• Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
0515.8
Lote 0332

FAQUEIRO PARA DOZE PESSOAS

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Este faqueiro é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Doze (12) garfos de carne, doze (12) facas de carne, doze (12) colheres de sopa, doze (12) garfos de peixe, doze (12) facas de peixe, doze (12) garfos de sobremesa, doze (12) facas de sobremesa, doze (12) colheres de sobremesa, doze (12) colheres de chá e uma (1) concha de Açúcar, doze (12) colheres de café e uma (1) concha de açúcar, um (1) trinchante de carne, um (1) trinchante de peixe, um (1) conjunto de talheres para salada, uma (1) colher para molheira, uma (1) colher de arroz, uma (1) concha de sopa, uma (1) pinça para gelo, duas (2) colheres de refresco, um (1) garfo de acepipes, duas (2) facas e uma (1) colher de molhos. Corpos recortados, percorridos por finas caneladuras, ricamente decorados com folhas de acanto e volutas com términos em enrolamento. Caixa original em madeira de mogno maciço e com partes chapeadas, constituído por três gavetas compartimentadas, ladeadas por colunas torneadas com tampa de movimento ascendente e descente, deixando a descoberto os extras do faqueiro, assente sobre base moldurada em dégradé com términos em pés torneados. Sinais de uso e em óptimo estado de conservação.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 2564 de José Monteiro de Matos & Irmão, registada em 1909 e já cancelada.

Peso aprox: 7.170 gr.

Dim: 20,4 cm (Garfo de carne)

Dim: 25,5 cm (faca de carne)

Dim: 34 cm (Colher de sopa)

Dim: 32,5 cm (Colher de arroz)

Prata 3.000,0 €
0004.8
Lote 0765

ÍCONE GREGO (SÉC. XVIII-XIX)

A ASCENSÃO DE CRISTO” – Têmpera de ovo sobre gesso e tela, aplicado em painel de madeira, provavelmente de “lárice ou abeto”, ricamente pintado em várias cores e a folha de ouro, representando uma das grandes festas do ano litúrgico ortodoxo. Excepcional obra de arte sagrada, dividida iconograficamente em duas partes: A parte superior ao centro, dentro de mandorla em folha de ouro, encontra-se Jesus Cristo, ladeado por dois anjos de asas abertas em posição de elevação ao céu. Por cima a inscrição em grego e em letras maiúsculas [A ASCENSÃO DE CRISTO].

A parte inferior é constituída por uma bela composição, tendo ao centro por Virgem Maria, mãe de Jesus, em posição de meditação, ladeada por dois anjos de cabeças inclinadas, com doze apóstolos que tem os olhos fixos no céu, divididos em dois grupos: seis do lado direito e seis do lado esquerdo. Entre as duas partes iconográficas, encontra-se o monte das oliveiras. Todos os figurantes encontram-se representados de pé e ricamente trajados com vestes da época, em tons de azul, verde, vermelho, branco, dourado e prateado. Exemplar com pequenas faltas e desgastes na camada pictórica da têmpera, com muita mais incidência na orla do painel, junto ao friso que envolve a obra.

Dim: 41,9x30,4x2 cm

Pintura 2.500,0 €
0485.8
Lote 0337

JÚLIO RESENDE (1917-2011)

SEM TÍTULO” – Técnica mista a cores sobre papel, representando casarios e ponte sobre um dos pequenos canais, que no nosso entender, pensamos tratar-se de uma vista de Veneza. Obra com vestígios de assinatura na parte inferior ao centro esquerdo, mas para que não haja qualquer tipo de duvidas esta técnica mista vem com um certificado de peritagem da Fundação Júlio Resende, assinada pelo pintor Armando Alves e Zulmiro Neves de Carvalho {Director da Fundação}. Trabalho com moldura em madeira dourada, apresentando pequena falha na parte lateral esquerda.

Dim: 38,9x28,7 cm (Técnica mista)

Dim: 65,8x55,8 cm (Moldura)

 

Nota: Júlio Martins da Siva Resende – Pintor contemporâneo, nasceu no Porto a 23 de Outubro de1917 e faleceu a 21 de Setembro de 2011. Discípulo de Alberto Siva, Joaquim Lopes, Dordio Gomes, Duco de la Haix e Othon Friez. Frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, obtendo de seguida uma bolsa do Instituto de Alta Cultura. Das inúmeras exposições individuais, salientam-se, três exposições antológicas na Fundação Calouste Gulbenkian (1989), no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1990), e no Leal Senado em Macau. Foi galardoado com o Prémio Nacional da Academia de Belas-Artes; o Prémio de Artes Gráficas na Xª Bienal de Arte de S. Paulo; a medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas. Está representado no Museu Nacional Soares dos Reis; no Museu do Chiado; no Museu Calouste Gulbenkian; no Museu de Arte Moderna de S. Paulo; e na sede da UNESCO, em Paris. Foi membro da Academia Nacional de Belas-Artes Portuguesa e da Real Academia das Ciências, das Letras e das Belas-Artes belga. Recebeu o Grau da Ordem Militar de Santiago de Portugal e da Ordem de Mérito Civil do Rei de Espanha. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 46-47] // Michael Tannock. [pág. 59], com dois trabalhos reproduzidos a negro. [Estampa Nº 232 e 233].

Pintura 2.500,0 €
0544.8
Lote 0747

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX. Este conjunto é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Uma (1) cafeteira, um (1) de chá, uma (1) leiteira, um (1) açucareiro e um (1) tabuleiro. Corpos parcialmente lisos, decorados com faixas verticais com caneladuras côncavas, intercaladas por faixas vegetalistas, assente sobre bases circulares molduradas. Tampas repuxadas com a mesma decoração, encimadas por pomos torneados com términos esféricos. Pegas recortadas e vazadas em voluta. Tabuleiro parcialmente liso de formato oval, decorado com faixa concêntrica com a mesma decoração e perolados com duas pegas laterais recortadas e vazadas em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 5040,5 gr.

Alt: 23 cm (Cafeteira)

Alt: 18 cm (Bule de chá)

Alt: 15,5 cm (Leiteira)

Alt: 15,5 cm (Açucareiro)

Dim: 36,1x63,7 cm

Prata 2.500,0 €
1181.7
Lote 0787

PULSEIRA DE SENHORA

Em ouro amarelo e branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos lisos, recortados e vazados de movimento convexo em tons de branco e amarelo, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 51,6 gr.

Dim: 2x17 cm

Ouro 2.500,0 €
0587.8
Lote 0367

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XX. Este serviço de chá e café é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Tabuleiro, cafeteira, bule de chá. Leiteira e açucareiro. Corpos bojudos, decorados com caneladuras verticais em relevo, encimadas por faixa concêntrica gravada com motivos florais, enrolamentos vegetalistas, volutas e frisos perolado, assentes sobre pés zoomórficos com términos esféricos. Bicos do bule e da cafeteira em forma de colo de cisne, decorados com caneladuras em dégradé com pegas recortadas e vazadas em madeira maciça de pau-santo. Pomos das tampas em madeira de pau-santo torneado com términos esféricos. Tabuleiro de formato oval com a mesma decoração com pegas laterais recortadas e vazadas em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 5.641,5 gr.

Dim: 41,7x65,7 cm (Tabuleiro)

Alt: 26 cm (Cafeteira)

Alt: 24,5 cm (Bule de chá)

Alt: 18 cm (Açucareiro)

Alt: 6 cm (Leiteira)

Prata 2.200,0 €
0793.8
Lote 0746

JÚLIO RESENDE (1917-2011)

RAPAZ E PAPAGAIO” – Aguarela a cores sobre papel, representando menino brincando com papagaio de papel ou tecido, lançado ao vento agitado.

Obra assinada e datada no canto inferior direito [Resende // 78]. Verso da moldura com uma etiqueta colada na placa de protecção da Galeria Nazoni, com a respectiva identificação do autor, título da obra, ano, técnica e dimensões, provavelmente comercializada pela referida Galeria. Trabalho com moldura em madeira lacada em tons de cinza escuro. Aguarela bem conservada.

Dim: 30X20 cm (Aguarela)

Dim: 47,5x37,5 cm (Moldura)

 

Nota: Júlio Martins da Siva Resende – Pintor contemporâneo, nasceu no Porto a 23 de Outubro de1917 e faleceu a 21 de Setembro de 2011. Discípulo de Alberto Siva, Joaquim Lopes, Dordio Gomes, Duco de la Haix e Othon Friez. Frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, obtendo de seguida uma bolsa do Instituto de Alta Cultura. Das inúmeras exposições individuais, salientam-se, três exposições antológicas na Fundação Calouste Gulbenkian (1989), no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1990), e no Leal Senado em Macau. Foi galardoado com o Prémio Nacional da Academia de Belas-Artes; o Prémio de Artes Gráficas na Xª Bienal de Arte de S. Paulo; a medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas. Está representado no Museu Nacional Soares dos Reis; no Museu do Chiado; no Museu Calouste Gulbenkian; no Museu de Arte Moderna de S. Paulo; e na sede da UNESCO, em Paris. Foi membro da Academia Nacional de Belas-Artes Portuguesa e da Real Academia das Ciências, das Letras e das Belas-Artes belga. Recebeu o Grau da Ordem Militar de Santiago de Portugal e da Ordem de Mérito Civil do Rei de Espanha. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 46-47] // Michael Tannock. [pág. 59], com dois trabalhos reproduzidos a negro. [Estampa Nº 232 e 233].

Pintura 2.000,0 €
0528.8
Lote 0792

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “INTERNATIONAL WATCH”

Caixa em ouro contrastado (18 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, fabrico da “IWC”, modelo Schaffhausen, trabalho suíço do séc. XX. Caixa em ouro com coroa lateral estriada que acciona o acerto das horas e calendário. Interior da tampa com inscricões gravadas com as respectivas marcas de garantia do toque do ouro e números de série - 2460599 - 3334. Máquina accionada por movimento de quartz. Mostrador dourado com numeração estilizada, calendário às três horas, ponteiro dos segundos e inscrição [IWC - International Watch Cº - Schaffhausen - Quartz - Swiss]. Braceletes originais em pele em tons de negro com fivela em metal dourado e polido. Sinais de uso. A funcionar.

Diâm: 3,1 cm

Relógios 1.100,0 €
0551.8
Lote 0778

COLAR DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por vinte e uma (21) contas ditas de “Viana”, intercaladas por vinte e duas (22) contas estriadas, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso e pequenas amolgadelas em algumas contas.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 22,3 gr.

Compr: 44 cm

Ouro 1.100,0 €
0563.8
Lote 0378

COLAR DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Colar constituído por elos batidos e maleáveis interligados entre si com medalhão central recortado, decorado com volutas e enrolamentos, cravejado com cinco (5) ametistas lapidadas e nove (9) diamantes com cerca de 0,02 (ct) cada. Fecho de formato tubular, decorado com caneladuras estriadas, encimado por faixa concêntrica, ornada com enrolamentos vegetalistas em relevo e dois (2) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 23 gr.

Compr: 45 cm

Ouro 1.000,0 €
0638.8
Lote 0719

SEIS FLUTES PARA CHAMPAGNE

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Flutes lisos de formato cónico invertido, assentes sobre fustes torneados com términos em base circular. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 2.050,9 gr.

Alt: 21,3 cm

Prata 1.000,0 €
1137.8
Lote 1223

RIO TINTO – {TRÊS TOMBOS}

{PRIMEIRO TOMBO} – TITULOS DA QUINTA DA CAMPAINHA NA FREGUESIA DE RIO TINTO. Tomo 11. Obra manuscrita desde o século XVII ao século XVIII, com iluminura às cores de página inteira no frontispício, ornada com dois frisos geométricos de formato rectangular ao alto, decorada no seu interior com motivos vegetalistas e florais, tendo na parte inferior do friso menor uma jarra com arranjo floral. Rio Tinto. 1631-1797. In-fólio de 486 folhas numeradas, que perfaz no seu total de 972 páginas + índice não numerado. E. Importante primeiro tomo, com interessantíssimos manuscritos referentes à Quinta da Companhia, entre os quais a compra da mesma ao Capitão Francisco da Silva Portela em 18 de Março de 1765, pelo Sr. Domingos Francisco da Silva Guimarães e sua esposa D. Maria Clara Joaquina. Em 13 de Julho de 1765, Domingos Francisco da silva Guimarães e esposa, pediram autorização para fazer na Quinta da Companhia a “Capela da Nossa Senhora da Conceição”, que lhes foi concedida, começando a ser edificada no mesmo ano, conforme documentos manuscritos desde a folha Nº 250 à folha Nº 277. Este tomo é constituído por imensos manuscritos, no qual vamos descrever os seguintes: Sentença Civil de Força (…) - 1631; Sentença Civil (…) - 1663; Sentença (…) - 1666; Sentença (…) - 1667; Sentença Civil (…) - 1669; Certidão do Prazo de Vidas (…) - 1693; Sentença Civil Penal (…) - 1704; Auto de Posse (…) - 1707; Sentença Civil Penal (…) - 1722; Sentença Civil Penal (…) - 1730; Carta de Rematação (…) - 1736; Sentença Civil Penal (…) - 1739; Sentença Civil Penal (…) - 1744; Sentença Civil Penal (…) - 1746; Prazo que fez o Capitão (…) - 1746; Sentença Civil (…) - 1746; Escritura de Venda (…) - 1748; Prazo que fizerão Luiz (…) - 1750; Escritura de Venda (…) - 1752; Escritura de Venda, que fizerão o Capitão Francisco da Silva Portela e sua mulher D. Anna Joaquina Roza a Domingos Francisco da Guimarães (…) - 1765; Certidão dos Autos de Dote para Património, que fizerão Domingos Francisco da Silva Guimarães, e sua mulher D. Maria Clara Joaquina desta Cidade á sua Capela de Nossa Senhora da Conceição, que erigirão na sua Quinta da Campainha freguezia de Rio Tinto (…) - 1765; Entre muitos outros manuscritos. Encadernação de capas rígidas a inteira de carneira, com frisos gravados, ornados no seu interior com elementos vegetalistas e florais em ambas as pastas, apresentando pequenos defeitos com mais incidência na lombada. Encadernação com sistema de atilhos na parte frontal. Exemplar com sinais de manuseamento, apresentando alguns defeitos e pequenas faltas, mas bem conservado para a época.

 

{SEGUNDO TOMBO} – TITULOS DO MEYO CAZAL DA CAMPAINHA, E MONTADOS NA FREGUESIA DE RIO TINTO. Tomo 12. Obra manuscrita desde o século XVIII ao início do século XIX, com iluminura às cores de página inteira no frontispício, ornada com dois frisos geométricos de formato rectangular ao alto, decorada entre os frisos com motivos vegetalistas e florais, tendo na parte inferior do friso menor uma jarra com arranjo floral. Rio Tinto. 1731-1815. In-fólio de 412 folhas numeradas, que perfaz no seu total de 824 páginas + índice não numerado. E. Tomo segundo, com imensos manuscritos referentes à Quinta da Companhia, no qual vamos descrever os seguintes: Escritura de Venda ao Capitão Francisco da Silva Portela (…) - 1731; Prazo que fez a Meza Abbacial de Paço de Souza ao Capitão (…) - 1746; Certidão do Prazo que fizerão a Capitão (…) - 1793; Escritura de Venda, que fizerão o Capitão Francisco da Silva Portela e sua mulher a Domingos Francisco da Silva Guimarães (…) - 1765; Sentença Civil (…) - 1790; Titulo Sob Sentença Civil (…) - 1791; Prazo de Vidas, que fez (…) - 1792; Escritura de Venda, que fizerão (…) - 1811; Escritura de Venda, que fizerão (…) - 1815; Prazo que fizerão Francisco da Silva Portela (…) - 1719; Prazo que fez Francisco da Silva Portela (…) - 1721; Prazo que fizerão o Capitão Francisco da Silva Portela (…) - 1743; Prazo que fez o Capitão Francisco da Silva Portela (…) - 1746; Prazo que fez o Capitão Francisco da Silva Portela (…) - 1746; Prazo que fizerão o Capitão Francisco da Silva Portela (…) - 1753; Sentença Civel de Troca promutação, e louvação (…) - 1753; Escritura de Venda, que fizerão o Capitão Francisco da Silva Portela e sua mulher a Domingos Francisco da Silva Guimarães (…) - 1765; Entre muitos outros manuscritos. Encadernação de capas rígidas a inteira de carneira, com frisos gravados, ornados no seu interior com elementos vegetalistas e florais em ambas as pastas, apresentando pequenos defeitos com mais incidência na lombada. Encadernação com sistema de atilhos na parte frontal. Exemplar com sinais de manuseamento, apresentando alguns defeitos e pequenas faltas, mas bem conservado para a época.

{TERCEIRO TOMBO} – TITULOS DE VARIAS PROPRIEDADES, E FOROS NA FREGUEZIA DE RIO TINTO. Tomo 13. Obra manuscrita desde o século XVIII ao início do século XIX, com iluminura às cores de página inteira no frontispício, decorada com duas colunas monumentais, ornadas com motivos vegetalistas e florais, tendo na parte inferior jarra com arranjo floral, todos estes elementos dentro de frisos geométricos. Rio Tinto. 1723-1813. In-fólio de 377 folhas numeradas, que perfaz no seu total de 754 páginas + índice não numerado. E. Tomo terceiro, com imensos manuscritos referentes a diversas propriedades e foros na freguesia de Rio Tinto, relativo aos proprietários da Quinta da Companhia, no qual vamos descrever os seguintes: Escritura de Venda, e impozição da pensão, e foro Censo, que fizerão (…) - 1763; Escritura de Venda, que fizerão (…) - 1730; Escritura de Venda, que fizerão (…) - 1770; Escritura de Venda, que fizerão (…) - 1770; Carta de Rematação, que fez Domingos (…) - 1777; Prazo que fizerão Domingos (…) - 1780; Sentença Civil de Carta de Rematação (…) - 1778; Certidão do Prazo, que fez o Mosteiro das Relligiozas de S. Bento da Ave Maria desta Cidade, a (…) - 1725; Prazo que fizeram José Luiz (…) - 1763; Sentença Civil de Adjudicação de José (…) - 1777; Sobre Sentença Civil de Adjudicação do dito José (…) - 1778;

Escritura de Venda, que fizerão (…) - 1778; Prazo que fizerão Domingos (…) - 1778; Certidão do Prazo, que fez o Real Mosteiro das Relligiozas de S. Bento da Ave Maria desta Cidade, ao R. do Conego D. Antonio do Rozario Gouvêa (…) - 1760; Certidão do Prazo, que fez (…) - 1760; Escritura de Venda, que fez o (…) - 1778; Prazo, que fez o Real Mosteiro de S. Bento da Ave Maria desta Cidade, a (…) - 1756; Escritura de Venda, que fez (…) - 1780; Subemprazamento de Vidas, que fez (…) - 1789; Prazo, que fez o Real Mosteiro de S. Bento da Ave Maria desta Cidade, a (…) - 1756; Escritura de Venda, que fez (…) - 1728; Entre outros manuscritos. Encadernação de capas rígidas a inteira de carneira, com frisos gravados, ornados no seu interior com elementos vegetalistas e florais em ambas as pastas, apresentando pequenos defeitos com mais incidência na lombada. Encadernação com sistema de atilhos na parte frontal. Exemplar com sinais de manuseamento, apresentando alguns defeitos e pequenas faltas, mas bem conservado para a época. IMPORTANTES E RAROS MANUSCRITOS.

Literatura 1.000,0 €
0513.8
Lote 0768

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, interligado a mesa recortada de formato rectangular ao baixo, cravejada com setenta e dois (72) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada, encimada ao centro por faixa recortada em forma de meia-lua, percorrida por cinco fiadas transversais, cravejadas com cinquenta e nove (59) diamantes em talhe de brilhante com cerca 0,01 (ct) cada, perfazendo no seu total no seu total com cento e trinta e um (131) diamantes. Sinais de uso.

Contraste: cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 18,7 gr.

Med: 13

Ouro 900,0 €
0519.8
Lote 0369

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa de sessão quadrangular, ornada com lusango e faixa transversal, cravejada no seu total com oitenta e sete (87) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cigarra - Marca de garantia do ouro branco do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 18 gr.

Med: 17

Ouro 900,0 €
0597.8
Lote 0756

PRATO COBERTO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato oval, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas intercalados entre si por volutas com términos em enrolamento, encimadas no bordo por friso perolado. Tampa repuxada com a mesma decoração com término em pega amovível, recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 (1º título) - Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984 e inscrição incisa [Topázio].

Peso aprox: 2.156,7 gr.

Dim: 16x27x37 cm

Prata 870,0 €
0518.8
Lote 0301

ANEL DE SENHORA MODERNISTA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa transversal, ladeada por caneladuras recortadas em voluta, cravejadas no seu total com quarenta e três (43) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 11,9 gr.

Med: 15

Ouro 800,0 €
0524.8
Lote 0288

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k) e prata, com as respectivas marcas de garantia dos toques mínimos de (0,800) ouro e do toque (0,833) prata, trabalho português do séc. XX. Corpo recortado e vazado em forma de arranjo floral, constituído por duas folhas sobrepostas, ladeadas por volutas. Corpo ricamente decorado e cravejado com trinta (30) pérolas, trinta e sete (37) diamantes de talhe antigo dito (rosinhas) e uma (1) esmeralda lapidada em talhe de pêra / gota. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toques mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso total aprox: 16,1 gr.

Dim: 3,5x6,5 cm

 

Ouro 800,0 €
1188.7
Lote 0758

PULSEIRA DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo maleável, constituído por elos recortados e vazados de formato paralelepipédico, alguns deles ornados por fiadas cravejadas no seu total com vinte e sete (27) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 12 gr.

Dim: 0,4x18,5 cm

Ouro 800,0 €
0505.8
Lote 0338

PENDENTE EM FORMA DE CORAÇÃO

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo cravejado ao centro por um (1) rubi, ladeado por frisos estriados e volutas esmaltadas em tons de vermelho, cravejadas com três (3) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada com término em argola de suspensão. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 14,6 gr.

Dim: 3,3 cm

Ouro 700,0 €
0527.8
Lote 0373

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “LONGINES”

Caixa em aço polido, fabrico da “Longines”, modelo Spirit Automatic, trabalho suíço do séc. XX. Caixa em metal polido com coroa lateral que acciona o acerto das horas e calendário. Verso com inscrições gravadas - Longines Spirit - ALL Stainless Steel - S - Swiss Made 30, numerações de série - L2.700.4 - 33124846+EFCº+ - Longines. Máquina de movimento automático. Mostrador em tons de branco com numeração a dourado, calendário às três horas e inscrições a negro [Longines - Automatic]. Braceletes originais em pele de crocodilo com fivela em metal prateado e polido. Sinais de uso. A funcionar.

Diâm: 4 cm

Relógios 700,0 €
0545.8
Lote 0714

COLAR COM PENDENTE

COLAR” – Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos recortados e interligados entre si, formando um desenho tubular repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 5,9 gr.

Compr: 43,5 cm

 

PENDENTE” – Em ouro branco contrastado (19,2k) e prata com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800 (ouro) e do toque 0,833 (prata), trabalho português do séc. XX. Corpo recortado em forma de coração com abertura lateral, ricamente cravejado com setenta (70) safiras e nove (9) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas” com término em argola de suspensão, cravejada com duas (2) safiras e dois (2) diamantes de talhe antigo.

Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toque mínimos de 0,800 e de 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 10,7 gr.

Dim: 3,5x2,5 cm

 

Peso total do colar com pendente – 16,6 gr.

Ouro 700,0 €
0549.9
Lote 0396

COLAR DE SENHORA “CONTAS DE VIANA”

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por trinta e quatro (34) contas ditas de “Viana”, interligadas entre si por elos, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 16,7 gr.

Compr: 43 cm

Ouro 700,0 €
1170.7
Lote 0259

BANDEJA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado. Bordo decorado com faixas concêntricas recortadas e molduradas em dégradé. Sinais de uso e a necessitar de ser polida devido a riscos.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984 e inscrição incisa [Joalharia do Carmo - Lisboa].

Peso aprox: 1.520 gr.

Diâm: 40,2 cm

Prata 650,0 €
0514.8
Lote 0345

FIO DE SENHORA COM PENDENTE

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos portugueses do séc. XX-XXI. Fio maleável e batido, decorado com caneladuras, formando um desenho repetitivo com pendente recortado de formato rectangular ao alto, cravejado com setenta e dois (72) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada, encimada ao centro por faixa recortada em forma de meia-lua, percorrida por cinco fiadas transversais, cravejadas com sessenta e um (61) diamantes em talhe de brilhante com cerca 0,01 (ct) cada, perfazendo no seu total com cento e trinta e três (133) diamantes. Sinais de uso.

Contraste: cabeça de veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 13,5 gr.

Ouro 600,0 €
0562.8
Lote 0739

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo e branco contrastado (18k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, trabalho francês do séc. XX. Corpo em forma de chave com pega recortada e vazada, decorada com enrolamentos vegetalistas, motivos florais estilizados e volutas, cravejadas no seu total com quarenta e três (43) diamantes de talhe antigo dito “rosinhas”. Sinais de uso.

Marcas de garantia do ouro francês com contraste cabeça de águia do toque 0,750.

Peso aprox: 14,1 gr.

Dim: 1,1x5,5 cm

Ouro 600,0 €
1184.7
Lote 0330

COLAR DE PÉROLAS BARROCAS COM FECHO MODERNISTA

De fiada única com contas e fecho em ouro amarelo e branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por trinta e três (33) pérolas barrocas, enfiadas em fio sintético, intercaladas por dez (10) contas bojudas, decoradas por caneladuras estriadas com término em fecho rectangular espalmado, ornado por caneladuras verticais de movimento oblíquo e cinco (5) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Contraste: Cigarra - Marca de garantia do ouro branco do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 46,1 gr.

Compr: 49,5 cm

Ouro 600,0 €
1190.7
Lote 0783

RELÓGIO DE PULSO PARA SENHORA “RAYMOND WEILL”

Caixa e bracelete em aço polido e plaque or, fabrico da Raymond Weill - Modelo Tango, fabrico suíço do ano 2002. Caixa recortada, decorada por faixa concêntrica com perolados em relevo e coroa lateral estriada que acciona o acerto dos ponteiros e calendário. Verso da caixa com inscrições gravadas [Raymond Weill - Stainless Stell - Water Resistant 5ATM e múmero de série 5360]. Máquina de movimento de quartzo. Mostrador em tons de branco com numeração romana e estilizada a dourado com ponteiros luminescentes, calendário às três horas e inscrições a negro {Raymond Weill - Geneve - Tango - Swiss Made}. Braceletes maleáveis em aço e plaque or, constituída por elos interligados entre si com término em fecho de encartar. A funcionar.

Sinais de uso.

Diâm: 2,9 cm

Relógios 600,0 €
0496.8
Lote 0679

JARRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, assente sobre base circular com inscrição incisa [Com amizade 8-6-73 - C. H. L.]. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984 e inscrição incisa [Joalharia do Carmo - Lisboa].

Peso aprox: 1.106,4 gr.

Alt: 26 cm

Prata 500,0 €
0516.8
Lote 0360

COLAR DE PÉROLAS BARROCAS

De fiada única com fecho em ouro branco contrastado (19,2 k) com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por fiada única com oitenta e duas (82) pérolas barrocas enfiadas em fio sintético. Fecho de ouro branco, decorado com caneladuras em relevo de movimento oblíquo, ladeados por duas faixas concêntricas, cravejadas com vinte e quatro (24) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais e uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox:117,4 gr

Compr: 86,5 cm

Ouro 500,0 €
0520.8
Lote 0343

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa recortada em voluta de movimento côncavo, ornada por faixas lisas e cravejadas no seu total com vinte (20) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 8,5 gr.

Med: 19

Ouro 500,0 €
0521.8
Lote 0690

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo e branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo recortado em forma de flor, cravejado ao centro por nove (9) rubis e quatro (4) águas marinhas, ladeadas por folha ricamente cinzelada com término em caule recortado, cravejado com três (3) diamantes de talhe antigo dito “Rosinhas”. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de dragão - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 13,4 gr.

Dim: 5,5x2,8 cm

Ouro 500,0 €
1183.7
Lote 0710

COLAR DE PÉROLAS COM FECHO MODERNISTA

De fiada única com fecho em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XX. Corpo constituído por fiada única com sessenta e uma (61) pérolas, enfiadas em fio sintético com término em fecho modernista em ouro branco, decorado com caneladuras incisas de movimento oblíquo e duas fiadas cravejadas no seu total com dez (10) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 33 gr.

Compr: 49 cm

Ouro 500,0 €
1214.5
Lote 0713

ESCOLA FLAMENGA “SEGUIDOR DE FRANS FRANCKEN II”

SÃO JERÓNIMO PENITENTE” – Óleo sobre madeira de pequenas dimensões e de notável luminosidade, trabalho flamengo do séc. XVII. Em primeiro plano, encontra-se São Jerónimo em frente de uma gruta, ou pedra rochosa, encimada por pequenos arbustos, com auréola em volta da cabeça, está representado de joelhos em posição de penitência, segurando com a mão esquerda o crucifixo e com o indicador da mão direita virada para o céu. Traja túnica comprida com pregueados em tons de roxo azulado, da cintura para baixo até aos seus pés. Na parte inferior e na parte lateral do Santo, encontram-se os habituais atributos: “A caveira”; “O livro”; “O leão”; “O chapéu e a capa cardinalícia de tons vermelhos”. Em segundo plano, no canto lateral esquerdo surge uma bela paisagem com monumentos, encimado por anjo tocando trombeta. Pintura inserida no centro de um retábulo emoldurado e dourado a ouro fino, com frisos frontais decorados por contas. Sinais de uso, ligeiras fissuras e pequenas falhas na camada pictórica da pintura.

Dim: 16,5x10,5 cm (Óleo)

Dim: 34,5x27,8 cm (Retábulo)

 

Nota: Obra vendida pela leiloeira inglesa “Christie՚s” em 07 de Julho de 1994, conforme catálogo da época, página [Nº 18], Lote e estampa [Nº 58], com o valor de base para leilão de [£600-800], sem retábulo. Ainda pode ser consultada no site [http://www.artnet.com/artists/frans-francken-the-younger/saint-jerome-6KLQhVOiWAOCEj7I-DpIog2] ou no site [St. Jerome - follower of Frans Francken II].

Pintura 500,0 €
1218.4
Lote 1219

CELA (CAMILO JOSÉ) – GAVILLA DE FÁBULAS SIN AMOR

ILUSTRACIONES DE PICASSO. LAS EDICIONES DE LOS PAPELES DE SON ARMADANS. COLECCIÓN PRÍNCIPE DON JUAN MANUEL DE OBRAS DE C. J. C. - II. Palma de Mallorca. MCMLXII [1962]. In-fólio de 157-XI págs. E. Primeira edição, uma das mais belas obras de Camilo José Cela, escritor galego galardoado com o Prémio Nobel de Literatura em 1989. Excelente edição de apurada concepção gráfica, em papel invulgarmente encorpado, ilustrada com [trinta e dois] belos desenhos inéditos a cores de Pablo Picasso.

TIRAGEM LIMITADA A 2000 EXEMPLARES MANUALMENTE NUMERADOS E ASSINADOS POR CAMILO JOSÉ CELA, IMPRESSOS SOBRE PAPEL PICASSO, ESPECIALMENTE FABRICADO PARA ESTA EDIÇÃO PELA CASA GUARRO “COM LA DOBRE FILIGRANA DEL SOL Y LA GAVILLA DIBUJADAS EX PROFESO POR EL PINTOR”. EXEMPLAR COM O Nº 280. Encadernação editorial de capa rígida, revestida a tela, por aparar. Obra em excelente estado de conservação. RARO E VALIOSO.

Literatura 500,0 €
0593.8
Lote 0251

CANECA PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo de formato bojudo, ricamente decorado por faixas verticais, ornadas com reservas de motivos florais, intercaladas por padrão dito em “Pontas de diamante”, formando um desenho repetitivo, assente sobre base repuxada de formato circular com friso concêntrico perolado. Bocal recortado, percorrido por fiada perolada. Pega lateral recortada e vazada em voluta com términos em enrolamento.

Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 918,9 gr.

Alt: 31 cm

Prata 460,0 €
0522.8
Lote 0306

ALFINETE DE GRAVATA

Em ouro amarelo e branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo de formato rectangular ao baixo, decorado com caneladuras recortadas, formando um desenho ondulado repetitivo, encimado lateralmente por flor em relevo, cravejada com cinco (5) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cigarra - Marca de garantia do ouro branco do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 9,2 gr.

Dim: 0,7x5,3 cm

Ouro 450,0 €
0526.8
Lote 0774

RELÓGIO DE PULSO PARA HOMEM “TISSOT”

Caixa delgada e alongada em aço com partes polidas e escovadas, fabrico da “Tissot”, modelo Lisboa, trabalho suíço do séc. XX.

Caixa de formato rectangular ao alto com coroa lateral estriada. Verso com inscrições gravadas - T - Tissot - Z 150 Waterresistant 30. Mineral Glass. Stainless Stell. Limited Edition - 7689/9999. Máquina de movimento mecânico, accionado por corda manual. Mostrador em tons de branco, decorado com trabalho guilhochado, ladeado por faixas com caneladuras de movimento oblíquo, mostrador dos segundos de formato quadrangular, numeração Árabe a negro e inscrição no topo [Tissot - Lisboa]. Braceletes em pele em tons de negro com fivela em metal prateado e polido. A funcionar.

Dim: 4,2x3 cm

Relógios 450,0 €
1187.7
Lote 0281

COLAR DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia, trabalho português do séc. XX. Colar com fio central, constituído por elos interligados entre si, decorados com pingentes recortados em forma de meia-lua, ornados interiormente com motivos florais e enrolamentos vegetalistas em relevo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Dragão - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 10 gr.

Dim: 1x41 cm

Ouro 450,0 €
0487.8
Lote 0669

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, assente sobre pés recortados e vazados, decorados com motivos vegetalistas e volutas com términos em enrolamento. Aba decorada com grinaldas de motivos florais em relevo.

Sinais de uso e ínfimos opados.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937.

Peso aprox: 863,3 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 40 cm

Prata 430,0 €
0619.8
Lote 0676

BANDEJA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, encimado no bordo por moldurada recortada em dégradé. Sinais de uso.

Contraste: Águia 916 (1º Título) - Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 1.115,2 gr.

Alt: 2,5 cm

Diâm: 36 cm

Prata 400,0 €
1046.9
Lote 1132

RARA E INVULGAR GARRAFA DE SCOTCH WHISKY

Uma (1) garrafa de scotch whisky “JAMES MARTIN՚S - AGED 30 YEARS - LIMITED EDITION - FINE & RARE - SUPER DELUXE - BLENDED SCOTCH WHISKY”, destilado antes de 1967, de 70 cl, com um grau de alcoolemia de 43% Vol. Produzido e engarrafado por James Martin՚s Ld.ª Leith - Scotland e distribuído por Bacardi - Martini - Portugal Ld.ª - Castanheira do Ribatejo - Portugal. Cada um dos whiskies que entra na composição deste blend de excepção tem no mínimo 30 anos. Como é tão extraordinariamente raro de encontrar whiskies com esta idade, o número de garrafas de James Martin՚s 30 Year Old Blend é também muito limitado. Os 130 anos de experiencia da James Martin՚s & Cº Ld.ª, reflectem-se profundamente na criação deste blend. Os whiskies que o compõem foram seleccionados por toda a Escócia e deixados em repouso muitos e muitos anos. Durante o seu excepcionalmente longo período de maturação, estes whiskies foram minuciosamente cuidados por forma a atingirem um soberbo equilíbrio de suavidade, riqueza, profundidade e frescura de aromas. Aparência: Âmbar escuro com reflexos acastanhados. Aroma: Muito intenso a amêndoas e nozes no início, sobre um fundo de xerez e caramelo amanteigado, associado a um complexo de fruta que inclui figos secos e casca de laranja cristalizada. Sabor: Puro. No início é suave e um tanto oleoso e no fim ligeiramente quente e licoroso. Exemplar raro e invulgar com interesse para coleccionadores no seu estado original com protecção de rolha, selo de garantia parcialmente omisso e caixa original em cartão litografado em tons dourados sobre fundo vermelho. Não nos responsabilizamos pelo seu estado de conservação.

Nota: Nível ligeiramente abaixo do recomendável.

Bebidas 400,0 €
1180.7
Lote 0278

ALIANÇA DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aliança cravejada no seu total com quinze (15) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 3,4 gr.

Med: 19

Ouro 400,0 €
0594.8
Lote 0662

CANECA PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo bojudo, decorado por caneladuras verticais de movimento espiralado, assente sobre base repuxada de formato circular com a mesma decoração. Pega lateral recortada e vazada em voluta com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 758,6 gr.

Alt: 24,5 cm

Prata 380,0 €
0369.8
Lote 0215

PAR DE JARRAS DE BORDO RECORTADO

Em porcelana moldada e relevada, trabalhos franceses do séc. XIX-XX. Corpos recortados e espalmados, ladeados por folhas de acanto, assente sobre bases recortadas de formato oval. Corpos decorados em vários tons sobre fundo branco com paisagens fluviais, tendo ao centro figuras femininas, ladeadas por arranjos florais, enrolamentos vegetalistas, complementos e ornatos a ouro, pintadas à mão. Sinais de uso e desgastes no ouro.

Dim: 26x23x13 cm

Porcelana 350,0 €
0543.8
Lote 0214

GALHETEIRO ESPECIEIRO

Em prata portuguesa com galhetas, polvilhadores e mostardeira em vidro translucido, moldado e lapidado, trabalho do séc. XIX-XX. Base parcialmente lisa de formato rectangular, decorada por faixa concêntrica perolada, encimada por estrutura tubular, decorada na frente e verso com medalhões recortados, decorados com enrolamentos vegetalistas e volutas em relevo, assente sobre pés esféricos. Base compartimentada com duas galhetas, dois polvilhadores e uma mostardeira em vidro translucido moldado e lapidado com aros e tampas em prata. Pega tubular recortada e vazada com términos em enrolamento com apoios laterais para as rolhas das respectivas galhetas. Sinais de uso, recipiente do polvilhador partido e rolha omissa de umas das galhetas.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 600 gr.

Dim: 36,5x54x13,2 cm

Prata 350,0 €
1182.7
Lote 0667

COLAR DE PÉROLAS COM FECHO MODERNISTA

De fiada única com fecho em ouro branco escovado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XX. Corpo constituído por fiada única com setenta e duas (72) pérolas, enfiadas em fio sintético com término em fecho modernista em ouro branco escovado, ladeado por duas faixas concêntricas cravejadas no seu total com vinte (20) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 25,2 gr.

Compr: 50 cm

 

Ouro 350,0 €
0486.8
Lote 0195

BILHETEIRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato circular de covo acentuado, assente sobre pés recortados e vazados, decorados com motivos florais e volutas em relevo. Aba decorada por faixa concêntrica recortada com concheados, ladeados por motivos florais, perolados e volutas com términos em enrolamento. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 611 gr.

Alt: 5 cm

Diâm: 37,5 cm

Prata 300,0 €
0493.8
Lote 0197

JARRO PARA ÁGUA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo parcialmente liso de formato bojudo com pega lateral recortada e vazada em volta, assente sobre base circular. Bordo do bocal e da base, decoradas com friso de gordões. Sinais de uso e pequenas amolgadelas no lateral direito do bocal.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 636,9 gr.

Alt: 26,5 cm

Prata 300,0 €
0523.8
Lote 0241

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XIX-XX. Corpo recortado em forma de nenúfar, encimado por flor cravejada com oito (8) pérolas, ladeada por pétalas estilizadas e volutas. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Tigre (II) - Marca de garantia aproximada do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937.

Peso total aprox: 6,2 gr.

Dim: 2,9x3,4 cm

Ouro 300,0 €
0530.8
Lote 0608

JARRA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato bojudo, decorado no bojo por faixas concêntricas em dégradé, assente sobre base circular repuxada e moldurada. Bordo e base, decorados por fiadas concêntricas peroladas. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 680,1 gr.

Alt: 19,5 cm

Prata 300,0 €

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