Leilão Dezembro 2017

Arte Sacra, Mobiliário, Pratas e Ouro, Porcelanas, Faianças, Pintura, Biblioteca, Vinhos e Objectos de Coleccionismo.

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Horários

Exposição
Dias 7, 8 e 9 de Dezembro das 15:00/20:00 - 21:00/24:00
Dia 10 de Dezembro das 15:00/20:00
Leilão
1ª Sessão 12 de Dezembro 2017 ás 21:00 Lotes (0001-0405) 
2ª Sessão 13 de Dezembro 2017 ás 21:00 Lotes (0406-0810)
3ª Sessão 14 de Dezembro 2017 ás 21:00 Lotes (0811-1215)
 
  • Leilao
  Lote Descricao Categoria Preco Base
1144.3
Lote 1197

CELA (CAMILO JOSÉ) – GAVILLA DE FÁBULAS SIN AMOR

ILUSTRACIONES DE PICASSO. LAS EDICIONES DE LOS PAPELES DE SON ARMADANS. COLECCIÓN PRÍNCIPE DON JUAN MANUEL DE OBRAS DE C. J. C. - II. Palma de Mallorca. MCMLXII [1962]. In-fólio de 157-XI págs. E. Primeira edição, uma das mais belas obras de Camilo José Cela, escritor galego galardoado com o Prémio Nobel de Literatura em 1989. Excelente edição de apurada concepção gráfica, em papel invulgarmente encorpado, ilustrada com [trinta e dois] belos desenhos inéditos a cores de Pablo Picasso.

TIRAGEM LIMITADA A 2000 EXEMPLARES MANUALMENTE NUMERADOS E ASSINADOS POR CAMILO JOSÉ CELA, IMPRESSOS SOBRE PAPEL PICASSO, ESPECIALMENTE FABRICADO PARA ESTA EDIÇÃO PELA CASA GUARRO “COM LA DOBRE FILIGRANA DEL SOL Y LA GAVILLA DIBUJADAS EX PROFESO POR EL PINTOR”. EXEMPLAR COM O Nº 280. Encadernação editorial de capa rígida, revestida a tela, por aparar. Obra em excelente estado de conservação. RARO E VALIOSO.

 

Literatura 750,0 €
0186.3
Lote 1187

NOVA TOTIVS TERRARVM ORBIS GEOGRAPHICA AC HYDROGRAPHICA TABVLA. AUCT: HENR: HONDIO

Cópia de uma gravura a cores da autoria de Henricus Hondius, representando o mapa-mundo em duplo hemisfério, sendo considerado um dos melhores exemplos da idade dourada da cartografia Holandesa, criado por um dos mais famosos cartógrafos da época, trabalho europeu do séc. XX. Mapa ricamente policromado e decorado nas extremidades com os bustos de Júlio César, Claudius Ptolemy, Ivdocus Hondius e Gerardus Mercador, ladeados pelas representações dos quatro elementos o “Fogo”, o “Ar”, a “Terra” e o “Mar”. Em baixo está uma representação alegórica da Deusa Europa, sentada em vulto perfeito sobre trono, recebendo tributos da Ásia, América e África. Todas estas cenas estão interligadas entre si por grinaldas com frutos. Trabalho emoldurado com moldura em madeira de mogno maciço com quadras sobrepostas patinadas a negro. Sinais do tempo e manchas de acidez.

Dim: 37,5x54,8 cm (Mapa)

Dim: 53,1x68,6 cm (Moldura)

Literatura 10,0 €
1146.3
Lote 1170

REWALD (JOHN) – MAILLOL

Paris. Éditions Hyperion.1939. In-fólio de 167-I págs. Cartonado. Edição de apurada concepção gráfica, em papel de excelente qualidade, profusamente ilustrado a negro e a cores, com litografias e heliogravuras, reproduzindo mais de 150 obras do grande escultor e pintor francês, na sua maioria de página inteira. Este livro foi elaborado de acordo com Aristide Maillol, que gentilmente aprovou a selecção das reproduções. Muitos trabalhos são publicados aqui pela primeira vez, alguns foram especialmente fotografados no estúdio de Marly, por indicação do artista.  Os desenhos reproduzidos são novos e provenientes da colecção privada do Mestre, as gravuras que decoram o texto e, a litografia reproduzida na página 15, foram gentilmente cedidas por Philippe Gonin. A litografia reproduzida na página 27 foi-nos muito gentilmente fornecidas pelo editor Helleu. Encadernação cartonada do editor, ilustrada a cores na capa da frente com uma escultura do artista. Exemplar com leves picos de acidez. INVULGAR O SEU APARECIMENTO.

 

Literatura 25,0 €
1143.3
Lote 1147

LIVRO DA HOMENAGEM AO GRANDE PINTOR JOSÉ MALHÔA

Realizada, com a exposição das suas obras, na Sociedade Nacional de Belas-Artes em Junho de 1928. Com 100 reproduções de obras do Mestre e mais 3 ilustrações. Lisboa. 1928. In-4º de 216-II págs. E. Textos de Manoel de Sousa Pinto, Ramalho Ortigão, Fialho de Almeida, João Chagas, Júlio Dantas, Alexandre de Albuquerque, Alfredo da Cunha, Augusto de Castro, Braz Burity, Trindade Coelho, João Grave, Julião Machado. Júlio Brandão e Navarro da Costa. Edição profusamente ilustrada a negro com reproduções de diversas obras do grande Mestre José Malhoa, em folhas separadas do texto e de página inteira. Bela encadernação meia francesa com ferros artísticos a ouro seco na lombada, conservando a capa de brochura da frente. Exemplar bem conservado. POUCO VULGAR.

Literatura 35,0 €
1153.3
Lote 1093

 

ILUSTRAÇÃO MODERNA

Director: Marques Abreu. 1º e 2º Ano - 1926-1927 ao [7º ano - 1932]. Porto. Imprensa Marques Abreu, Limitada. 1926-1932. Sete anos encadernados em {TRÊS VOLUMES}. In-fólio de 452, 482 e 518 págs. E. Publicação de grande importância para o conhecimento da vida artística, cultural, social e política da época. Edição ilustrada com centenas de excelentes fotografias dos mais destacados fotógrafos, onde avultam as de Marques Abreu, e reproduções de obras de arte nas suas diversas modalidades. Vasta e variada colaboração de Manuel de Figueiredo, Aguiar Barreiros, Guido Battelli, Garcez Teixeira, Armando de Matos, Celestino David, J. A. Pires de Lima, J. Ribeiro, Magalhães Lima, J. de Lemos, J. Brandão, Fidelino de Figueiredo, Pedro Vitorino, Mendes dos Remédios, Carlos de Passos, Alfredo Guimarães, etc. Encadernações editoriais em percalina de tons verdes com gravações em relevo e inscrições a ouro nas lombadas e pastas da frente, conservando as capas de brochura. Exemplares bem conservados, apresentando leves manchas e picos de acidez em algumas páginas. COLECÇÃO MUITO INVULGAR QUANDO COMPLETA.

Literatura 125,0 €
0489.3
Lote 1031

CARTAZ PUBLICITÁRIO

Referente ao grande espectáculo musical “Maldita Cocaína”, realizado no histórico Teatro Politeama, concebido e encenado por Filipe La Féria. Espectáculo com o patrocínio do Banco Totta & Açores - Teatro Nacional D. Maria II e Secretaria de Estado da Cultura. Cartaz valorizado com a seguinte dedicatória [Para a Isabel // o obrigado // de Filipe La Féria], um pouco ilegível. Exemplar com leves picos de sujidade. Emoldurado.

Dim: 44,7x31,7 cm

 

Literatura 25,0 €
0845.3
Lote 0965

ALFINETE DE LAPELA

Em ouro contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Moldura de formato oval, decorada por fiada de turquesas e perolados gravados sobre fundo esmaltado a negro, encimado no topo por laçarote com pedra dura em tons de vermelho. Centro ornado por placa esmaltada em vários tons sobre fundo negro, representando possivelmente a Rainha D. Inês de castro, coroada depois da sua morte. Sinais de uso e restauros antigos, a estanho no verso.

Contraste: Cabeça de dragão - Vidal Nº 26. Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Marca de Ourives, não identificada, devido a desgastes acentuados.

Peso total aprox: 18 gr.

Dim: 5,5x3,5 cm

Ouro 250,0 €
1012.5
Lote 0910

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular com fundo liso de covo pouco acentuado. Aba decorada por faixa concêntrica recortada com motivos florais em relevo, ladeados por enrolamentos vegetalistas e volutas sobre fundo gravado com enrolamentos estilizados.

Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Vidal Nº 49. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1397 de António José Ferreira, registada em 1948 encelada em 1949.

Peso Aprox: 195,2 gr.

Diâm: 24,8 cm

 

Prata 75,0 €
0102.3
Lote 0886

DOIS FLÛTES DE CHAMPAGNE COMEMORATIVOS AO “MILLENNIUM 2000”

Em cristal translucido moldado, lapidado e facetado, fabrico da “Atlantis”, trabalho do séc. XX. Corpos lapidados com inscrição “Millennium - 2000”. Fustes facetados com término em base circular. Marcados a ácido na base [Atlantis]. Sinais de uso.

Alt: 23,3 cm

 

Vidros e Cristais 25,0 €
0016.3
Lote 0879

QUATRO TACHOS

Em metal amarelo moldado de pequenas dimensões, trabalhos portugueses do séc. XX. Corpos de formato circular com pegas laterais cravadas.

Sinais de uso.

Dim: 5,7x4,8 cm (Tacho maior)

Dim: 4x10,5 cm (Tacho menor)

Artigos Decorativos 15,0 €
0127.3
Lote 0877

CANECA DE LUSTRINA

De pequenas dimensões em faiança moldada e relevada, trabalho inglês do séc. XX. Corpo de formato bojudo, decorado em dupla face por faixa central em tons de azul sobre fundo laranja, encimada em relevo por vista de jardim com figura feminina em cenas do quotidiano, ladeada por motivos de arranjos florais, caneladuras convexas em degradê e frisos concêntricos perlados. Pega lateral recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Alt: 9 cm

 

Faiança 20,0 €
1034.4
Lote 0801

FIO DE SENHORA COM PENDENTE

FIO” – Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo constituído por elos batidos interligados entre si, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de dragão - Vidal Nº 26. Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso aprox: 19,2 gr.

Dim: 70 cm

 

PENDENTE” – Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Pendente de formato oval, decorado ao centro por flor esmaltada em tons de azul e branco, ladeada por folhas recortadas, assente sobre aro recortado, vazado e serrilhado com dupla faixa de movimento ondulado, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4093. Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto a partir de 1985. Uma cabeça de veado voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso aprox: 4,8 gr.

Dim: 3,4x2,4 cm

 

Peso total aproximado do fio e do pendente – 24 gr.

Ouro 600,0 €
0597.3
Lote 0797

ANEL DE SENHORA MODERNISTA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por faixas oblíquas lisas e cravejadas com cinquenta e seis (56) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso e falta de um (1) diamante.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 22,7 gr.

Med: 16

 

Ouro 750,0 €
0843.3
Lote 0795

PAR DE BRINCOS E ALFINETE DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (14 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,585, trabalho português do séc. XX. Corpos recortados e vazados em forma de flor, ladeados por faixas concêntricas encordoadas e de movimento ondulado, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Andorinha - Vidal Nº 4097. Marca de garantia do ouro do toque de 0,585, aplicada em artefactos para exportação, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Cabeça de Pelicano - Vidal Nº 4127. Marca aplicada nos artefactos de ourivesaria importados por entidades não matriculadas e em artefactos de que se desconhece o responsável pelo fabrico, marca usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de pelicano voltada para a direita.

Peso aprox: 18,9 gr.

Diam: 2,6 cm

 

Ouro 300,0 €
1139.3
Lote 0792

JOSÉ DE GUIMARÃES (1939)

SEM TÍTULO”– Técnica mista a cores sobre papel, assinada no canto inferior direito [José de Guimarães]. Obra em bom estado de conservação. Trabalho com moldura em tons de negro.

Dim: 50x32,5 cm (Técnica mista - total do papel)

Dim: 54,8x37,3 cm (Moldura)

 

Nota: José Maria Fernandes Marques, também conhecido pelo pseudónimo José de Guimarães – Pintor e escultor, nasceu em Guimarães a 25 de Novembro de 1939. Realizou os seus estudos elementares na cidade de Guimarães, tendo completado o ensino secundário na cidade de Braga.

Ingressou na Academia Militar e no curso de Engenharia na Universidade Técnica de Lisboa em 1957. Iniciou a sua formação artística no ano seguinte assistindo a aulas de pintura com Teresa Sousa e Gil Teixeira Lopes e estudando gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Entre 1961 e 1966, viajou pela Europa, conhecendo de perto a obra de antigos mestres (entre os quais Rubens) e concluiu a licenciatura de Engenharia. A sua carreira "definir-se-ia pela descoberta de regiões distantes e incomuns, de África ao Japão, do México à China. Cada uma destas culturas estimulou-o a desenvolver uma linguagem universal e a transmitir um universo imaginário que, afinal, reaviva a memória da própria História portuguesa, feita de enriquecedoras relações com países longínquos. José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras actividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas plásticos Portugueses. Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus Europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão. Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade. A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda, assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico. Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 99-100-101] // Michael Tannock. [pág. 102].

Pintura 2.500,0 €
1135.3
Lote 0779

JOSÉ DE GUIMARÃES (1939)

SEM TÍTULO”– Guache a cores sobre papel marouflé, representando figura feminina em tons de azul, decorada com motivos circulares, sobre fundo laranja. Obra assinada no canto inferior direito [José de Guimarães]. Trabalho emoldurado e em excelente estado de conservação

Dim: 34x25,5 cm (Guache)

Dim: 45x36 cm (Moldura)

 

Nota: José Maria Fernandes Marques, também conhecido pelo pseudónimo José de Guimarães – Pintor e escultor, nasceu em Guimarães a 25 de Novembro de 1939. Realizou os seus estudos elementares na cidade de Guimarães, tendo completado o ensino secundário na cidade de Braga.

Ingressou na Academia Militar e no curso de Engenharia na Universidade Técnica de Lisboa em 1957. Iniciou a sua formação artística no ano seguinte assistindo a aulas de pintura com Teresa Sousa e Gil Teixeira Lopes e estudando gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Entre 1961 e 1966, viajou pela Europa, conhecendo de perto a obra de antigos mestres (entre os quais Rubens) e concluiu a licenciatura de Engenharia. A sua carreira "definir-se-ia pela descoberta de regiões distantes e incomuns, de África ao Japão, do México à China. Cada uma destas culturas estimulou-o a desenvolver uma linguagem universal e a transmitir um universo imaginário que, afinal, reaviva a memória da própria História portuguesa, feita de enriquecedoras relações com países longínquos. José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras actividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas plásticos Portugueses. Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus Europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão. Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade. A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda, assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico. Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 99-100-101] // Michael Tannock. [pág. 102].

Pintura 4.150,0 €
0470.3
Lote 0778

LEITEIRA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato bojudo, decorado por faixas verticais parcialmente espiraladas, assente sobre pés em forma de folha com términos em enrolamento. Pega lateral em madeira patinada a negro, recortada e vazada em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Vidal Nº 49. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 3999 de Nogueira & Santos, registada em 1953, transferida em 1967 para Nogueira & Santos, Ld.ª, e cancelada em 1975.

Peso aprox: 413,1 gr.

Alt: 13,8 cm

Prata 150,0 €
0970.3
Lote 0768

PARTE DE SERVIÇO DE CHÁ E DE CAFÉ

Em prata portuguesa, trabalhos do séc. XIX-XX. Esta parte de serviço é constituída pelas seguintes peças: Cafeteira, bule de chá e açucareiro. Corpo de formato elíptico, decorados por caneladuras verticais de movimento convexo, formando um desenho gomado repetitivo, assente sobre bases ovais. Bicos em colo de cisne com a mesma decoração. Pegas recortadas em madeira de pau-santo e pomos em forma de urna com términos esféricos.

Sinais de uso e leiteira omissa.

Contraste: Javali (II) - Vidal Nº 73. Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1941 de João Joaquim Monteiro, registada em 1887, transferida para Monteiro & Filhos em 1949, sendo substituída a letra J por M e para Monteiro & Filhos Ld.ª, em 1969 e cancelada em 1969. (Marca Nº 2896) e inscrição incisa “Monteiro & Filhos - Porto”.

Peso total aprox: 1.860,9 gr.

Alt: 22,5 cm (Cafeteira)

Alt: 21 cm (Leiteira)

Alt: 17 cm (Açucareiro)

 

Prata 650,0 €
1174.2
Lote 0764

ALBUQUERQUE MENDES – (1953)

SEM TÍTULO” – Aguarela e guache sobre papel, da série “Pinturas de Mesinha de Cabeceira”. Obra assinada e datada na parte inferior, ao centro [Albuquerque Mendes - 1983?]. Trabalho emoldurado.

Dim: 32,9x40,8 cm (Aguarela e guache)

Dim: 50,4x58,4 cm (Moldura)

 

Nota: José Bernardo Albuquerque Mendes – Pintor, nascido em Trancoso no ano de 1953. Artista plástico, um dos mais importantes pintores da geração surgida da década de 1970 e inícios de 1980 e actualmente de grande renome a nível nacional e internacional. O seu percurso inicia-se em Coimbra, onde frequentou o Círculo de Artes Plásticas entre 1970 e 1975. Na década de 1970 surge a primeira performance/ritual em Portugal realizada por Albuquerque Mendes. O artista ganhou grande visibilidade internacional com suas performances, tendo participado em alguns dos mais importantes festivais do género, como na França, no Centro Georges Pompidou, em Paris, e no Simpósio de Lyon, Alemanha, Países Baixos, ao lado de artistas como Joseph Beuys, Wolf Vostell ou Orlan. Integrou o Grupo Puzzle (juntamente com Dario Alves, Armando Azevedo, Gerardo Burmester, Carlos Carreiro, Fernando Pinto Coelho, João Dixo, Graça Morais, Pedro Rocha e Jaime Silva) desde a sua formação, em 1976, até 1980, ano em que cessaram as actividades do grupo enquanto tal. Albuquerque Mendes ocupa um lugar histórico e singular nas artes portuguesas do séc. XX, com centenas de exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Exposições Individuais: [1992] Casa do Despacho da Ordem de São Francisco - Porto; [1993] “Aguarelas do Hospital”, Casa Museu Nogueira da Silva - Braga; [1994] Galeria Lídia Cruz - Leiria; [1996] “Céus”, Paço Imperial, Rio de Janeiro - Brasil; [1996] Galeria Assírio e Alvim - Lisboa; [1997] “Sete Pecados Mortais” - Galeria André Viana - Porto; [1997] “No mesmo lugar” – Museu da Inconfidência, Ouro Preto - Brasil; [1997] “Com os Olhos na Solidão”, Galeria Edicarte - Funchal; [1997] “No jardim das Oliveiras”, Galeria Canvas - Porto; [1998] “Ardor”, Museu de Arte Moderna da Bahia, São Salvador - Brasil; [1998] “O Martírio de São Bartolomeu em Trancoso”, Casa Museu Almeida Miranda, Viseu, Portugal e Galeria da Restauração - Porto; [1999] “Via Sacra”, Museu de Arte Moderna do Recife e Centro Cultural de João Pessoa - Brasil; [1999] Galeria Canvas - Porto; [2000] “Salomé” - Galeria Lídia Cruz - Leiria; [2000] “Lágrimas” - Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro - Brasil; [2001] “Confesso”, Exposição Antológica, Museu de Arte Contemporânea de Serralves - Porto; [2002] “Estrela Polar”, Galeria Brito Cimino, São Paulo - Brasil; [2002] “Mar, Mãe, Sal, Sol”, Casa Museu Nogueira da Silva, Braga e Casa Municipal de Cultura - Cantanhede; [2004] “Natureza e Crueldade”, Galeria Graça Brandão - Porto; [2005] "Natureza e Crueldade", MAC de Niterói, Rio de Janeiro - Brasil; [2006] "O Tempo de Uma Vida", Galeria Graça Brandão - Lisboa; [2010] "Making of / La Creazione", Igreja de Santo António dos Portugueses Roma - Itália; [2011] "Trancoso, 17 de Marco de 1953", Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda; [2011] "Eu tenho 58 anos e isso não quer dizer nada", Galeria Graça Brandão - Lisboa; [2012] "den dag manden faldt ned fra himlen i Danmark", Galeria Nuno Centeno - Porto; [2013] "Festim", Galeria Graça Brandão - Lisboa; [2014] "Paradoxos Degenerados: Entre acções, Pensamento e Obras", Carpe Diem Arte e Pesquisa - Lisboa. Exposições Colectivas: [2000] “Colecção do MEIAC”, Fundação D. Luís I - Cascais; [2000] “Accrochage IV”, Galeria Canvas - Porto; [2000] “III Bienal de Arte da Fundação Cupertino de Miranda de Famalicão" - Museu da Guarda; [2000] “Arritmias”, Mercado Ferreira Borges - Porto; [2001] “Arte no Porto no século XX”, Biblioteca Almeida Garrett - Porto; [2001] “A Árvore das Virtudes, a Árvore na Cultura, nas Artes, na Cidade”, Biblioteca Almeida Garrett e Cooperativa Árvore - Porto; [2001] “Porto 60/70, Os Artistas e a Cidade”, Museu de Serralves - Porto; [2001] “O Elogio da Loucura” Hospital Conde Ferreira - Porto; [2001] “O Sangue e as suas metáforas”, Teatro do Campo Alegre - Porto; [2002] “Os quatro elementos”, Casa Municipal de Cultura - Cantanhede; [2003] “Obras Escritas”, Biblioteca Almeida Garrett - Porto; [2005] “Lágrimas”, Exposição integrada no aniversário de Inês de Castro - Coimbra; [2006] “Constelações Afectivas II" - Parte 1 e 2, Galeria Graça Brandão - Lisboa; [2010] "The Painting and the contexts of history of art" Albuquerque Mendes + Djordje Ozbolt, The Mews Project Space - Londres; [2011] "Grupo Puzzle (1976-1981) - Pintura Colectiva = Pintura Individual", Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 106] // Michael Tannock. [pág. 107].

Pintura 600,0 €
0315.3
Lote 0760

CONJUNTO DE CANETA DE TINTA PERMANENTE E ESFEROGRÁFICA

De fabrico inglês de marca Parker - Modelo 61, trabalho dos anos 60. Corpos banhados a ouro de 12k, decorados com finas caneladuras verticais, formando um desenho repetitivo. Caneta de tinta permanente com enchimento de imersão e aparo em ouro de 14k. Tampa com inscrições gravadas, Made in England - 1/10 - 12 ct - R/G. Sinais de uso e pequenas amolgadelas no corpo superior da esferográfica.

Dim: 13,4 cm (Caneta de tinta permanente)

Dim: 12 9 cm (Esferográfica)

Objectos de Uso Pessoal 75,0 €
0599.3
Lote 0759

PENDENTE MODERNISTA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo de formato circular, encimado ao centro por pedra em tons de azul, ladeada por faixa facetada, cravejada por quatro (4) fiadas, cravejadas com cinquenta e dois (52) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Topo com argola de suspensão com sistema de abertura no verso, fecho recortado e vazado em voluta. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800. Marca de Ourives de Lisboa - Vidal Nº 4284 de Lenine Alberto dos Santos, registada em 1975 e transferida para L. N. Jóias, Ld.ª em 1986.

Peso total aprox: 23,2 gr.

Diâm: 4 cm

Dim: 5,5 cm (Altura total do pendente com argola de suspensão)

Ouro 900,0 €
0696.3
Lote 0757

GALHETEIRO ESPECIEIRO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Base parcialmente lisa de formato rectangular, decorada por faixa concêntrica perolada, encimada por estrutura tubular, decorada na frente e verso com medalhões recortados, decorados com enrolamentos vegetalistas e volutas em relevo, assente sobre pés esféricos. Base compartimentada com duas galhetas, dois polvilhadores e uma mostardeira em vidro translucido moldado e lapidado com aros e tampas em prata. Pega tubular recortada e vazada com términos em enrolamento com apoios laterais para as rolhas das respectivas galhetas. Sinais de uso, recipiente do polvilhador partido e rolha omissa de umas das galhetas.

Contraste: Javali (II) - Vidal Nº 73. Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 2350 de João Rodrigues da Costa, registada em 1920, transferida para a respectiva viúva em 1936 e já cancelada.

Peso aprox: 600 gr.

Dim: 36,5x54x13,2 cm

Prata 450,0 €
0693.3
Lote 0754

JARRO E BACIA

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX. Bacia de formato circular de covo acentuado, decorada por caneladuras verticais de movimento côncavo, encimadas por faixa concêntrica com motivos florais e enrolamentos vegetalistas, assente sobre base circular moldurada. Jarro de formato bojudo, decorado por caneladuras verticais de movimento convexo, encimado por faixa concêntrica com motivos florais e enrolamentos vegetalistas, assente sobre base moldurada com a mesma decoração. Pega lateral recortada e vazada em voluta, encimada no topo por faixa vegetalista. Sinais de uso e pequenas amolgadelas na aba da bacia e no bocal do jarro.

Contraste: Porto Coroa - Vidal Nº 102. Marca da prata do contraste do Porto do toque mínimo de 0,750, de Caetano Rodrigues de Araújo, registada em 1853 e usada segundo Laurindo Costa até 1861. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1096 de José Marques Guedes, registada em 1856 na Câmara Municipal do Porto.

Peso aprox: 2.191 gr.

Alt: 29,5 cm (Jarro)

Alt: 11 cm (Bacia)

Diâm: 32,3 cm (Bacia)

Dim: 32,5 cm (Altura total da jarro e bacia)

Prata 2.200,0 €
0563.3
Lote 0752

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso de topo recortado e vazado, decorado por corações, cravejados no seu total com quarenta (40) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4093. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 14,2 gr.

Med: 18 

Ouro 850,0 €
0714.3
Lote 0751

TAPETE DE ARRAIOLOS

Em fio de lã, trabalho português do séc. XX. Decoração em tons de verde e rosa sobre fundo beije com medalhões interligados entre si, ornados interiormente com motivos florais, formando um desenho repetitivo. Faixa decorada com motivos florais e enrolamentos vegetalistas estilizados, rematada nas extremidades por franja. Sinais de uso e em bom estado de conservação.

Dim: 181,5x148,5 cm

 

Tapeçarias 100,0 €
0585.3
Lote 0744

MEMÓRIA ROTATIVA COM BRILHANTES

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso em ouro amarelo com memória rotativa em ouro branco, cravejada com dezasseis (16) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada.

Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800. Marca de Ourives de Lisboa - Vidal Nº 3268 de Máximo Jorge Rocha, registada em 1965 e transferida em 1987 para Máximo Jorge Rocha Ld.ª.

Peso total aprox: 15,2 gr.

Med: 16

Ouro 880,0 €
0725.3
Lote 0740

COLECÇÃO DE BRINQUEDOS DE CASA DE BONECAS

Em madeira, porcelana e matéria resinosa, trabalhos portugueses e orientais do séc. XX. Esta colecção é constituída pelas seguintes peças: Uma (1) mobília de quarto constituída por cama com mesinhas de cabeceiras incorporadas, um (1) guarda-fatos, um (1) toucador com espelho, um (1) banco, uma (1) cadeira, cinco (5) pratos em porcelana Oriental, quatro (4) passes-partoutes em matéria resinosa e uma (1) parte de serviço de chá. Sinais de uso e espelho do guarda-fatos partido.

Dim: 17x13,3x6 cm (Guarda-fatos)

Dim: 9x18,9x19,5 cm (Cama)

Dim: 16,3x13,8x5 cm (Toucador com espelho)

Dim: 5,3x5x4,1 cm (Banco)

Dim: 10x5x5,1 cm (Cadeira)

Diâm: 10,3 cm (Prato maior)

Diâm: 6,3 cm (Prato menor)

 

Coleccionismo 50,0 €
0471.3
Lote 0735

BULE DE CHÁ

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato bojudo, decorado por faixas verticais parcialmente espiraladas, assente sobre pés em forma de folha com términos em enrolamento. Pega lateral em madeira patinada a negro, recortada e vazada em voluta. Tampa repuxada com a mesma decoração com pomo em forma de fruto. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Vidal Nº 49. Marca de garantia da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 3999 de Nogueira & Santos, registada em 1953, transferida em 1967 para Nogueira & Santos, Ld.ª, e cancelada em 1975 e inscrição incisa “Sarmento”.

Peso aprox: 918,3 gr.

Alt: 22,5 cm

Prata 320,0 €
0568.3
Lote 0729

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (18 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,750, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa recortada e vazada com términos em forma de pétalas transversais e verticais, cravejadas com duzentas e duas (202) navetas e cinquenta e seis (56) diamantes em talhe rosa. Sinais de uso.

Contraste: Andorinha - Vidal Nº 4094. Marca de garantia do ouro do toque de 0,750, aplicada em artefactos para exportação, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma andorinha em voo, tendo na base o número 750.

Peso total aprox: 10,4 gr.

Med: 15

Ouro 800,0 €
0033.3
Lote 0722

TAPETE

Fabrico manual em fio de lã, trabalho do segundo quartel do séc. XX. Corpo de formato rectangular, decorado em tons de castanho, beije, azul, rosa e preto com motivos de arranjos florais, faixas geométricas, volutas e motivos estilizados, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso e em bom estado de conservação.

Dim: 191x121 cm

 

Tapeçarias 100,0 €
0583.3
Lote 0720

ANEL DE SENHORA MODERNISTA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, decorado no topo por sete (7) faixas verticais, cravejadas intervaladamente por diamantes brancos em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) e diamantes negros em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4093. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800. Marca de Ourives de Valbom (Gondomar) - Vidal Nº 4729 de José Fernando de Castro Alves da Cunha, registada no Porto em 1976 e transferida em 1991 para José Fernando C. A. Cunha, Ld.ª.

Peso total aprox: 15,6 gr.

Med: 16

Ouro 780,0 €
0571.3
Lote 0711

ANEL DE SENHORA MODERNISTA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro parcialmente liso, decorado no topo por faixas em enrolamento, cravejadas com cento e trinta (130) zircônias em tons de negro e rosas, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 12,6 gr.

Med: 11

Ouro 700,0 €
0705.3
Lote 0706

MIGUEL LEVY LIMA (1957)

BELÉM-LISBOA” – Aguarela sobre papel, representando em primeiro plano o Padrão dos Descobrimentos, isolado e destacado no paredão à beira do Tejo, Monumento aos Navegantes, que evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas. Em segundo plano o Mosteiro dos Jerónimos, monumento classificado como “Património Cultural de toda a Humanidade”. Obra assinada na parte inferior lateral esquerda. Verso com o curriculum do artista (colado) e a seguinte inscrição: “CAMINHO NA LUZ” // AGUARELA - 75X40 cm // AG-2002 e por baixo a assinatura do pintor. Trabalho com moldura em madeira prateada e friso central em tons de azul. Aguarela em bom estado de conservação.

Dim: 40,5x75 cm (Aguarela)

Dim: 73,2x107,5 cm (Moldura)

 

Nota: David Levy Lima – Nasceu em 1945, em Santo Antão, Cabo Verde. Pintor autodidacta, desde 1972, participa em diversas exposições individuais em Portugal, Cabo Verde e em vários países Europeus. Foi distinguido em 1997 com o Prémio “Jaime de Figueiredo” concedido pelo Ministério da Educação e Cultura e obteve uma Menção Honrosa na Galeria de Arte do Casino Estoril, na Exposição “Paisagem Portuguesa/Terras e Regiões; foi condecorado com a “Medalha do Vulcão (1ª Classe) da Presidência da República de Cabo Verde, por ocasião do 25º Aniversário da Independência Nacional. Está representado em diversos Museus, colecções particulares e Organismos Oficiais.

 

Pintura 200,0 €
0577.3
Lote 0705

COLAR DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo constituído por trinta e oito (38) contas ditas de “Viana”, intercaladas por elos circulares, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso aprox: 15,2 gr.

Diâm: 0,4 cm

Dim: 44 cm (Comprimento)

Ouro 650,0 €
0569.3
Lote 0701

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa oval, recortada e vazada com enrolamentos vegetalistas e volutas, cravejadas com trinta e nove (39) diamantes em talhe rosa, encimado ao centro por um diamante em talhe de brilhante com cerca 0,10 (ct). Sinais de uso e falta de um diamante.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 7,8 gr.

Med: 15

 

Ouro 650,0 €
1094.3
Lote 0695

EMILIE GALLÉ – DOIS PRATOS DE SERVIÇO DE JANTAR

Em faiança moldada, recortada e relevada, trabalho francês do séc. XIX. Corpo de formato circular, decorados em tons de azul sobre fundo branco com volutas vegetalistas interligadas entre si, ladeadas por frisos concêntricos. Marca por carimbo na base [Gallé Nancy]. Sinais de uso.

Diâm: 23,5 cm (Prato ladeiro)

Diâm: 21,8 cm (Prato de sobremesa)

Faiança 150,0 €
0699.3
Lote 0694

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XX. Corpo de formato circular de fundo liso. Aba decorada por faixa concêntrica com caneladuras de movimento convexo, intercaladas por concheados e motivos de arranjos florais, encimados por volutas interligadas por perolados. Sinais de uso.

Contraste: Águia 833 - Vidal Nº 49. Marca de garantia da prata do toque 0,800, usada na contrastaria do Porto de 1938-1984. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1379 de António Alberto Ferreira, registada em 1947 e cancelada em 1975.

Peso aprox: 327 gr.

Diâm: 32,2 cm

 

Prata 160,0 €
0581.3
Lote 0692

ANEL TRIPLO DE SENHORA

Em ouro branco e amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro percorrido por caneladuras côncavas e convexas com término em topo recortado de movimento ondulado, decorado em relevo por caneladuras verticais de formato semicircular, estando as centrais cravejadas com dezoito (18) diamantes em talhe rosa, formando um desenho repetitivo. Sinais de uso.

Contraste: Cigarra - Vidal Nº 4100. Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cigarra, voltada para a esquerda.

Peso total aprox: 10,7 gr.

Med: 16

Ouro 600,0 €
0564.3
Lote 0686

ANEL DE SENHORA

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Aro liso, trespassado por mesa oval, cravejada com vinte e dois (22) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 9,9 gr.

Med: 15

Ouro 600,0 €
0572.3
Lote 0679

PAR DE ARGOLAS

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpos de formato circular, parcialmente cravejados por fiada com cinquenta e dois diamantes em talhe rosa. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 12,1 gr.

Diâm: 3,8 cm

Ouro 600,0 €
0932.3
Lote 0674

ISQUEIRO PARA HOMEM “S. T. DUPONT”

Em metal plaqueado a prata, trabalho francês do séc. XX. Corpo de formato rectangular ao alto, decorado por faixas verticais e transversais, dita “Pontas de diamante”, formando um padrão repetitivo. Tampa superior de movimento ascendente e descendente. Exemplar marcado “S. T. Dupont - France - Made in France” e numerado (12BTV49) na base. Estojo original em tons de vermelho com livro de instruções de bom funcionamento, garantia e centros de reparação. Sinais de uso.

Dim: 5,5x3,6x1 cm

 

Objectos de Uso Pessoal 50,0 €
0578.3
Lote 0667

ANEL DE SENHORA MODERNISTA

Em ouro branco escovado e contrastado (19,2 k) com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Corpo de formato quadrangular, percorrido por quatro (4) fiadas cravejadas com quarenta e sete (47) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 12,7 gr.

Med: 14

 

Ouro 550,0 €
0600.3
Lote 0663

ANEL E PAR DE BRINCOS DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k) e prata (joalharia), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800 (ouro) e 0,925 (prata), trabalhos do séc. XX-XXI. “ANEL” – Aro decorado por caneladuras sobrepostas, formando um desenho espinhado repetitivo, encimado por mesa recortada em forma de flor, encastoada com oito (8) pedras lapidadas em cristal de rocha e uma (1) ametista ao centro. Sinais de uso.

PAR DE BRINCOS” – Corpos recortados em forma de flor, encastoados com dezasseis (16) pedras lapidadas em cristal de rocha e duas (2) ametistas. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4093. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800. Cabeça de Águia - Vidal Nº 4107. Marca de garantia da prata do toque 0,925, aplicada em artefactos pequenos, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de águia voltada para a esquerda, tendo na base o número 925.

Peso total aprox: 5,9 gr. (Anel)

Med: 15

Peso total aprox: 12 gr. (Brincos)

Dim: 2,3x2,1 cm (Brincos)

 

Peso total aproximado do anel e dos brincos - 17,9 gr.

Ouro 510,0 €
0680.3
Lote 0653

SALVA DE BORDO RECORTADO

Em prata portuguesa, trabalho do séc. XIX-XX. Corpo de formato circular de covo acentuado com fundo moldurado. Aba decorada por pés de cerejas e peras em relevo, ladeadas por volutas com término em bordo recortado em forma de tronco. Sinais de uso.

Contraste: Javali (II) - Vidal Nº 73. Marca de garantia aproximada da prata do toque 0,833, usada na contrastaria do Porto de 1887-1937. Marca de Ourives do Porto - Vidal Nº 1262 de António Alves Pacheco, registada em 1932, transferida para a viúva de António Alves Pacheco em 1963 e cancelada em 1978.

Peso aprox: 484,7 gr.

Alt: 4 cm

Diâm: 31,5 cm

Prata 240,0 €
0598.3
Lote 0644

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do oque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso de topo recortado e vazado, decorado por três (3) fiadas, sendo a central cravejada com quatro (4) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,02 (ct) cada e as exteriores com vinte dois (22) diamante em talhe Princess. Sinais de uso e falta de um diamante em talhe Princess.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4092. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria de Lisboa desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800.

Peso total aprox: 7,6 gr.

Med: 13

Ouro 440,0 €
0124.3
Lote 0643

TÊTE-À-TÊTE

Em porcelana moldada e relevada, trabalho europeu do séc. XIX-XX. Este tête-à-tête é constituído pelas seguintes peças que passamos a descrever: Um (1) tabuleiro recortado, um (1) bule de chá, um (1) açucareiro, uma (1) leiteira, duas (2) chávenas de chá com os respectivos pires. Decoração policroma em vários tons sobre fundo branco, representando paisagem fluvial com motivos florais, enrolamentos vegetalistas, borboletas, ramagens encimadas por aves e complementos a ouro, pintado á mão. Sem marca. Sinais de uso.

Dim: 32,8x40,5 cm (Tabuleiro)

Alt: 15 cm (Bule de chá)

Alt: 13 cm (Açucareiro)

Alt: 10 cm (Leiteira)

Alt: 7 cm (Chávena de chá com pires)

Porcelana 75,0 €
1084.3
Lote 0635

JARRO MODERNISTA

Em cerâmica moldada e relevada, trabalho francês do séc. XX. Corpo de formato bojudo com pega lateral e bocal recortado, decorado em tons de castanho e verde sobre fundo bordeaux com faixa concêntrica com flores intercaladas por enrolamentos vegetalistas, pintado à mão. Sinais de uso.

Alt: 28,5 cm

 

Faiança 50,0 €
0588.3
Lote 0634

ANEL DE SENHORA

Em ouro amarelo contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX-XXI. Aro liso, encimado por mesa facetada, cravejada com (2) duas fiadas com vinte e quatro (24) diamantes em talhe de brilhante com cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Cabeça de veado - Vidal Nº 4093. Marca de garantia do ouro do toque de 0,800, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de veado, voltada para a esquerda, tendo na base o número 800. Cabeça de galo - Vidal Nº 4129. Marca aplicada nos artefactos incrustados de pedras preciosas ou pérolas naturais como garantia exclusiva de haverem sido pagos os emolumentos de joalharia correspondente à espécie de metal do artefacto, usada na contrastaria do Porto desde 1985. Uma cabeça de galo voltada para a esquerda. Marca de Ourives de S. Pedro da Cova (Gondomar) - Vidal Nº 4590 de Domingos Freitas dos Santos Lima, registada no Porto em 1987.

Peso total aprox: 3,6 gr.

Med: 16

Ouro 330,0 €
0479.3
Lote 0626

PAR DE JARRAS CLOISONNÉ

Em cobre moldado, preenchido com pasta de esmalte vitrificado, trabalhos orientais do séc. XX. Corpos de formato bojudo, decorado em vários tons com motivos florais, ladeados por enrolamentos vegetalistas e volutas, formando um desenho repetitivo. Jarras assentes sobre peanhas em madeira entalhada e patinada em tons de negro. Sinais de uso.

Alt: 15,5 cm

Dim: 18 cm (Altura total das jarras com as bases)

 

Artigos Decorativos 40,0 €
1127.3
Lote 0621

CRUZ

Em ouro branco contrastado (19,2 k), com as respectivas marcas de garantia do toque 0,800, trabalho português do séc. XX. Corpo recortado e vazado, constituído por caneladuras transversais de movimento convexo em degradê, cravejada com vinte e seis (26) diamantes em talhe de brilhante, tendo o central cerca de 0,02 (ct) e os restantes cerca de 0,01 (ct) cada. Sinais de uso.

Contraste: Formiga - Vidal Nº 33. Marca de garantia do ouro branco do toque de 0,800 usada na contrastaria do Porto de 1938-1984.

Peso total aprox: 6,5 gr.

Dim: 5x3 cm

 

Ouro 260,0 €

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