Leilão Junho 2019

Arte Sacra, Mobiliário, Pratas e Ouro, Porcelanas, Faianças, Pintura, Biblioteca, Vinhos e Objectos de Coleccionismo.

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Horários

Exposição
Dias 5, 6, 7, 8 de Dezembro 2019 das 15:00/20:00 - 21:00/24:00
 
Leilão
1ª Sessão 
10 de Dezembro 2019 ás 21:30
( Lote 0001 - 0420 )
 
2ª Sessão 
11 de Dezembro 2019 ás 21:30 
( Lote 0421 - 0839 )
 
3ª Sessão
12 de Dezembro 2019 ás 21:30 
( Lote 0840 - 1207 )
 
 

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  • Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
0817.7
0479

NIL MAILLARD (1924-2008) – {ATRIBUÍDO}

O TOCADOR DE FLAUTA” – Técnica mista sobre papel, trabalho dos anos 50, não assinada. Obra não assinada e atribuída, conforme folha impressa com a biografia de Jaqueline Maillard {pseudónimo de Nil Maillard}, fixada no verso do cartão protector. Técnica mista com alguns cortes no papel, com maior extensão na parte inferior. Trabalho com moldura em alumínio, lacada em tons de negro.

Dim: 78,5x55,5 cm

Pintura 50,0 €
0489.7
0468

MESA PÉ DE GALO

Em madeira de mogno maciço com partes recortadas e torneadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Tampo de formato circular decorado por rebaixe, assente sobre pé de coluna torneada em forma de balaústre com pés recortados em enrolamento. Sinais de uso.

Alt: 77 cm

Diâm: 57,7 cm

Mobiliário 30,0 €
0645.7
0466

SALVA COMEMORATIVA DE GRADINHA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Corpo de formato circular, decorado em relevo com dois corações e duas alianças, interligadas entre si, ladeadas por inscrição em relevo “BODAS DE PRATA - 25 ANOS”, com término em ramagens encimadas por cartela. Gradinha decorada com caneladuras recortadas e vazadas, encimadas por folhas de acanto. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso aprox: 74,5 gr.

Alt: 1,5 cm

Diâm: 16 cm

Prata 30,0 €
0410.7
0454

CINZEIRO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo liso de formato quadrangular, decorado ao centro com a Torre de Belém em relevo, assente sobre pés oblíquos de formato tubular. Bordo encimado por dois apoios côncavos para os respectivos cigarros. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 49,3 gr.

Dim: 1,5x10,2x10,2 cm

Prata 25,0 €
0905.7
0451

CAIXA DE PÓ DE ARROZ

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo liso em forma de caixa de formato quadrangular com tampa de movimento ascendente e descendente com arestas facetadas. Interior com caixa amovível de pó de arroz e espelho de formato quadrangular. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 70 gr.

Dim: 6,3x6,3 cm

Prata 25,0 €
1206.5
0444

PAPAGAIO

Escultura em porcelana moldada e relevada, produção da fábrica Artibus - Aveiro, trabalho do séc. XX. A figura está representada em vulto perfeito sobre tronco ladeado por ramagens em posição de observação. Decoração policroma em vários tons sobre fundo branco. Marca por carimbo na base. Sinais de uso e pequena falta e defeito no término de uma das asas.

Alt: 15 cm

Porcelana 10,0 €
1043.8
0413

INVULGAR PULSEIRA DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo articulado de movimento espiralado em forma de serpente, constituído por oito argolas com término em cabeça realista, decorada com escamas ricamente cinzeladas, cravejada no topo com cinco (5) rubis e uma (1) esmeralda. Sinais de uso e em óptimo estado de conservação.

Contraste: Cabeça de dragão - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso total aprox: 200,4 gr.

Alt: 6,5 cm

Ouro 7.000,0 €
1101.7
0412

PRATO DE BORDO RECORTADO

Em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalho de exportação do séc. XVIII. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de azul e branco, tendo ao centro arranjo floral, ladeado por enrolamentos vegetalistas e volutas, ladeado por faixa concêntrica, encimada por volutas e enrolamentos vegetalistas interligados entre si. Aba decorada com motivos florais, intercalados por troncos com ramagens e volutas com términos em enrolamento. Sinais de uso, cabelo no vidrado da aba e pequenas esbeiçadelas no bordo.

Diâm: 34,8 cm

Porcelana 150,0 €
0860.7
0408

MANUEL CARGALEIRO (1927)

MOI JE T'ATTENDS” – Acrílico sobre tela, em tons de azul, verde e branco, trabalho do séc. XX. Obra assinada e datada no canto inferior esquerdo [CARGALEIRO // 1966]. Verso da tela, com o título da obra e assinado pelo cunho do artista [MOI JE T'ATTENDS // MANUEL CARGALEIRO // PARIS – 1966]. Trabalho com moldura em madeira lacada a negro.

Dim: 81X60 cm (Acrílico)

Dim: 105,1 x84 cm (Moldura)

 

Nota: Manuel Alves Cargaleiro – Pintor abstracto de vivo cromatismo e notável ceramista de renome Internacional. Nascido em 1927 em Vila velha de Ródão, distrito de Castelo Branco. Com inúmeras exposições nacionais e internacionais, pode-se destacar a sua participação no The Second Internacional Contemporary Art Fair em Londres, 1985; na Feira Internacional de Arte Contemporânea (FIAC 82); na exposição da Colecção Mário Soares no Museu do Chiado, 1996; e na exposição Les Trente Ans de la Galerie Jacob na Galerie Jacob em Paris, 1996. Foi agraciado com a Ordem da Cruz de Santiago da Espada pelo Presidente da República Portuguesa, e com o Grau de Officier des Arts et des Lettres pelo Governo Francês. Em 1990 constitui a Fundação Manuel Cargaleiro. A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, tendo executado painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada, fachada da Igreja de Moscavide  (1956), fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa  (1983), estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, de Paris  (1995), painel para a escola com o seu nome no Seixal  (1998), estação de serviço de Óbidos na auto-estrada do Atlântico (2000), fonte do Jardim Público de Castelo Branco  (2004) e estação de metro de Lisboa Colégio Militar/Luz (Metro de Lisboa). Representado no Museu de Arte Contemporânea, Museu Soares dos Reis, entre outros. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 38 e 39] // Michael Tannock. [pág.38].

Pintura 15.000,0 €
1098.7
0406

PRATO DE BORDO RECORTADO “ENCOMENDA DO 2º SERVIÇO DE D. MARIA I”

Em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalho de exportação do séc. XVIII. Corpo de formato circular de covo pouco acentuado, decorado com ricos esmaltes em tons de “rouge de fer”, verde, roxo e a ouro sobre fundo branco, tendo ao centro paisagem montanhosa com pagode e casario, ladeados por rochedos e arvoredo exuberante. Aba decorada por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas interligados entre si. Sinais de uso e esbeiçadelas no bordo.

Diâm: 28,2 cm

Porcelana 150,0 €
0293.7
0404

ALIANÇA ROTATIVA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso com aliança rotativa, cravejada com oito (8) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 14,4 gr.

Med: 16

 

Ouro 700,0 €
0608.7
0402

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa transversal recortada, encimada por enrolamentos vegetalistas em relevo sobre fundo batido, intercalados por dois (2) rubis lapidados e dois (2) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,10 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo. Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 12,1 gr.

Med: 15

Ouro 600,0 €
0582.7
0399

TERRINA COM PLATEAU

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo bojudo de formato circular, decorado por faixa concêntrica com caneladuras verticais de movimento convexo, formando um desenho gomado repetitivo com pegas laterais recortadas e vazadas em volutas, assente sobre pernas altas com términos em enrolamento. Tampa com a mesma decoração, encimada por pega em forma de flor. Plateau de formato circular de covo acentuado com a mesma decoração. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso aprox: 2.376,2 gr.

Alt: 23 cm (Terrina)

Diâm: 33 cm (Plateau)

Dim: 25 cm (Altura total da terrina com plateau)

Prata 1.100,0 €
0292.7
0396

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso de topo recortado e vazado, encimado por voluta em forma de (S) com término em faixa recortada de movimento oblíquo, cravejada por fiada com nove (9) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 12,9 gr.

Med: 16

Ouro 600,0 €
0249.7
0394

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ COM TABULEIRO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Este serviço é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Tabuleiro, cafeteira, bule de chá, leiteira e açucareiro. Corpos lisos de formato bojudo com pegas recortadas e vazadas em voluta, assente sobre tabuleiro de formato oval, decorado no bordo por faixa concêntrica moldurada em dégradé com duas pegas recortadas e vazadas nas extremidades. Sinais de uso.

Contraste: Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 3.043,7 gr.

Alt: 20 cm (Cafeteira)

Alt: 17,5 cm (Bule de chá)

Alt: 12 cm (Açucareiro)

Alt: 10,5 cm (Leiteira)

Dim: 34,3x57,5 cm (Tabuleiro)

Prata 1.500,0 €
0276.7
0391

ESCRAVA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k) e prata (joalharia), com as respectivas marcas de garantia do toque (0,800) ouro e do toque (0,833) prata, trabalho português do séc. XX. Aro recortado e vazado, decorado ao centro por fio de movimento encordoado e perolados, ornado no topo por mesa transversal recortada, cravejada no seu total com trinta e dois (32) diamantes de talhe antigo, encimada ao centro por fiada central com quinze (15) pérolas de várias dimensões. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toques mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1838-1984.

Peso total aprox: 29,1 gr.

Diâm: 5 cm

Ouro 1.500,0 €
1154.7
0389

CARLOS CARNEIRO (1900-1971)

Colecção de {OITO DESENHOS} a grafite e a tinta-da-china, alguns com partes sombreadas a cores sobre papel fino e encorpado, trabalhos do séc. XX. Este conjunto é constituído pelos seguintes trabalhos: Um (1) desenho a grafite sobre cartão de dimensões consideráveis, com partes sombreadas às cores na cabeça, representando figura de jovem masculino em posição de sentado, assinado e datado na parte inferior esquerdo [Para o Gil // Carlos Carneiro // 1941]. Verso da obra com o carimbo de Paris. Um (1) desenho a grafite sobre cartolina cinzenta de dimensões consideráveis, com partes sombreadas às cores, representando figura de jovem masculino em posição de pé, observando caderno de apontamentos, assinado e datado na parte inferior esquerda [Carlos Carneiro // Janeiro 1944 // GIL]. Verso da obra com um desenho de um busto de figura feminina e carimbo de Paris.

Um (1) desenho a tinta-da-china sobre papel, com partes a água-tinta de tons cinzentos, representando duas figuras em posição de pé e em modo de conversa. Obra não assinada, com a inscrição na parte inferior direita [S. Germanin? // Paris 58]. Verso com a inscrição a grafite na parte superior esquerda [M Carneiro]. Um (1) desenho a tinta-da-china sobre papel, com partes a água-tinta de tons cinzentos e negros, representando figura masculina e esboço de figura feminina em posição de pé. Obra não assinada. Verso com o número [703]. Um (1) desenho a sépia sobre papel, representado a violoncelista Guilhermina Suggia, vista de costas e em posição de pé, com o esboço da cabeça da violoncelista visto de perfil lateral. Obra não assinada, com a inscrição na parte inferior, ao centro do desenho [Guilhermina Suggia]. Um (1) desenho a grafite sobre papel, representando esboço de figura feminina em posição de sentada. Obra assinada no canto inferior direito, por sistema de rubrica [Carlos Carneiro // 48].

Um (1) desenho a grafite sobre papel, representando estudo de salão de convívio parisiense. Obra não assinada, com a inscrição no canto inferior direito [Bellame?… // 958]. Um (1) desenho a tinta-da-china, representado figura feminina vista de costas. Obra assinada no verso por sistema de rubrica [Carlos Carneiro // Nº 474]. Exemplares em razoável estado de conservação, apresentando alguma sujidade e dobras. Trabalhos soltos, dentro de pasta cartonada com atilhos. Ref. Biog.Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág.55-56] // Michael Tannock. [pág.39] //Catálogo da Grande Exposição dos Artistas Portugueses-1935. [pág.74] // Vida e Obra do Pintor Carlos Carneiro - Exposição temporária Casa Oficina António Carneiro-1992. INTERESSANTE CONJUNTO DE DESENHOS.

Dim: 64,5x48 cm

Dim: 65x50 cm

Dim: 39,5x30,2 cm

Dim: 34x23,5 cm

Dim: 33,3x22,2 cm

Dim: 44,9x32 cm

Dim: 30,3x39,5 cm

Dim: 31,7x25 cm

Pintura 200,0 €
0698.7
0387

PRATO

Em porcelana japonesa, moldada e relevada, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em vários tons sobre fundo branco, tendo ao centro ave de asas abertas, ladeada por faixas de movimento esvoaçante, enrolamentos vegetalistas e friso concêntrico com volutas interligadas entre si. Aba decorada com reservas com vistas de jardim com cercas, motivos florais, aves, arvoredo exuberante, volutas com términos em enrolamento e complementos a ouro. Verso com reservas estilizadas a azul sobre fundo branco. Marca incisa no verso. Sinais de uso.

Diâm: 36,5 cm

Porcelana 100,0 €
0309.7
0384

FIO DE SENHORA COM PENDENTE

Em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalhos portugueses do séc. XX-XXI. Fio maleável, constituído por elos de formato circular interligados entre si, formando um desenho encordoado repetitivo. Pendente com armação circular, decorado ao centro por fiada cravejada com onze (11) diamantes em talhe princess, encimada por seis caneladuras verticais recortadas, estando três delas cravejadas com seis (6) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada, com término em pérola de cultura. Armação encimada por argola de suspensão, cravejada ao centro por doze (12) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 21,1 gr. (Fio com pendente)

Compr: 40 cm (Fio)

Dim: 3,8x1,2 cm (Pendente)

Ouro 1.000,0 €
0405.7
0382

PAR DE CANDELABROS DE TRÊS LUMES

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XX-XXI. Fustes de formato cónico invertido, decorados por caneladuras verticais gomadas, interceptadas por faixas concêntricas em dégradé, encimados por braços recortados em [S], percorridos por caneladuras incisas, encimados por arandelas circulares repuxadas e copos que servem de apoio às velas. Corpos assentes sobre bases repuxadas de formato circular, decoradas em relevo por faixa concêntrica gomada com términos em pés moldurados de formato oval. Sinais de uso.

Contraste: Águia 835 - Marca de garantia da prata do toque 0,835, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 1.591,2 gr.

Alt: 38,8 cm

Prata 790,0 €
0554.7
0378

POTE DE TRÊS PERNAS

De grandes dimensões em ferro fundido, trabalho português do séc. XX. Corpo liso de formato bojudo, decorado por faixas concêntricas em relevo com duas pegas laterais recortados e vazados, encimadas por asa articulada em ferro tubular com términos em enrolamento, assente sobre três pernas. Tampa de formato circular decorada por rebaixe, encimada por pega recortada e vazada. Sinais de uso.

Alt: 67 cm

Diâm: 46 cm

Diversos 75,0 €
0720.7
0377

TRAJE “ALENTEJANO”

Traje constituído por uma (1) saia em flanela de lã em tons de vermelho, decorada com motivos florais bordados a negro. Uma (1) camisa de manga comprida em tecido em tons de branco com botões em forma de diamante. Um (1) colete em flanela de lã em tons de vermelho, decorado por botões dourados com aperto frontal por cordão. Um (1) avental em tecido em tons de negro, bordado em vários tons com motivos de arranjos florais e enrolamentos vegetalistas. Duas (2) faixas em tecido de lã em tons de negro com remates em franja e um (1) par de meias. Sinais de uso.

Objectos de Uso Pessoal 80,0 €
0242.7
0376

TABULEIRO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo parcialmente liso de formato oval, decorado por cercadura concêntrica gravada com ramagens, ladeadas por caneladuras largas de movimento côncavo, encimadas por friso perolado. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 1.327,7 gr.

Dim: 32,8x48,3 cm

Prata 650,0 €
0396.7
0374

MESA BUFETE

Em madeira de vinhático, pau-santo e castanho com partes torneadas e entalhadas, trabalho português do séc. XIX. Tampo liso de formato rectangular ao baixo, constituído por três tábuas interligadas entre si por laços interiores embutidos, ladeado por molduras em esquadria. Caixa constituída por duas gavetas simulando quatro, ornadas por almofadas e molduras tremidas, ladeadas por forras com caneladuras transversais entalhadas, utilizadas como elementos decorativos. Corpo assente sobre quatro pernas torneadas em espiral, interligadas entre si por montantes e quadras de intercepção que permitem a ligação á trempe, constituída por travessas torneadas em espiral, interligadas ao centro por discos e bolas. Ferragens em latão rendilhado, recortado e vazado, servindo de decoração na frente das almofadas das gavetas. Gavetas em esquadria com ilhargas parcialmente malhetadas em madeira de pau caixa com fundos em madeira de castanho. Sinais de uso, restauros antigos e vestígios de xilófagos.

Dim: 64x128x80,3 cm

Mobiliário 250,0 €
0936.7
0373

PULSEIRA DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos recortados interligados entre si, formando um desenho encordoado repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 13,9 gr.

Compr: 20 cm

Ouro 800,0 €
0708.7
0372

PRATO

Em faiança portuguesa do norte, moldada e relevada, trabalho do séc. XIX. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de azul sobre fundo branco, tendo ao centro flor, ladeada por enrolamentos vegetalistas, motivos florais e frisos concêntricos. Aba decorada com motivos florais e enrolamentos vegetalistas estilizados. Sinais de uso, esbeiçadelas e desgaste no vidrado.

Diâm: 31 cm

Faiança 100,0 €
0215.7
0371

LIMA DE FREITAS (1927-1998)

SEM TITULO” – Tinta-da-china sobre papel, estudo com diversas composições “Mulher sentada, Mesa, Candeeiro a petróleo, Jarra e Galináceos”. Obra datada e assinada na parte inferir direita [24 Dez 47 // Lima de Freitas]. Exemplar em razoável estado de conservação. Trabalho emoldurado.

Dim: 21,5x30 cm (Tinta-da-china)

Dim: 43,8x51 cm (Moldura)

Pintura 100,0 €
0281.7
0370

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro recortado, ricamente decorado com reservas de motivos geométricos, ladeadas por faixas de movimento ondulado e elementos esféricos, cravejada ao centro por uma (1) turmalina oval, ladeada por duas (2) pérolas. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso total aprox: 10,4 gr.

Med: 17

Ouro 500,0 €
1087.7
0369

SECRETÁRIA

Em madeira de mogno maciço com partes torneadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Tampo de formato rectangular ao baixo de cantos facetados com centro forrado a percalina em tons de negro, encimado no verso por prateleira, assente sobre torneados em forma de balaústre. Corpo constituído por nove (9) gavetas no seu total, sendo três (3) superiores e seis (6) inferiores, assente sobre bases molduradas com términos em pés torneados. Corpo delineado por molduras, formando um desenho almofadado utilizado como elementos decorativos. Sinais de uso, faltas e defeitos.

Dim: 99x134x72,5 cm

Mobiliário 200,0 €
0945.7
0366

PALITEIRO “JOSÉ REDONDO”

Em porcelana moldada e relevada, fabrico atribuível à da fábrica da Vista Alegre, trabalho do séc. XIX-XX. A figura está representada de pé em vulto perfeito, segurando o trombone com ambas as mãos. Enverga fato, camisa com laçarote e chapéu de aba larga sobre a cabeça. Decoração policroma em vários tons sobre fundo branco e complementos a ouro mate, pintada á mão. Sinais de uso e pequenas esbeiçadelas na aba superior da aba do chapéu e no bocal do trombone.

Alt: 12 cm

Porcelana 75,0 €
0925.7
0364

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro parcialmente liso de topo recortado e vazado, decorado por faixa de movimento ondulado, intercalada por sete (7) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 8,6 gr.

Med: 14

Ouro 400,0 €
0415.7
0362

SERVIÇO DE CHÁ E CAFÉ

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Este serviço de chá e café é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Cafeteira, bule de chá, leiteira e açucareiro. Corpos parcialmente lisos de formato bojudo, decorados por faixas concêntricas com flores intercaladas por caneladuras rectangulares lisas, ladeadas por enrolamentos e frisos em dégradé, assente sobre base repuxadas de formato circular. Tampas repuxadas com pomos torneados. Bicos em colo de cisne, ladeados por pegas recortadas e vazadas com isoladores em matéria sintética. Sinais de uso, pequenas amolgadelas e um isolador da pega omissos.

Contraste: Javali (II) - Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1887-1937 e inscrição incisa [J. N. Cunha Ldª - Lisboa).

Peso aprox: 1.219,2 gr.

Alt: 21 cm (Cafeteira)

Alt: 19 cm (Bule de chá)

Alt: 17 cm (Leiteira)

Alt: 16,5 cm (Açucareiro)

Prata 600,0 €
0322.7
0356

PREGADEIRA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k) e prata (joalharia), com as respectivas marcas de garantia do toque (0,800) ouro e do toque (0,833) prata, trabalho português do séc. XX.Corpo constituído por quatro fiadas recortadas, ladeadas por meias-luas, cravejadas no seu total com cento e seis (106) diamantes de talhe antigo, trespassada por faixa central de movimento ondulado, cravejada com vinte e sete (27) rubis, encimados ao centro por um (1) diamante em talhe de brilhante com cerca de 0,20 (ct). Sinais de uso e rubi omisso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toque mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 17,6 gr.

Dim: 2,5x5 cm

Ouro 600,0 €
0710.7
0351

COPO COMEMORATIVO DE PÉ ALTO

Em cristal translucido moldado, gravado, facetado e lapidado, comemorativo do “VI CENTENÁRIO - ALIANÇA LUSO-BRITANICA 1373 - 1973”, fabrico da Stephens do séc. XX. Marcado por extenso na base [Stephans-201P). Sinais de uso.

Alt: 18 cm

Vidros e Cristais 50,0 €
1108.7
0346

PRATO SOPEIRO

Em porcelana chinesa da companhia das índias, trabalho de exportação do séc. XVIII. Corpo de formato circular de covo acentuado, decorado em tons de “rouge de fer” e da família rosa, tendo ao centro cartela, ornada interiormente com casco encimado por casario, ladeado por grinaldas de motivos florais e enrolamentos vegetalistas. Aba decorada por boquets, encimada no topo por ave em vulto perfeito com ramagem no bico com término em cartela recortada com inscrição interior “Laetare”. Sinais de uso e restauro no bordo.

Diâm: 24,5 cm

Porcelana 50,0 €
0485.7
0344

COMODA ROMÂNTICA

Em madeira de mogno maciço, trabalho português do séc. XX. Tampo de linhas direitas de cantos arrendados que acompanha as linhas da caixa, constituída por três gavetas superiores, sendo a central de dimensões mais reduzidas e três gavetões inferiores, assente sobre pés torneados. Puxadores torneados com embutido ao centro em osso. Sinais de uso, pés com faltas e defeitos e puxador omisso.

Dim: 104,5x133x61,5 cm

Mobiliário 200,0 €
0943.6
0341

PREGADEIRA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k) e prata (joalharia), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800 ouro e do toque 0,833 prata, trabalho português do séc. XX. Corpo recortado em forma de arranjo floral, constituído por faixa transversal com términos em enrolamento, ladeada por flores em relevo e enrolamentos vegetalistas, cravejados no seu total com nove (9) diamantes de talhe antigo, catorze (14) rubis e três (3) safiras. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de cão - Marca de garantia dos objectos constituídos por ouro e prata, respectivamente dos toque mínimos de 0,800 e 0,833, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984. Contraste: Cabeça de Galo - Marca destinada a objectos de joalharia, usada na contrastaria de Lisboa de 1938-1984.

Peso total aprox: 12,7 gr.

Med: 3,1x5 cm

Ouro 500,0 €
0470.7
0339

RELÓGIO DE SOL

Em granito esculpido, trabalho português do séc. XX.  Corpo recortado de formato rectangular ao alto com mostrador esculpido no topo com numeração romana e espigão central em ferro. Sinais de uso.

Dim: 51,5x36,5 cm

Relógios 50,0 €
0473.7
0338

MESA DE SALA DE JANTAR INCOMPLETA

Em madeira de mogno maciço, trabalho inglês do séc. XIX-XX. Duas mesas de encostar em forma de meia-lua com abas suspensas no verso, assente sobre quatro pernas de sessão quadrangular e duas de encartar que quando juntas formam uma mesa oval de sala de jantar e separadas duas mesas de apoio. Sinais de uso e abas suspensas omissas.

Dim: 75x142x69 cm (Cada meia-lua)

Mobiliário 200,0 €
0568.7
0337

MÓNICA BALDAQUE (1946)

PAISAGEM” – Óleo sobre cartão espuma, ou dito “kline”, representado vista vinhateira na região duriense. Obra assinada e datada no canto inferior direito [Mónica 2004]. Trabalho da pintora e escritora Mónica Baldaque, nascida no lugar de Ariz - Peso da Régua e filha de Agustina Bessa-Luís, aonde apresenta uma vasta obra de paisagens das terras do Douro. Pintura com leves falhas na camada pictórica da obra.

Dim: 99,7x64,5 cm

Pintura 50,0 €
0939.6
0336

FIO DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por elos recortados, vazados e interligados entre si, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 11,4 gr.

Compr: 46,5 cm

Ouro 450,0 €
0598.7
0332

BILHETEIRA DE GRADINHA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX. Corpo decorado com faixas concêntricas recortadas com enrolamentos vegetalistas gravados, assente sobre pés recortados com términos zoomórficos. Gradinha recortada, vazada e serrilhada, decorada com faixa encordoada de movimento ondulado, intercalada com flores. Bordo recortado e vazado com cercadura gomada. Sinais de uso.

Contraste: Porto Coroa - Vidal Nº 128. Marca da prata do contraste do Porto do toque mínimo de 0,750, José Rodrigues Teixeira, registada em 1870 e usada até 1881. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1447 do terceiro quartel do séc. XIX.

Peso aprox: 621,3 gr.

Alt: 4,2 cm

Diâm: 29,3 cm

 

Prata 500,0 €
0580.7
0330

CESTO PARA PÃO DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular, parcialmente recortado, vazado e de covo acentuado, decorado por faixa concêntrica com enrolamentos vegetalistas estilizados. Aba decorada com motivos florais em relevo, intercalados por caneladuras verticais com términos em enrolamento, assente sobre base circular moldurada. Asa tubular de movimento ondulado, fixa ao bordo. Sinais de uso.

Contraste: Javali (I). Marca de garantia da prata do toque 0,916, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937.

Peso aprox: 830,8 gr.

Alt: 26 cm

Diâm: 30,3 cm

Prata 500,0 €
0911.7
0327

BILHETEIRA DE GRADINHA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX. Corpo de formato circular, decorado por faixas concêntricas em dégradé com enrolamentos vegetalistas e motivos florais gravados, ladeados frisos guilhochados de movimento ondulado, assente sobre pés recortados com términos zoomórficos. Gradinha recortada, vazada e serrilhada, decorada com motivos florais e enrolamentos vegetalistas, interligados entre si. Sinais de uso.

Contraste: Porto Coroa - Vidal Nº 102. Marca da prata do contraste do Porto do toque mínimo de 0,750, de Caetano Rodrigues de Araújo, registada em 1853 e usada segundo Laurindo Costa até 1861. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1124 de João António Ramos e João Augusto Fernandes Reis, respectivamente dos fins do séc. XVIII e de 1865 dos (Registos de Vicente de Moura).

Peso aprox: 730,2 gr.

Alt: 4,3 cm

Diâm: 29,4 cm

Prata 500,0 €
0421.7
0324

MEDALHA MINHOTA DE SUSPENSÃO

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro circular com cercadura concêntrica recortada e vazada, decorada com volutas interligadas entre si, ornada ao centro por medalha decorativa. Aro decorado exteriormente por faixa concêntrica encordoada, encimada por bordadura recortada e vazada com motivos florais estilizados com término em argola de suspensão. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 8,3 gr.

Alt: 5,5 cm

Diâm: 3,9 cm

Ouro 400,0 €
1202.5
0323

PAR DE JARRAS DE BORDO ONDULADO

Em vidro opalino soprado, moldado e recortado com monture em metal dourado, trabalhos europeus do séc. XIX-XX. Corpos de formato bojudo, decoração areada em vários tons com frutos e ramagens, ladeadas por enrolamentos vegetalistas e frisos a ouro mate, assentes sobre bases circulares em metal dourado com términos em pés de enrolamento, encimados ao centro por mascarões. Sinais de uso e uma com cabelo na base.

Alt: 29 cm

Vidros e Cristais 40,0 €
0722.7
0322

FAQUEIRO PARA DOZE PESSOAS

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX-XXI. Este faqueiro é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Doze (12) garfos de carne, doze (12) facas de carne, doze (12) colheres de sopa, doze (12) garfos de peixe, doze (12) facas de peixe, doze (12) garfos de sobremesa, doze (12) facas de sobremesa, doze (12) colheres de sobremesa, doze (12) garfos para bolo, doze (12) colheres de chá, doze (12) colheres de café, uma (1) concha de açúcar, uma (1) espátula de bolo, uma (1) colher para molhos, uma (1) colher de arroz, uma (1) concha de sopa, um (1) conjunto de talheres para salada, um (1) trinchante de carne e um (1) trinchante de peixe. Corpos lisos e recortados, percorridos por finas caneladuras. Sinais de uso e em óptimo estado de conservação.

Contraste: Cabeça de Águia 925 - Marca de garantia da prata do toque 0,925, usada na contrastaria do Porto desde 1985.

Peso aprox: 7.274,4 gr.

Dim: 20,1 cm (Garfo de carne)

Dim: 24,7 cm (faca de carne)

Dim: 20,6 cm (Colher de sopa)

Prata 2.500,0 €
0479.7
0321

CANAPÉ

Em madeira de mogno maciço com partes recortadas e entalhadas, trabalho português do séc. XIX-XX. Costas recortadas e onduladas com braços em forma de (S), decorados frontalmente com enrolamentos vegetalistas entalhados, assente sobre quatro pernas de boa curvatura. Costas, assento e braços em palhinha. Sinais de uso, fundo e laterais a necessitarem de substituição da respectiva palha.

Dim: 96,5x206,5x60 cm

Mobiliário 150,0 €
0926.7
0320

MEMÓRIA DE DIAMANTES E SAFIRAS

Em ouro amarelo contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro triplo, encimado por mesa transversal com duas fiadas cravejadas no seu total com catorze (14) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,05 (ct) cada e uma fiada central, cravejadas com safiras. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Contraste: Cabeça de Galo - Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 5,7 gr.

Med: 20

Ouro 350,0 €
0940.7
0316

COLAR DE PÉROLAS

De fiada única com fecho em ouro branco contrastado (19,2k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por fiada única com setenta e duas (72) pérolas, enfiadas em fio sintético. Fecho em ouro branco encubado, decorado por duas fiadas concêntricas, cravejadas no seu total com vinte e dois (22) diamantes em talhe de brilhante com cerca 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de Veado - Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985.

Peso total aprox: 25,2 gr.

Compr: 50 cm

Ouro 400,0 €

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