• Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
0074.8
Lote 0417

DECANTER

Em cristal translucido moldado, facetado e lapidado, trabalho português do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato bojudo, decorado por faixa concêntrica com caneladuras largas de topo recortado, formando um desenho geométrico repetitivo. Rolha facetada. Sinais de uso.

Alt: 26 cm

Vidros e Cristais 20,0 €
0845.8
Lote 0130

CANECA

Em vidro soprado e moldado com partes foscas e translucidas, pintado e dourado com armação e tampa em estanho, trabalho europeu do séc. XX. Corpo de formato tubular, decorado ao centro com arranjo floral, ladeado por enrolamentos vegetalistas e complementos a ouro, pintada à mão. Tampa com pega lateral, recortada em voluta. Sinais de uso e ligeiro cabelo na parte superior da junção da pega.

Alt: 34 cm

Vidros e Cristais 40,0 €
0879.8
Lote 0720

GUERREIRO JAPONÊS “SAMURAI”

Em vidro moldado e relevado em tons de negro, com purpurina a ouro, trabalho possivelmente italiano do séc. XX. A figura está representada de pé em vulto perfeito em posição de guarda com o braço esquerdo flectido e com a mão direita segura uma wakizashi “Espada”, apoiada no verso da cintura. Traja roupagem da época, com botas de cano alto e jingasa “chapéu” de aba larga com término cónico, encimado frontalmente por chifres. Sinais de uso.

Alt: 39,5 cm

Vidros e Cristais 75,0 €
0526.8
Lote 0774

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “TISSOT”

Caixa delgada e alongada em aço com partes polidas e escovadas, fabrico da “Tissot”, modelo Lisboa, trabalho suíço do séc. XX.

Caixa de formato rectangular ao alto com coroa lateral estriada. Verso com inscrições gravadas - T - Tissot - Z 150 Waterresistant 30. Mineral Glass. Stainless Stell. Limited Edition - 7689/9999. Máquina de movimento mecânico, accionado por corda manual. Mostrador em tons de branco, decorado com trabalho guilhochado, ladeado por faixas com caneladuras de movimento oblíquo, mostrador dos segundos de formato quadrangular, numeração Árabe a negro e inscrição no topo [Tissot - Lisboa]. Braceletes em pele em tons de negro com fivela em metal prateado e polido. A funcionar.

Dim: 4,2x3 cm

Relógios 450,0 €
0527.8
Lote 0373

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “LONGINES”

Caixa em aço polido, fabrico da “Longines”, modelo Spirit Automatic, trabalho suíço do séc. XX. Caixa em metal polido com coroa lateral que acciona o acerto das horas e calendário. Verso com inscrições gravadas - Longines Spirit - ALL Stainless Steel - S - Swiss Made 30, numerações de série - L2.700.4 - 33124846+EFCº+ - Longines. Máquina de movimento automático. Mostrador em tons de branco com numeração a dourado, calendário às três horas e inscrições a negro [Longines - Automatic]. Braceletes originais em pele de crocodilo com fivela em metal prateado e polido. Sinais de uso. A funcionar.

Diâm: 4 cm

Relógios 700,0 €
0528.8
Lote 0792

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “INTERNATIONAL WATCH”

Caixa em ouro contrastado (18 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, fabrico da “IWC”, modelo Schaffhausen, trabalho suíço do séc. XX. Caixa em ouro com coroa lateral estriada que acciona o acerto das horas e calendário. Interior da tampa com inscricões gravadas com as respectivas marcas de garantia do toque do ouro e números de série - 2460599 - 3334. Máquina accionada por movimento de quartz. Mostrador dourado com numeração estilizada, calendário às três horas, ponteiro dos segundos e inscrição [IWC - International Watch Cº - Schaffhausen - Quartz - Swiss]. Braceletes originais em pele em tons de negro com fivela em metal dourado e polido. Sinais de uso. A funcionar.

Diâm: 3,1 cm

Relógios 1.100,0 €
1190.7
Lote 0783

RELÓGIO DE PULSO PARA SENHORA “RAYMOND WEILL”

Caixa e bracelete em aço polido e plaque or, fabrico da Raymond Weill - Modelo Tango, fabrico suíço do ano 2002. Caixa recortada, decorada por faixa concêntrica com perolados em relevo e coroa lateral estriada que acciona o acerto dos ponteiros e calendário. Verso da caixa com inscrições gravadas [Raymond Weill - Stainless Stell - Water Resistant 5ATM e múmero de série 5360]. Máquina de movimento de quartzo. Mostrador em tons de branco com numeração romana e estilizada a dourado com ponteiros luminescentes, calendário às três horas e inscrições a negro {Raymond Weill - Geneve - Tango - Swiss Made}. Braceletes maleáveis em aço e plaque or, constituída por elos interligados entre si com término em fecho de encartar. A funcionar.

Sinais de uso.

Diâm: 2,9 cm

Relógios 600,0 €
0123.8
Lote 0514

PALMATÓRIA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo parcialmente recortado e vazado de formato circular, decorado por faixas concêntricas com perolados, enrolamentos vegetalistas e motivos florais, encimado ao centro por copo que serve de apoio á vela. Pega recortada e vazada em voluta, encimada por apoio de dedo. Sinais de uso e restauros antigos.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 101,1 gr.

Alt: 7 cm

Prata 100,0 €
0174.8
Lote 0081

CONJUNTO DE TOILETE

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Este conjunto de toilete é constituído por: Um (1) espelho de mão e três (3) escovas diversas. Corpos lisos de formato circular e rectangular, sem decoração.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 373 gr.

Dim: 23,5x13,3 cm (Espelho de mão)

Dim: 21x11,6 cm (Escova circular maior)

Dim: 12,1x5,5 cm (Escova circular menor)

Dim: 5x17,1 cm (Escova rectangular)

Prata 75,0 €
0486.8
Lote 0195

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, assente sobre pés recortados e vazados, decorados com motivos florais e volutas em relevo. Aba decorada por faixa concêntrica recortada com concheados, ladeados por motivos florais, perolados e volutas com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 611 gr.

Alt: 5 cm

Diâm: 37,5 cm

Prata 300,0 €
0487.8
Lote 0669

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, assente sobre pés recortados e vazados, decorados com motivos vegetalistas e volutas com términos em enrolamento. Aba decorada com grinaldas de motivos florais em relevo.

Sinais de uso e ínfimos opados.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937.

Peso aprox: 863,3 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 40 cm

Prata 430,0 €
0493.8
Lote 0197

JARRO PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo parcialmente liso de formato bojudo com pega lateral recortada e vazada em volta, assente sobre base circular. Bordo do bocal e da base, decoradas com friso de gordões. Sinais de uso e pequenas amolgadelas no lateral direito do bocal.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 636,9 gr.

Alt: 26,5 cm

Prata 300,0 €
0496.8
Lote 0679

JARRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, assente sobre base circular com inscrição incisa [Com amizade 8-6-73 - C. H. L.]. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984 e inscrição incisa [Joalharia do Carmo - Lisboa].

Peso aprox: 1.106,4 gr.

Alt: 26 cm

Prata 500,0 €
0497.8
Lote 0620

JARRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, assente sobre base moldurada em dégradé. Bordo recortado, decorado com volutas em relevo com términos em enrolamento. Sinais de uso e pequenas amolgadelas na base.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 443,9 gr.

Alt: 21 cm

Prata 200,0 €
0501.8
Lote 0170

PRATO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, aba decorada por faixa concêntrica recortada, decorada com cartelas, ladeadas por volutas, enrolamentos vegetalistas e motivos florais sobre fundo ponteado. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 387,3 gr.

Alt: 1,5 cm

Diâm: 28 cm

Prata 200,0 €
0515.8
Lote 0332

FAQUEIRO PARA DOZE PESSOAS

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Este faqueiro é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Doze (12) garfos de carne, doze (12) facas de carne, doze (12) colheres de sopa, doze (12) garfos de peixe, doze (12) facas de peixe, doze (12) garfos de sobremesa, doze (12) facas de sobremesa, doze (12) colheres de sobremesa, doze (12) colheres de chá e uma (1) concha de Açúcar, doze (12) colheres de café e uma (1) concha de açúcar, um (1) trinchante de carne, um (1) trinchante de peixe, um (1) conjunto de talheres para salada, uma (1) colher para molheira, uma (1) colher de arroz, uma (1) concha de sopa, uma (1) pinça para gelo, duas (2) colheres de refresco, um (1) garfo de acepipes, duas (2) facas e uma (1) colher de molhos. Corpos recortados, percorridos por finas caneladuras, ricamente decorados com folhas de acanto e volutas com términos em enrolamento. Caixa original em madeira de mogno maciço e com partes chapeadas, constituído por três gavetas compartimentadas, ladeadas por colunas torneadas com tampa de movimento ascendente e descente, deixando a descoberto os extras do faqueiro, assente sobre base moldurada em dégradé com términos em pés torneados. Sinais de uso e em óptimo estado de conservação.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 2564 de José Monteiro de Matos & Irmão, registada em 1909 e já cancelada.

Peso aprox: 7.170 gr.

Dim: 20,4 cm (Garfo de carne)

Dim: 25,5 cm (faca de carne)

Dim: 34 cm (Colher de sopa)

Dim: 32,5 cm (Colher de arroz)

Prata 3.000,0 €
0530.8
Lote 0608

JARRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato bojudo, decorado no bojo por faixas concêntricas em dégradé, assente sobre base circular repuxada e moldurada. Bordo e base, decorados por fiadas concêntricas peroladas. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 680,1 gr.

Alt: 19,5 cm

Prata 300,0 €
0535.8
Lote 0636

BILHETEIRA DE GRADINHA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Fundo parcialmente liso de formato circular, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas interligados entre si, assente sobre pés zoomórficos. Gradinha recortada, vazada e serrilhada, decorada por flores estilizadas, ladeadas por volutas, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 626 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 27,7 cm

Prata 300,0 €
0541.8
Lote 0571

PALMATÓRIA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo moldurado de formato circular com opção de inclinação frontal, ladeado por dois suportes verticais, percorridos por caneladuras incisas, perfurados no topo com aplicação recortada com movimento de balanço, encimada ao centro por copo que serve de apoio às velas, assente sobre pés recortados com términos em enrolamento. Verso com pega estriada, recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 290 gr

Alt: 10,5 cm

Diâm: 12,2 cm

Prata 150,0 €
0542.8
Lote 0189

COLECÇÃO DE CINCO OVOS “COMPOSITORES”

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Corpos decorados frontalmente com as esfinges de vários compositores gravadas com o seu respectivo nome e data de nascimento e morte. Versos ricamente decorados com os respectivos compositores em posição de tocar piano e a compor, ladeados por pautas de música. Sinais de uso e dois ovos com pequenas amolgadelas.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 453 gr.

Alt: 9,5 cm

Diâm: 5,5 cm

Prata 300,0 €
0543.8
Lote 0214

GALHETEIRO ESPECIEIRO

Em prata portuguesa com galhetas, polvilhadores e mostardeira em vidro translucido, moldado e lapidado, trabalho do séc. XIX-XX. Base parcialmente lisa de formato rectangular, decorada por faixa concêntrica perolada, encimada por estrutura tubular, decorada na frente e verso com medalhões recortados, decorados com enrolamentos vegetalistas e volutas em relevo, assente sobre pés esféricos. Base compartimentada com duas galhetas, dois polvilhadores e uma mostardeira em vidro translucido moldado e lapidado com aros e tampas em prata. Pega tubular recortada e vazada com términos em enrolamento com apoios laterais para as rolhas das respectivas galhetas. Sinais de uso, recipiente do polvilhador partido e rolha omissa de umas das galhetas.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 600 gr.

Dim: 36,5x54x13,2 cm

Prata 350,0 €
0544.8
Lote 0747

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX. Este conjunto é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Uma (1) cafeteira, um (1) de chá, uma (1) leiteira, um (1) açucareiro e um (1) tabuleiro. Corpos parcialmente lisos, decorados com faixas verticais com caneladuras côncavas, intercaladas por faixas vegetalistas, assente sobre bases circulares molduradas. Tampas repuxadas com a mesma decoração, encimadas por pomos torneados com términos esféricos. Pegas recortadas e vazadas em voluta. Tabuleiro parcialmente liso de formato oval, decorado com faixa concêntrica com a mesma decoração e perolados com duas pegas laterais recortadas e vazadas em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 5040,5 gr.

Alt: 23 cm (Cafeteira)

Alt: 18 cm (Bule de chá)

Alt: 15,5 cm (Leiteira)

Alt: 15,5 cm (Açucareiro)

Dim: 36,1x63,7 cm

Prata 2.500,0 €
0587.8
Lote 0367

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XX. Este serviço de chá e café é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Tabuleiro, cafeteira, bule de chá. Leiteira e açucareiro. Corpos bojudos, decorados com caneladuras verticais em relevo, encimadas por faixa concêntrica gravada com motivos florais, enrolamentos vegetalistas, volutas e frisos perolado, assentes sobre pés zoomórficos com términos esféricos. Bicos do bule e da cafeteira em forma de colo de cisne, decorados com caneladuras em dégradé com pegas recortadas e vazadas em madeira maciça de pau-santo. Pomos das tampas em madeira de pau-santo torneado com términos esféricos. Tabuleiro de formato oval com a mesma decoração com pegas laterais recortadas e vazadas em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 5.641,5 gr.

Dim: 41,7x65,7 cm (Tabuleiro)

Alt: 26 cm (Cafeteira)

Alt: 24,5 cm (Bule de chá)

Alt: 18 cm (Açucareiro)

Alt: 6 cm (Leiteira)

Prata 2.200,0 €
0593.8
Lote 0251

CANECA PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo de formato bojudo, ricamente decorado por faixas verticais, ornadas com reservas de motivos florais, intercaladas por padrão dito em “Pontas de diamante”, formando um desenho repetitivo, assente sobre base repuxada de formato circular com friso concêntrico perolado. Bocal recortado, percorrido por fiada perolada. Pega lateral recortada e vazada em voluta com términos em enrolamento.

Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 918,9 gr.

Alt: 31 cm

Prata 460,0 €
0594.8
Lote 0662

CANECA PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo bojudo, decorado por caneladuras verticais de movimento espiralado, assente sobre base repuxada de formato circular com a mesma decoração. Pega lateral recortada e vazada em voluta com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 758,6 gr.

Alt: 24,5 cm

Prata 380,0 €
0597.8
Lote 0756

PRATO COBERTO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato oval, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas intercalados entre si por volutas com términos em enrolamento, encimadas no bordo por friso perolado. Tampa repuxada com a mesma decoração com término em pega amovível, recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 (1º título) - Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984 e inscrição incisa [Topázio].

Peso aprox: 2.156,7 gr.

Dim: 16x27x37 cm

Prata 870,0 €
0619.8
Lote 0676

BANDEJA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, encimado no bordo por moldurada recortada em dégradé. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 (1º Título) - Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 1.115,2 gr.

Alt: 2,5 cm

Diâm: 36 cm

Prata 400,0 €
0654.8
Lote 0059

JARRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo bojudo, decorado por caneladuras verticais de topo recortado, encimadas por flores estilizadas em relevo, assente sobre base moldurada de formato circular. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 100,8 gr.

Alt: 13 cm

Prata 50,0 €
0638.8
Lote 0719

SEIS FLUTES PARA CHAMPAGNE

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Flutes lisos de formato cónico invertido, assentes sobre fustes torneados com términos em base circular. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 2.050,9 gr.

Alt: 21,3 cm

Prata 1.000,0 €
0639.8
Lote 0183

SUPORTE PARA GARRAFA DE VINHO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo em arame de prata de formato rectangular ao baixo com trabalho encanastrado, formando um desenho repetitivo, encimado por pega tubular, recortada e vazada em voluta, decorada por fiada perolada. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985 e Cabeça de Pelicano - Marca aplicada nos artefactos de ourivesaria importados por entidades não matriculadas e em artefactos de que se desconhece o responsável pelo fabrico ou falta de marca, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 625,6 gr.

Dim: 24,5x10,5x29,5 cm

Prata 250,0 €
1154.8
Lote 0561

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato circular, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas intercalados por concheados sobre fundo batido. Orla constituída por caneladuras transversais de movimento côncavo e convexo, formando um desenho ondulado repetitivo. Aba decorada por enrolamentos vegetalistas em relevo, intercalados por volutas e concheados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 388,2 gr.

Diâm: 26,5 cm

Prata 150,0 €
1157.8
Lote 0639

AÇUCAREIRO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato elíptico, decorado por faixa concêntrica com caneladuras verticais de movimento convexo, formando um padrão gomado repetitivo, assente sobre base oval estriada. Tampa moldurada em dégradé com pomo em forma de flor. Pegas laterais recortadas e vazadas em voluta com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 600,6 gr.

Dim: 14x9x18,5 cm

Prata 300,0 €
1163.8
Lote 0051

DUAS CANEQUINHAS

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Corpos lisos com pegas laterais recortadas e vazadas em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985 e inscrição incisa “Flamingo”.

Peso total aprox: 114,7 gr.

Alt: 5,6 cm (Canequinha maior)

Alt: 5,4 cm (Canequinha menor)

Prata 40,0 €
1166.7
Lote 0522

MATA-BORRÃO E PISA-PAPÉIS

Em pedra mármore com aplicações em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Corpos em pedra mármore em tons de rosa com nuances em tons de bege e branco, encimados com a cruz de cristo recortada com término em pega central (Mata-borrão) decorada por faixa recortada com enrolamentos vegetalistas com término em flor e moeda da Monarquia de 400 reis de 1813 (Pisa-papéis). Sinais de uso, pequenas esbeiçadelas nos mármores e topo da pega do mata-borrão ligeiramente amolgada.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso total aprox: 86,3 gr.

Dim: 8,5x7,7x12,8 cm (Mata-borrão)

Dim: 3x7,9x13,5 cm (Pisa-papéis)

Prata 100,0 €
1170.7
Lote 0259

BANDEJA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado. Bordo decorado com faixas concêntricas recortadas e molduradas em dégradé. Sinais de uso e a necessitar de ser polida devido a riscos.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984 e inscrição incisa [Joalharia do Carmo - Lisboa].

Peso aprox: 1.520 gr.

Diâm: 40,2 cm

Prata 650,0 €
1171.7
Lote 0169

TAÇA FRUTEIRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo parcialmente liso de covo acentuado, ladeado por faixas concêntricas em dégradé. Bordo decorado com arranjos florais em relevo, formando um padrão repetitivo. Verso com data comemorativa gravada. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 374,2 gr.

Alt: 4,7 cm

Diâm: 28,8 cm

Prata 180,0 €
1175.7
Lote 0469

BASE PARA APOIO DE TRAVESSA

Em prata inglesa remarcada em Portugal, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo liso e perfurado, assente sobre base circular moldurada. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 109,6 gr.

Dim: 2,2x11,3x17 cm

Prata 50,0 €
1176.7
Lote 0468

SALVA DE BORDO RECORTADO

De pequenas dimensões em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Fundo liso de formato circular de covo pouco acentuado. Aba decorada com volutas em relevo, ladeadas por enrolamentos vegetalistas e concheados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 114 gr.

Diâm: 20,2 cm

Prata 50,0 €
0105.8
Lote 0323

PALITEIRO “GATO COM CESTO NA BOCA”

Em porcelana moldada, relevada e perfurada da fábrica da Vista Alegre, trabalho do séc. XIX. O gato está representado sentado em vulto perfeito com um cesto na boca, ornado no pescoço por laçarote. Decoração policroma em vários tons sobre fundo branco, pintado á mão. Marca por carimbo na base. Sinais de uso e dorso com fissuras de fabrico.

Marca Nº 20 em uso 1870-1880.

Alt: 11,5 cm

Porcelana 75,0 €
0114.8
Lote 0499

PRATO LADEIRO

Em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalho de exportação do séc. XVIII. Corpo de formato circular de covo pouco acentuado, decorado com ricos esmaltes em tons de “rouge fer” da família rosa e a ouro sobre fundo branco, tendo ao centro motivos de arranjos florais, ladeados por enrolamentos vegetalistas. Aba com a mesma decoração. Sinais de uso, cabelos no vidrado, esbeiçadelas no bordo, uma mais acentuada junto ao término da aba.

Diâm: 23 cm

Porcelana 35,0 €
0139.8
Lote 0085

DOIS PRATOS

Em porcelana japonesa moldada e relevada, trabalhos do séc. XIX.XX. Decorações sobre vidrado com ricos esmaltes da paleta “Imari “sobre fundo branco, tendo ao centro arranjo floral estilizado e paisagem. Abas decoradas com reservas de motivos florais, vistas de jardins e aves, ladeadas por volutas, enrolamentos vegetalistas e complementos a ouro. Versos decorados com volutas estilizadas em tons de azul e frisos concêntricos em dégradé. Sinais de uso.

Diâm: 21,3 cm (Maior)

Diâm: 18,4 cm (Menor)

Porcelana 25,0 €
0369.8
Lote 0215

PAR DE JARRAS DE BORDO RECORTADO

Em porcelana moldada e relevada, trabalhos franceses do séc. XIX-XX. Corpos recortados e espalmados, ladeados por folhas de acanto, assente sobre bases recortadas de formato oval. Corpos decorados em vários tons sobre fundo branco com paisagens fluviais, tendo ao centro figuras femininas, ladeadas por arranjos florais, enrolamentos vegetalistas, complementos e ornatos a ouro, pintadas à mão. Sinais de uso e desgastes no ouro.

Dim: 26x23x13 cm

Porcelana 350,0 €
0905.8
Lote 0262

TRAVESSA ARMOREADA

De pequenas dimensões em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalho de exportação do séc. XIX. Corpo de formato oval de covo acentuado, decorado em vários tons sobre vidrado com ricos esmaltes em tons laranja, salmão, castanho e a ouro, tendo ao centro cabeça de dragão encimada por faixa recortada com a seguinte inscrição a negro [Fac. Recte. Nil. Time], ladeada por faixa de movimento ondulado e frisos concêntricos. Aba decorada por faixas concêntricas, decoradas por volutas com términos em enrolamento e flores estilizadas. Reinado de Jiaqing.

Sinais de uso e desgastes na policromia.

Dim: 19,5x26,9 cm

Porcelana 100,0 €
1203.6
Lote 0722

BUSTO DE FIGURA MASCULINA “LUÍS PEREIRA CAPOTE”

Em porcelana desvidrada e polida (Biscuit), moldada e relevada, trabalho do séc. XIX, modelo do autor “Anselmo Ferreira”. Busto assente sobre base em pedra mármore em tons de negro com nuances em tons de branco com placa frontal recortada com a seguinte inscrição gravada: [Luís Pereira Capote // 1832-1870 // Operário da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, que descobriu o caulino e o utilizou com êxito. Este busto é de biscuit, fabricado na Vista Alegre no séc. XIX]. Numeração incisa na pasta [4]. Sinais de uso, esbeiçadela acentuada e cabelo no verso.

Sem marca 1832-1870.

Dim: 9,5x5,3x9 cm (Busto)

Dim: 15,5 cm (Altura total do busto com a respectiva base)

 

Nota: Com o Nº V.A. 100 da Colecção António Capucho. No espólio do Museu da Vista Alegre existe um exemplar idêntico com o Nº INV. 117 e com marca Nº 4 (1832-1870) a punção. Um exemplar idêntico figura em “A Fábrica da Vista Alegre – O Livro do seu Centenário – 1824-1924”, estampa XV e outro figurou na Exposição “Vista Alegre – Porcelana Portuguesa – Testemunho da História”, Brasil 1998 com o Nº 64, pág., pág. 76 e também um outro exemplar idêntico encontra-se ilustrado no catálogo “II Leilão da Vista Alegre – Palácio da Bolsa do Porto, 14 Novembro 1998, lote 106, pág. 86 etc.

Porcelana 200,0 €
0004.8
Lote 0765

ÍCONE GREGO (SÉC. XVIII-XIX)

A ASCENSÃO DE CRISTO” – Têmpera de ovo sobre gesso e tela, aplicado em painel de madeira, provavelmente de “lárice ou abeto”, ricamente pintado em várias cores e a folha de ouro, representando uma das grandes festas do ano litúrgico ortodoxo. Excepcional obra de arte sagrada, dividida iconograficamente em duas partes: A parte superior ao centro, dentro de mandorla em folha de ouro, encontra-se Jesus Cristo, ladeado por dois anjos de asas abertas em posição de elevação ao céu. Por cima a inscrição em grego e em letras maiúsculas [A ASCENSÃO DE CRISTO].

A parte inferior é constituída por uma bela composição, tendo ao centro por Virgem Maria, mãe de Jesus, em posição de meditação, ladeada por dois anjos de cabeças inclinadas, com doze apóstolos que tem os olhos fixos no céu, divididos em dois grupos: seis do lado direito e seis do lado esquerdo. Entre as duas partes iconográficas, encontra-se o monte das oliveiras. Todos os figurantes encontram-se representados de pé e ricamente trajados com vestes da época, em tons de azul, verde, vermelho, branco, dourado e prateado. Exemplar com pequenas faltas e desgastes na camada pictórica da têmpera, com muita mais incidência na orla do painel, junto ao friso que envolve a obra.

Dim: 41,9x30,4x2 cm

Pintura 2.500,0 €
0133.8
Lote 0484

CARLOS BASTO (1932-2019)

VISTA DE CAIS” – Aguarela sobre papel, representando provavelmente o cais do Porto de Leixões, com guindastes e botes ancorados. Obra assinada e datada no canto inferior direito [Carlos Basto // 96]. Verso com rótulo colado, por sistema de impressão da Cooperativa Arvore, referente a uma exposição realizada pelo pintor em 2003 e as seguintes inscrições: [Nº 445∙03 • Preço: (…) // Autor: Carlos Basto // Título: S/Título // Ano: 1996 • Dimensões: 20x28,5 • Técnica: Aguarela]. Trabalho emoldurado, apresentando pequenas manchas de oxidação no passe-partout.

Dim: 20x28,5 cm (Aguarela)

Dim: 38x46,3 cm (Moldura)

Pintura 25,0 €
0485.8
Lote 0337

JÚLIO RESENDE (1917-2011)

SEM TÍTULO” – Técnica mista a cores sobre papel, representando casarios e ponte sobre um dos pequenos canais, que no nosso entender, pensamos tratar-se de uma vista de Veneza. Obra com vestígios de assinatura na parte inferior ao centro esquerdo, mas para que não haja qualquer tipo de duvidas esta técnica mista vem com um certificado de peritagem da Fundação Júlio Resende, assinada pelo pintor Armando Alves e Zulmiro Neves de Carvalho {Director da Fundação}. Trabalho com moldura em madeira dourada, apresentando pequena falha na parte lateral esquerda.

Dim: 38,9x28,7 cm (Técnica mista)

Dim: 65,8x55,8 cm (Moldura)

 

Nota: Júlio Martins da Siva Resende – Pintor contemporâneo, nasceu no Porto a 23 de Outubro de1917 e faleceu a 21 de Setembro de 2011. Discípulo de Alberto Siva, Joaquim Lopes, Dordio Gomes, Duco de la Haix e Othon Friez. Frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, obtendo de seguida uma bolsa do Instituto de Alta Cultura. Das inúmeras exposições individuais, salientam-se, três exposições antológicas na Fundação Calouste Gulbenkian (1989), no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1990), e no Leal Senado em Macau. Foi galardoado com o Prémio Nacional da Academia de Belas-Artes; o Prémio de Artes Gráficas na Xª Bienal de Arte de S. Paulo; a medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas. Está representado no Museu Nacional Soares dos Reis; no Museu do Chiado; no Museu Calouste Gulbenkian; no Museu de Arte Moderna de S. Paulo; e na sede da UNESCO, em Paris. Foi membro da Academia Nacional de Belas-Artes Portuguesa e da Real Academia das Ciências, das Letras e das Belas-Artes belga. Recebeu o Grau da Ordem Militar de Santiago de Portugal e da Ordem de Mérito Civil do Rei de Espanha. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 46-47] // Michael Tannock. [pág. 59], com dois trabalhos reproduzidos a negro. [Estampa Nº 232 e 233].

Pintura 2.500,0 €
0793.8
Lote 0746

JÚLIO RESENDE (1917-2011)

RAPAZ E PAPAGAIO” – Aguarela a cores sobre papel, representando menino brincando com papagaio de papel ou tecido, lançado ao vento agitado.

Obra assinada e datada no canto inferior direito [Resende // 78]. Verso da moldura com uma etiqueta colada na placa de protecção da Galeria Nazoni, com a respectiva identificação do autor, título da obra, ano, técnica e dimensões, provavelmente comercializada pela referida Galeria. Trabalho com moldura em madeira lacada em tons de cinza escuro. Aguarela bem conservada.

Dim: 30X20 cm (Aguarela)

Dim: 47,5x37,5 cm (Moldura)

 

Nota: Júlio Martins da Siva Resende – Pintor contemporâneo, nasceu no Porto a 23 de Outubro de1917 e faleceu a 21 de Setembro de 2011. Discípulo de Alberto Siva, Joaquim Lopes, Dordio Gomes, Duco de la Haix e Othon Friez. Frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, obtendo de seguida uma bolsa do Instituto de Alta Cultura. Das inúmeras exposições individuais, salientam-se, três exposições antológicas na Fundação Calouste Gulbenkian (1989), no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1990), e no Leal Senado em Macau. Foi galardoado com o Prémio Nacional da Academia de Belas-Artes; o Prémio de Artes Gráficas na Xª Bienal de Arte de S. Paulo; a medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas. Está representado no Museu Nacional Soares dos Reis; no Museu do Chiado; no Museu Calouste Gulbenkian; no Museu de Arte Moderna de S. Paulo; e na sede da UNESCO, em Paris. Foi membro da Academia Nacional de Belas-Artes Portuguesa e da Real Academia das Ciências, das Letras e das Belas-Artes belga. Recebeu o Grau da Ordem Militar de Santiago de Portugal e da Ordem de Mérito Civil do Rei de Espanha. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 46-47] // Michael Tannock. [pág. 59], com dois trabalhos reproduzidos a negro. [Estampa Nº 232 e 233].

Pintura 2.000,0 €
0794.8
Lote 0674

ESCOLA FRANCESA (SÉC. XIX-XX)

PAISAGEM CAMPESTRE” – Óleo sobre tela, representando em primeiro plano, vista de encosta com vegetação, arvoredo exuberante, bovinos, ovinos e jumento com figura masculina de bruços sobre o seu dorso. Em segundo plano vista panorâmica com montanhas de grande altitude. Obra com assinatura e data pouco legível no canto inferior direito [R. Goutie?]. Pintura reentelada e restauros antigos. Trabalho com moldura dourada em madeira e gesso, com a parte frontal ondulada e vazada, ornada com concheados, ramagens florais e vegetalistas.

Dim: 50,5x76,7 cm (Óleo)

Dim: 65,5x90,8 cm (Moldura)

Pintura 150,0 €
0795.8
Lote 0263

ESCOLA FRANCESA (SÉC. XIX-XX)

PAISAGEM CAMPESTRE” – Óleo sobre tela, representando vista de planície com abundante vegetação e pastora de vara sobre o ombro direito com bovinos e ovinos em cena do quotidiano. Obra com assinatura e data pouco legível no canto inferior direito [R. Goutie?]. Pintura reentelada e restauros antigos. Trabalho com moldura dourada em madeira e gesso, com a parte frontal ondulada e vazada, ornada com concheados, ramagens florais e vegetalistas.

Dim: 50,5x76,7 cm (Óleo)

Dim: 65,5x90,8 cm (Moldura)

Pintura 150,0 €

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