTAS DE VIANA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por fiada com quarenta e duas (42) contas ditas de “Viana”, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 12,6 gr.

Compr: 46 cm

Ouro 600,0 €
0765.6
Lote 0615

FIO DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos de formato tubular, intercalados entre si por argolas, formando um desenho geométrico repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 14 gr.

Compr: 43 cm

Ouro 600,0 €
0890.6
Lote 0621

BUSTO DE FIGURA FEMININA

Escultura em bronze dourado moldado e relevado, trabalho europeu do séc. XX. Busto com torsão da cabeça para o lado esquerdo em posição de observação com rosto de traços delicados e bem demarcados, ladeado por cabelos finamente moldados, resultando em caracóis harmoniosamente elaborados, caindo sobre as costas e o ombro direito. Traja corpete encimado por charpe presa á frente por nó de laçada, salientando os seios. Escultura assente sobre plinto em mármore em tons de rosa com nuances em tons de castanho com término em base quadrangular. Sinais de uso.

Dim: 17,5x14x7,5 cm (Escultura)

Dim: 29 cm (Altura total)

Escultura 100,0 €
1382.1
Lote 0626

ESCOLA FRANCESA (SÉC. XIX)

PAISAGEM FLUVIAL” – Óleo sobre cartão prensado, representa vista de rio com barco e figuras em cenas do quotidiano, ladeado por vegetação e arvoredo exuberante Obra assinada e datada no canto inferior direito [Emilie Ferrein ? // 1857]. Autor desconhecido.

Pintura com craquelê e ínfimas falhas na superfície pictórica da obra. Trabalho com moldura em madeira e gesso, dourada a ouro mate e a ouro fino, com partes lisas e em relevo, ricamente decorada com motivos vegetalistas e folhas de acanto, apresentando pequenas faltas e defeitos.

Dim: 27,4x35,8 cm (Óleo)

Dim: 52x62 cm (Moldura

Pintura 200,0 €
0761.6
Lote 0627

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (18 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por volutas recortadas em forma de pétalas estilizadas, cravejadas com duzentos e cinquenta (250) diamantes em talhe de baguete e sessenta e dois (62) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Andorinha - Marca de garantia do toque do ouro de 0,750, aplicada em artefactos para exportação, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Cabeça de Pelicano - Marca aplicada nos artefactos de ourivesaria importados por entidades não matriculadas e em artefactos que se desconhece o responsável pelo fabrico, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 10,9 gr.

Med: 14

Ouro 800,0 €
0718.6
Lote 0630

TAÇA FRUTEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado no bojo por faixa concêntrica com motivos florais, encimados por volutas com términos em enrolamento, assente sobre base circular. Bordo recortado, decorado exteriormente por friso perolado.

Sinais de uso.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 776 gr.

Alt: 8 cm

Diâm: 27,7 cm

Prata 400,0 €
0509.6
Lote 0634

LIMA DE FREITAS (1927-1998)

SEM TITULO” – Tinta-da-china sobre papel, estudo com diversas composições “Mulher sentada, Mesa, Candeeiro a petróleo, Jarra e Galináceos”. Obra datada e assinada na parte inferir direita [24 Dez 47 // Lima de Freitas]. Exemplar em razoável estado de conservação. Trabalho emoldurado.

Dim: 21,5x30 cm (Tinta-da-china)

Dim: 43,8x51 cm (Moldura)

Pintura 200,0 €
0464.6
Lote 0636

CORRENTE DE RELÓGIO

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800 (II) pauzinhos, trabalho português do séc. XIX-XX. Corpo constituído por elos batidos de formato rectangular, intercalados por medalhões recortados e vazados, ornados por finas caneladuras e enrolamentos, encimados por faixas sobrepostas em [X], com términos em flor, formando um desenho geométrico repetitivo. Centro recortado em forma de caixa, decorada com enrolamentos vegetalistas em relevo com término em pedra dura em tons de vermelho. Sinais de uso e aro do verso da caixa omisso.

Contraste: Cabeça de tigre (II) - Vidal Nº 17. Marca de garantia aproximada do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso total aprox: 21,6 gr.

Dim: 2,7x29 cm

Ouro 750,0 €
0695.6
Lote 0639

BILHETEIRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular de fundo liso, assente sobre pés zoomórficos. Orla decorada por faixa concêntrica com caneladuras verticais de movimento convexo, formando um desenho repetitivo.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 1.137 gr.

Alt: 3,5 cm

Diâm: 36,2 cm

Prata 560,0 €
0751.6
Lote 0644

PAR DE BRINCOS

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpos recortados em voluta, decorados em relevo por caneladuras oblíquas, interceptadas por fiada transversal cravejada com pedraria lapidada em tons de verde translucido, encimadas por dez (10) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0.01 (ct) cada, com término em pérola. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Cabeça de galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados com pedras preciosas, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 12,9 gr.

Dim: 2,2x1 cm

Ouro 600,0 €
0775.6
Lote 0654

PAR DE BOTÕES DE PUNHO

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XIX-XX. Mesa recortada em forma de flor, decorada com apontamentos esmaltados em tons de azul, ladeados nas extremidades e ao centro por cinco (5) diamantes em talhe rosa. Sinais de uso e ínfimos defeitos no esmalte, não detectados a olho nu.

Contraste: Cabeça de Tigre (II) - Marca de garantia aproximada do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937. Marca de Ourives de Lisboa de José Real Lopes, registada em 1893.

Peso total aprox: 7,7 gr.

Diâm: 1,2 cm

Dim: 2,5 cm

Ouro 200,0 €
1386.1
Lote 0658

ESCOLA ITALIANA (SÉC. XVII)

FLAGELAÇÃO DE JESUS” – Óleo sobre tela, representa cena de interior com Jesus, atado a uma coluna, ladeado por dois servos de Pôncio Pilatos a chicotear Jesus Cristo. Obra reentelada, apresentando restauros antigos acentuados e dois pequenos manchões no verso da tela. Moldura com frisos frontais entalhados, provavelmente da época, aplicados em frisos de madeira mais recentes e passe-partout frontal revestido a veludo em tons de azul-escuro. Frisos frontais da moldura com sinais de xilófagos acentuados, algumas faltas e defeitos.

Dim: 92x67 cm (Óleo)

Dim: 118x93 cm (Moldura

Pintura 1.500,0 €
0783.6
Lote 0660

ANEL DUPLO DE SENHORA

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aros interligados entre si, tendo um dos aneis duas fiadas cravejadas no seu total com seis (6) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas”. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Cabeça de galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 4,2 gr.

Med: 17

Ouro 200,0 €
0697.6
Lote 0668

NAU DE VELAS HASTEADAS

Em prata portuguesa de extrema delicadeza e pormenor trabalho do séc. XX-XXI. Casco encimado no convés por vinte canhões e três mastros de velas hasteadas com cruz de cristo ao centro, dois deles encimados por gáveas recortadas e vazadas e, ladeadas por cabos, encordoados e figuras e cenas do quotidiano, assente sobre cavaletes recortados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925. Marca de garantia da prata do toque de 0,925, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 4.408,8 gr.

Dim: 58,5x69x17 cm

Prata 6.500,0 €
1317.1
Lote 0671

CANDEEIRO DE TETO DE CINCO LUMES

Em metal amarelo moldado, recortado e vazado, trabalho português do séc. XIX-XX. Fuste central interligado a cinco braços tubulares, encimados por casquilhos e tulipas bojudas em cristal moldado e lapidado com partes foscas e translucidas, decoradas com figuras femininas, ladeadas por frisos concêntricos peroladas, faixas geométricas e enrolamentos vegetalistas com término em roseta recortada e vazada. Braços decorados com aplicações recortadas e vazadas com arranjos florais, enrolamentos vegetalistas, volutas e motivos geométricos, formando um desenho repetitivo. Topo ornado por quatro roldanas com correntes e os respectivos pesos. Electrificado. Sinais de uso, falta de casquilhos e a necessitar de revisão eléctrica.

Alt: 138,5 cm

Diâm: 85 cm

Mobiliário 250,0 €
1283.2
Lote 0672

BILHETEIRA NEOCLÁSSICA

Em prata portuguesa, sem marcas de contrastaria, trabalho do séc. XIX. Corpo liso de formato circular, assente sobre pés recortados com términos em enrolamento. Gradinha recortada, vazada e serrilhada, decorada com faixa concêntrica com motivos geométricos estilizados, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Sem marcas de garantia: Ao abrigo do decreto de lei Nº 120/2017/09/15 - Art. 2 - Nº 2 Alínea C.

Peso aprox: 677 gr.

Alt: 5 cm

Diâm: 24 cm

Prata 250,0 €
0808.6
Lote 0673

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco escovado e contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso e escovado, cravejado no topo com dezoito (18) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 5 gr.

Med: 15

Ouro 250,0 €
0774.6
Lote 0677

MEMÓRIA DE DIAMANTES E ESMERALDAS

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro liso, encimado por uma fiada com sete (7) diamantes em talhe de brilhantes com cerca de 0,02 (ct) e outra fiada com sete (7) esmeraldas. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938 a 1984. Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938 a 1984.

Peso total aprox: 4,1 gr.

Med: 14

Ouro 250,0 €
0811.6
Lote 0680

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro triplo interligado entre si, encimado no topo por faixas oblíquas em ouro branco com fiada cravejada com seis (6) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 7 gr.

Med: 15

Ouro 350,0 €
0778.6
Lote 0689

ANEL TRIPLO DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aros lisos interligados entre si, encimados por caneladuras transversais recortadas de movimento ligeiramente côncavo, formando um desenho facetado repetitivo.

Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 8,5 gr.

Med: 24

Ouro 300,0 €
0666.6
Lote 0691

TAÇA FRUTEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular, decorado no bordo por volutas em relevo com términos em enrolamento, encimados por perolados, assente sobre pé central repuxado com a mesma decoração. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 880 gr.

Alt: 7 cm

Diâm: 27,7 cm

Prata 400,0 €
0998.6
Lote 0693

CANDEEIRO DE TECTO DE TRÊS LUMES

Em cristal moldado com partes recortadas, facetadas e lapidadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Fuste tubular espiralado com balaústre central em forma de jarra, interceptado por taças invertidas de bordo recortado, decoradas por pingentes e elementos geométricos lapidados com término em pináculo facetado. Braços recortados em voluta, encimados por arandelas e três tulipas em cristal moldado com partes foscas e translucidas, decoradas com enrolamentos vegetalistas e volutas, gravadas a ácido, deixando a descoberto o sistema antigo a gaz. Braços ornados com três tulipas suspensas em vidro leitoso moldado, decoradas por faixas concêntricas em dégradé, formando um desenho repetitivo. Corpo decorado por pingentes e filagens com baguetes e pedraria em forma de diamante. Electrificado. Sinais de uso e possíveis faltas e defeitos.

Alt: 124 cm

Diâm: 81 cm

Nota: Candeeiro com sistema original a gaz e electrificado posteriormente.

Mobiliário 250,0 €
1259.3
Lote 0694

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO ESTILO D. JOSÉ

Em prata portuguesa, trabalho XX. Fundo parcialmente liso, decorado por cercadura recortada gravada com motivos florais, encimados nas extremidades por laçarotes, assente sobre pernas recortadas com términos em pés zoomórficos. Aba ornada por caneladuras largas transversais de movimento côncavo e convexo, encimadas no bordo por concheados, intercalados por volutas com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 812 gr.

Alt: 3,5 cm

Diâm: 36,5 cm

Prata 400,0 €
0753.6
Lote 0695

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro parcialmente liso, percorrido exteriormente por caneladuras verticais incisas, encimadas por faixa transversal recortada e vazada em voluta, cravejada com três (3) diamantes em talhe de brilhante, tendo o central cerca de 0,10 (ct) e os laterais cerca 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Marca de garantia do ouro branco do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso total aprox: 5,9 gr.

Med: 19

Ouro 300,0 €
0667.6
Lote 0697

TABULEIRO DE GRADINHA

De pequenas dimensões em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo de formato rectangular de cantos facetados, decorado por cercadura gravada com motivos de arranjos florais e enrolamentos vegetalistas, assente sobre pés recortados e vazados. Gradinha recortada, vazada e serrilhada com motivos geométricos estilizados, interceptados lateralmente por duas pegas transversais rectangulares. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Águia 925. Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 1.045,5 gr.

Dim: 6,2x21x31 cm

Prata 500,0 €
0764.6
Lote 0701

ESCRAVA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro recortado e vazado de formato oval, decorado por perolados. Topo decorado por caneladuras de movimento oblíquo, cravejado com pedras duras em tons de branco translucido. Sinais de uso e três (3) pedras omissas.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 12 gr.

Dim: 5,7x6,1 cm

Ouro 400,0 €
0981.6
Lote 0708

BORDALO PINHEIRO (1846-1905)

BUSTO DO DOUTOR SOUSA MARTINS” – Escultura em terracota moldada e relevada, produção da Fábrica de Faianças de Caldas da Rainha - Direcção Artística de Rafael Bordalo Pinheiro, trabalho do início do séc. XX. Escultura marcada com três carimbos incisos na pasta. Sinais de uso.

Alt: 37 cm

Nota: Exemplar idêntico vem referenciado no livro [Faianças de Rafael Bordalo Pinheiro - Exposição no Palácio Galveias - Outubro de 1985, pagina 181, Figura Nº 423].

Escultura 400,0 €
0809.6
Lote 0710

ANEL TRIPLO

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro triplo, encimado no topo por três (3) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,10 (ct) cada, ladeados por caneladuras semicirculares em relevo.

Sinais de uso.

Contraste: Cigarra - Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Cabeça de Galo - Marca aplicada em artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 10,1 gr.

Med: 13

Ouro 550,0 €
1339.1
Lote 0725

ESCULTURA – {CINCO OBRAS}

MACEDO (DIOGO DE) – A ESCULTURA PORTUGUESA NOS SÉCULOS XVII E XVIII. Edição da Revista “Ocidente”. Lisboa. 1945. In-4º peq.de 135 páginas de texto e 31 páginas ilustradas. B. Obra profusamente ilustrada a negro em folhas separadas do texto, reproduzindo numerosas peças representativas da nossa escultura da época a que se reporta este volume. Exemplar com leves picos de acidez, com mais incidência nas capas de brochura.

CASTRO (JOAQUIM MACHADO DE) – DICIONÁRIO DE ESCULTURA. Livraria Coelho. Lisboa. 1937. In-4º peq.de 65-III págs. B. Apreciada obra, integrada na série «Inéditos de História da Arte». Exemplar bem conservado.

BARREIRA (JOÃO) – PORTUGAL : A ESCULTURA. Imprensa Nacional de Lisboa. Lisboa. 1929. In-4º peq.de 50 págs. B. Opúsculo publicada no âmbito da Exposição Portuguesa em Sevilha, ilustrada a negro nas páginas do texto. Exemplar com leves picos de acidez.

ESCULTURA MODERNA. CATÁLOGO-GUIA. (2.ª EDIÇÃO). Museu Nacional de Soares dos Reis. Porto. MCML [1950]. In-8º gr.de 46-II páginas de texto e 12 páginas ilustradas. B. Catálogo ilustrado a negro em folhas separadas do texto, com esculturas de João José Braga, Anatole Célestin de Calmels, Soares dos Reis, Teixeira Lopes, Alves de Sousa e António de Azevedo. Exemplar com leves manchas de oxidação, com mais incidência nas capas de brochura.

HEILMEYER (ALEXANDER) – LA ESCULTURA MODERNA Y CONTEMPORÁNEA. Traducción de la 2.ª edición alemana por Ernesto Martínez Ferrando. Con un apéndice titulado FACETAS POST-RODINIANAS, original de Rafael Benet. Editorial Labor, S. A. Barcelona. 1928. In-8º de 288-II páginas de texto e XXIV estampas. E. Edição com texto em espanhol, integrada na Colecção Labor / Biblioteca de Iniciação Cultural, profusamente ilustrada a negro nas páginas do texto e em separado. Encadernação editorial de capas rígidas, com dizeres na lombada e pasta da frente. Bem conservado. INTERESSANTE CONJUNTO.

Literatura 15,0 €
1059.7
Lote 0727

RAMADA CURTO : TEATRO – {QUATRO OBRAS}

A BONECA E OS FANTOCHES. Peça em 3 actos. Representada pela primeira vez no Teatro Nacional em 18 de Janeiro de 1930. J Rodrigues & C.ª – Editores. Lisboa. 1930. In-8º de 228-II págs. B. Primeira edição. Trata-se de uma das mais representativas peças de Ramada Curto. Exemplar com ínfimos picos de acidez, com mais incidência nas capas de brochura.

O SAPO E A DONINHA. PEÇA EM 3 ACTOS. 1930. J Rodrigues & C.ª – Editores. Lisboa. In-8º de 183-I págs. B. Primeira edição. Exemplar com ínfimos picos e manchas de acidez, com muita mais incidência nas capas de brochura.

SUA ALTEZA. PEÇA EM 3 ACTOS. Representado pela primeira vez no Teatro da Trindade em 10 de Outubro de 1930. Lisboa. J. Rodrigues & Cª, Editores. 1930. In-8º de 225-III págs. B. Primeira edição. Exemplar com leves picos e manchas de acidez, com muita mais incidência nas capas de brochura.

MASCARADA : OS TENORIOS. PEÇA EM TRES ACTOS // COMÉDIA EM TRES ACTOS. Lisboa. J. Rodrigues & Cª, Editores. 1933. In-8º de 345-III págs. B. Primeira edição. Exemplar com leves picos e manchas de acidez, com muita mais incidência nas capas de brochura. BELA COLECÇÃO.

Literatura 10,0 €
1334.1
Lote 0745

CATÁLOGO DA FABRICA CERÂMICA E DE FUNDIÇÃO DAS DEVEZAS 

De António Almeida da Costa & C.ª Villa Nova de Gaya.Portugal.1910. Real Typ. Lith. Lusitana. In-4º gr.de 50-XXIV págs. B. Obra profusamente ilustrada a negro e a cores com interessantes peças de aparato monumental, figurativas, para interior e exterior, azulejaria, etc. Exemplar em bom estado de conservação. RARO CATÁLOGO.

Literatura 40,0 €
1090.6
Lote 0753

COLECÇÕES INCOMPLETAS – {ONZE VOLUMES}

CASTRO (EUGÉNIO DE) – OBRAS POÉTICAS. Lvmen. [Composto e Impresso na Imprensa Nacional de Lisboa]. 1927-1928-1929-1930-1931. SEIS VOLUMES. In-8º de 218-III, 224-VI, 182-VI, 184-VI, 180-VI, 167-VII págs. B. Esta colecção é constituída pelo: «Volume II»; «Volume III»; «Volume IV»; «Volume V»; «Volume VI» e «Volume VII». Edição impressa em papel de qualidade com vários e diferentes retratos do poeta impressos em separado.

Exemplares com alguns picos e manchas de acidez, com muita mais incidência nas capas de brochura. VOLUME II e VI POR ABRIR.

CASTILHO (JULIO DE) – LISBOA ANTIGA. Bairros Orientais. 2.ª Edição. Revista e ampliada pelo autor e com anotações do Eng. Augusto Vieira da Silva. Lisboa. S. Industriais da C. M. L. 1934 e 1935. TRÊS VOLUMES. In-4º peq.de 358-II, 247-III e 324-II págs. B. {Volume I} – Lisboa Antiga. {Volume II} – Lisboa Antiga - Tomada de Lissibona aos Moiros por el-Rei D. Afonso Henriques. {Volume III} – Lisboa Antiga - Conquista de Lisboa aos mouros : documentação e genealogias. Edição ilustrada a negro nas páginas do texto e algumas em separado. Exemplares com alguns picos e manchas de oxidação generalizadas. VOLUME III POR ABRIR.

SALAZAR (ANTÓNIO DE OLIVEIRA) – DISCURSOS ● DISCURSOS E NOTAS POLÍTICAS. Coimbra Editora, Limitada. Coimbra. 1936 e 1937. DOIS VOLUMES. In-8º de XXXII- [8] -391-I e XXIII-399-I págs. B. Primeiras edições. Exemplares bem conservados, apresentando as capas de brochura do primeiro volume um pouco cansadas. POR ABRIR. INTERESSANTE COLECÇÃO.

Literatura 30,0 €
1060.7
Lote 0769

RAMADA CURTO : TEATRO – {QUATRO OBRAS}

RECOMPENSA. PEÇA EM TRÊS ACTOS. Edição da Emprêsa Nacional de Publicidade. Lisboa. [1938]. In-8º de 179-I págs. B. Primeira edição, uma das mais estimadas obras de teatro de Ramada Curto. Exemplar com leves picos de acidez, com mais incidência nas capas de brochura.

SOL POENTE. PEÇA EM 3 ACTOS.Edição da Emprêsa Nacional de Publicidade. Lisboa. [1935]. In-8º de 178 págs. B. Primeira edição. Exemplar bem conservado.

O PERFUME DO PECADO. PEÇA EM TRÊS ACTOS.  Edição da Emprêsa Nacional de Publicidade. Lisboa. [1936]. In-8º de 217-I págs. B. Primeira edição. Exemplar bem conservado. Exemplar com leve picos e manchas de acidez, com mais incidência nas capas de brochura.

DEMÓNIO. PEÇA EM 3 ACTOS. 1930. J Rodrigues & C.ª – Editores. Lisboa. In-8º de 219-III págs. B. Primeira edição. Exemplar com ínfimos picos e manchas de acidez, com muita mais incidência nas capas de brochura. BELA COLECÇÃO.

Literatura 10,0 €
1096.6
Lote 0783

EUGÉNIO DE CASTRO – {CINCO OBRAS}

ÚLTIMOS VERSOS. 1938. Livraria Bertrand. Lisboa. In-8º de 102 págs. B. Primeira edição, deste livro dedicado à memória da filha e da neta do poeta.

Exemplar com leves picos de acidez, com muita mais incidência nas capas de brochura

O REI GALAOR. Poema dramatico. Coimbra. F. França Amado – Editor.1897. In-8º de 77-III págs. B. Primeira edição, impressa a negro e a verde de tiragem reduzida. Obra com assinatura de posse na folha do rosto. Exemplar com alguns picos e manchas de oxidação, com mais incidência nas primeiras páginas.

SAUDADES DO CÉO. Poema. Coimbra. F. França Amado - Editor. 1899. In-8º de 58-IV págs. B. Primeira edição, de presumível reduzida tiragem. Obra com assinatura de posse na folha do rosto. Exemplar com leves picos de acidez, com muita incidência nas capas de brochura.

O FILHO PRODIGO. POEMA BIBLICO. Porto. Magalhães & Moniz, Ld.ª – Editores. 1910. In-8º de 37-I págs. B. Primeira edição, deste interessante livro de Eugénio de Castro. Obra com assinatura de posse na folha do rosto. Exemplar com leves picos de acidez, apresentando um pequeno furo de traça na margem extensa do corte inferior, sem prejudicar o texto e percorrendo toda a paginação.

ÉCLOGAS. Lvmen. Empresa Internacional Editora. Lisboa. MCMXXIX [1930]. In-8º de 46-IV págs. B. Primeira edição, destes versos de Eugénio de Castro. Exemplar com alguns picos de oxidação generalizados. BELA COLECÇÃO.

Literatura 10,0 €

Newsletter

Subscreva a Newsletter da Leiloeira Serralves para receber no seu e-mail todas as novidades, promoções e datas de Leilões.