Se comprar um bem em leilão, quais as minhas obrigações?

1. Deverá pagar o montante total da venda, isto é, o montante da arrematação acrescido de uma comissão de 14% e sobre, e só sobre, a referida comissão, 23% de IVA, num total de 17.22%;

2. Deverá levantar o bem.

Prazo de pagamento e de levantamento do bem comprado

O pagamento deve ser efectuado e o bem deve ser levantado no prazo de dois dias úteis seguintes à data da respectiva compra; o levantamento de qualquer bem só será autorizado depois de paga a quantia total da venda. Note por favor que não são aceites cartões de crédito.

Pagamento: Os cheques deverão ser emitidos à ordem de “Leiloeira Serralves, Lda"

arbitragem

 

Em caso de litígio pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:

CICAP - Centro de infromação de Consumo e Arbitagem do Porto

Morada: Rua Damião de Góis, 31 - Loja 6 / 4050-225 Porto

Telefone: 225 508 349

Web: www.cicap.pt

Mais Informação em Portal do Consumidor

www.consumidor.pt

 

Vender em leilão é simples e geralmente começa com obtenção de uma estimativa.

ESTIMATIVA INFORMAL

Bastará dirigir-se à leiloeira com o(s) objecto(s) que deseja vender para obter uma estimativa do valor para leilão. Este serviço é grátis.

AVALIAÇÃO PARA LEILÃO

Poderá também solicitar uma avaliação para leilão caso o número de objectos seja elevado ou seja necessário realizar uma inspecção física. Em caso de consignação não será cobrada qualquer comissão.
Para mais informação por favor consulte as Condições Negociais.

Acesso e licitação

É livre e gratuito o acesso aos leilões, não havendo qualquer obrigatoriedade de licitar. Sem falar já da clientela habitual, são bem-vindos todos os interessados em presenciar um leilão pela primeira vez, bem como todos aqueles que não tenham qualquer experiência de licitação.

A “Leiloeira Serralves, Lda” terá todo o gosto em poder prestar todas as informações e esclarecimentos que possam ajudar o interessado a familiarizar-se com o funcionamento do leilão e a efectuar nas melhores condições a arrematação desejada.

Como licitar?

É aconselhável estabelecer previamente o montante máximo que está disposto a oferecer na licitação do bem que tem em vista. Lembre-se de que terá de pagar também a comissão devida pelo comprador e o IVA sobre ela incidente.

Licitação pessoal

Se pretende licitar pessoalmente – que é sempre a forma preferível de licitar – basta levantar e mostrar claramente ao pregoeiro a raquete numerada que recebeu depois de se ter registado; o pregoeiro aceitará a sua oferta logo que possa. Uma vez terminada a licitação e arrematado o bem, o pregoeiro referirá em voz alta o número da raquete que o arrematou e repetirá o respectivo valor de venda, passando ao seguinte.

Licitação através de "Ordem de Compra"

O pregoeiro executará a ordem de compra por si. Para saber se teve sucesso na arrematação do bem, bastará contactar a leiloeira para o efeito no dia seguinte à venda.

Licitação por telefone

Será contactado telefonicamente pela “Leiloeira Serralves, Lda” a partir da sala onde decorre o leilão, em momento anterior à colocação em praça do bem ou bens que pretende licitar, de forma a poder acompanhar a respectiva licitação.

É muito fácil licitar em leilão, é possível fazê-lo de três formas possíveis.

Os serviços de execução de ordens de compra e de licitação por telefone são prestados a título de cortesia aos compradores que não possam estar presentes e têm carácter confidencial e gratuito.

1. LICITAÇÕES PRESENCIAIS

Os interessados devem registar-se antes do leilão, bastando para tal preencher e assinar o impresso com os dados solicitados.

2. ORDENS DE COMPRA

Caso não seja possível estar presente no leilão, poderá deixar uma ordem de compra. Estas serão aceites depois de devidamente preenchidas e assinadas, entregues em mão, por correio, e-mail ou fax, até ao limite de 3 horas antes do início do leilão. O catálogo inclui na página final uma ordem de compra, poderá ser igualmente solicitada no local do leilão.
O leiloeiro licitará e adquirirá o lote pelo valor mais baixo que lhe for possível, não excedendo o valor máximo especificado na ordem de compra.
Se forem recebidas duas ordens de compra com valor igual, será dada preferência à primeira ordem recebida.

3. LICITAÇÃO PELO TELEFONE

Poderá ser contactado telefonicamente de forma a permitir a sua participação por esta via. Para isso é necessário que preencha o impresso ‘Ordem de compra’, que deverá ser entregue até um limite de 3 horas antes do inicio do leilão.